Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇAM NOVAS TURMAS DE CURSOS DE DANÇA NA ESCOLA DE FREVO
00:00 Segunda-feira, 10 de Agosto de 2009

A Escola Municipal de Frevo Maestro Fernando Borges começou, nesta segunda-feira (10), mais uma etapa dos cursos de frevo que são oferecidos a cada semestre. São novas turmas, que contam com 25 vagas cada uma, em horários que vão das 8h às 21h30, contemplando todas as idades, a partir dos cinco anos. Todas as turmas terão duas aulas por semana, segundas e quartas-feiras; ou terças e quintas-feiras, até o mês de dezembro, totalizando uma carga horária de 48 horas.
 
Além das aulas semanais de frevo, os alunos terão, de 15 em 15 dias, às sextas-feiras, aulas especiais voltadas para o ciclo afro, com incursões por ritmos como afoxé, danças dos orixás, maculelê e afro-primitivo. “O frevo é o nosso carro-chefe, mas nós procuramos ir além do frevo e também oferecer aos alunos outros universos da cultura popular”, explica Ana Miranda, diretora da unidade. Ela também lembrou que no fim do ano terá início o ciclo natalino, com aulas de cavalo-marinho, pastoril e bumba-meu-boi.  A culminância do curso será um espetáculo apresentado no fim do ano, reunindo todos os alunos, no Teatro do Parque. Em “Frevolina”, será mostrada ao público uma adaptação do livro homônimo de Jeane Siqueira.
 
Durante as aulas, cinco instrutores se revezam entre as turmas. Entre eles, a professora de dança Erika Alves, que começou como aluna da Escola, há 14 anos, e hoje é monitora. Ela acredita que é muito gratificante porque “aqui nós temos alunos de todas as classes sociais, incluindo crianças que poderiam não ter oportunidades na vida, mas podem encontrar na dança uma perspectiva. Além disso, a valorização e o resgate da nossa cultura é muito importante”, declara Erika.
 
Muitos dos alunos, após os seis meses de aulas, continuam em outras turmas, em busca de se aprimorar cada vez mais. É o caso de Sabrina Ferreira, de nove anos, moradora da Ilha do Joaneiro, que já é aluna da Escola de Frevo há cinco anos. “Eu já ganhei o primeiro lugar do Concurso do Passo, em 2007”, contou Sabrina, orgulhosa, enumerando os passos de frevo de que mais gosta e dizendo que pretende ser passista profissional.
 
Algumas turmas ainda contam com vagas disponíveis. Para se inscrever é preciso levar à sede da escola duas fotos 3x4 e cópia dos documentos de identificação: CPF e carteira de identidade. Já as crianças devem trazer duas fotos 3x4, cópia da certidão de nascimento e declaração escolar. Os interessados podem ligar para a Escola Municipal de Frevo através do número 3232 7749. A unidade, que é vinculada à Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), funciona na Rua Castro Alves, 440, no Bairro da Encruzilhada. As inscrições são gratuitas.

Matérias Relacionadas
- Apolo Hermilo abre seleção para Projeto O Solo do Outro
- PCR inicia mesas de debate para pré-conferências de Política Cultural
- Noites do projeto Terça Negra em homenagem a Exú
- Escola de frevo oferece oficina de biscuit
- Anunciadas datas de pré-conferências de Política Cultural em 2009
- Cinema e campeonato de xadrez na Biblioteca de Afogados
- Festival é destaque da programação nos cinemas municipais
- Pátio de São Pedro recebe Semana França-Brasil
- Murillo La Greca abre inscrições para novas oficinas e cursos
- Espetáculos infantis, comédia e dança entram em cartaz nos teatros municipais
- Prefeito prestigia posse do novo Conselho Municipal de Cultura
- Prefeitura do Recife patrocina inscrições em Seminário de Dança
- Orquestra Sinfônica do Recife faz Concerto Noturno com convidados
- Começam as comemorações do centenário de Burle Marx
- Prefeitura anuncia festival A Letra e a Voz
- Novo Conselho Municipal de Cultura toma posse
- Biblioteca de Afogados inscreve para Mini Campeonato de Xadrez
- Ensaio Sobre a Cegueira na Biblioteca de Casa Amarela
- Secretário anuncia programação do Festival Recifense de Literatura
- Homenagem a Gonzaga anima o domingo no Pátio de São Pedro


Enviar    Imprimir