Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SEMINÁRIO DEBATE AÇÕES DA CAMINHADA DOS TERREIROS DE PERNAMBUCO
16:58 Terça-feira, 18 de Agosto de 2009

Com o objetivo de preparar a III Caminhada dos Terreiros de Pernambuco, que acontecerá no próximo dia 3 de novembro, no Recife, foi realizado nesta terça-feira (18), no Centro Popular de Casa Amarela, um seminário para definição dos temas centrais a serem abordados durante o evento. Entre as atividades executadas e discutidas, estiveram a construção de uma dinâmica de trabalho, a formação das coordenações e comissões e o debate das diretrizes da caminhada. Os participantes também aproveitaram a oportunidade para conscientizar a população sobre a importância da participação na construção de políticas públicas para os terreiros pernambucanos.

O Seminário teve a presença de representantes da Prefeitura do Recife, do Governo de Pernambuco e de entidades de religião de matriz africana do Estado. Desde 2007, as comunidades dos terreiros têm marcado seu ato político para abrir o Mês da Consciência Negra (novembro) saindo pelas ruas do Recife para exigir que todas as formas de discriminação e intolerância religiosa acabem.

A abertura do evento foi feita pela mãe Elza de Yemoja que falou da moção de apoio em relação à construção, na Praia do Pina, do memorial águas de Iemanjá. ”Esse memorial é uma luta nossa e finalmente iremos conseguir esse espaço”. O Secretário Planejamento, Amir Schvartz, ressaltou a importância da luta das religiões de matriz africana e falou sobre o construção do memorial águas de Iemanjá na orla do Pina. “Acreditamos que esse espaço de vocês é obrigatório em nossa cidade. A construção da estátua vai entrar em licitação para ser colocada na orla. A PCR entende que é necessário reconhecer e resgatar a religião de vocês.” disse Amir.

A Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã participou do Seminário com a presença da secretária Amparo Araújo, da assessora executiva, Niedja Queiroz, e da diretora de Igualdade Racial, Rosilene Rodrigues. A secretária falou sobre a necessidade de se respeitar a opção religiosa de cada um e disse que torce para que a obra fique pronta o mais rápido possível. ”Esperamos viabilizar o mais rápido possível essa obra e desejo que hoje seja um dia muito produtivo para a caminhada de Novembro”.

A diretora de Igualdade Racial, Rosilene Rodrigues, agradeceu a presença de todos e afirmou que é muito importante tentar sensibilizar toda a cidade na caminhada. “Devemos fazer com que a caminhada possa cada vez mais agregar toda a cidade e não só o povo de terreiro. Precisamos sensibilizar a população do Recife, de forma geral, sobre o combate à intolerância religiosa. Não pretendemos falar só para nós, precisamos multiplicar nossa fala para que todos se respeitem independente de sua religião. A PCR, através da Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, trabalha por essa causa”, concluiu Rosilene.

O Seminário foi realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, em parceria com o Comitê Estadual de Promoção Étnico-Racial (CEPIR – PE), o Grupo de Ativação Cultural (o GRAC/Pina) e a Sociedade das Mulheres Negras de Pernambuco (Uiala Mukaji).

Matérias Relacionadas
- Começam eleições do Conselho Municipal de Juventude
- Seminário discute estruturação para Caminhada dos Terreiros de PE
- Secretária representa prefeito em encontro de segurança pública
- Prefeitura participa da IX Semana de Cidadania do Metrorec
- PCR realiza primeira plenária temática LGBT
- PCR abre inscrições para os I Jogos da Diversidade
- PCR realiza plenária temática de Direitos Humanos
- Prefeito assina termo de adesão à Campanha de Acessibilidade
- Recife relembra 64 anos da explosão da bomba de Hiroshima
- Prefeitura realiza o IV Fórum de Direitos Humanos do Recife
- PCR realiza mais um encontro do Fórum do Envelhecimento Ativo
- PCR realiza mais um encontro do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- PCR entrega alimentos para representantes de terreiros
- PCR distribui cestas de alimentos na Casa dos Conselhos
- Secretária avalia resultados da Conferência de Segurança Pública
- PCR realiza Conferências Livres de Segurança Pública
- PCR realiza mais uma ação da campanha Recife sem Homofobia
- Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro
- PCR homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Secretaria de Direitos Humanos participa de conferência


Enviar    Imprimir