Atalhos de navegação:

    A Prefeitura     Encontro discute conscientização das mulheres de terreiro Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

ENCONTRO DISCUTE CONSCIENTIZAÇÃO DAS MULHERES DE TERREIRO
13:22 Sexta-feira, 24 de Julho de 2009

José Alves
Abertura do III Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro
Abertura do III Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro

Nesta sexta-feira (24), aconteceu a abertura do III Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro Apejó Eketa Obirin N’Ile, na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos. O evento é uma organização da Rede das Mulheres de Terreiro de Pernambuco, com o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Coordenadoria da Mulher,e secretarias de Cultura e Saúde.

A secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, participou da mesa de abertura do evento, representando o prefeito João da Costa. Ela falou sobre a preocupação com os jovens e a importância de fortalecer a dignidade. “Em breve serão oferecidos cursos profissionalizantes, através da Diretoria de Igualdade Racial, com recursos do Governo Federal. O objetivo é preparar os jovens e manter viva a tradição, através da gastronomia, confecção de vestimentas, fabricação de instrumentos de percussão e cerâmica”, comentou.

O secretario de Coordenação Política do Governo, Roberto Arrais também prestigiou a abertura do evento. “A Prefeitura do Recife apóia encontros assim por priorizar a idéia de visão integrada de governo, valorizando a participação de grupos organizados nas políticas públicas”, disse.

Fortalecer a dignidade e aprimorar a atuação das mulheres de terreiro nas diversas áreas de políticas públicas são alguns dos objetivos do encontro. Um dos grandes desafios é conscientizar as mulheres negras e religiosas sobre a sua importância como cidadãs atuantes. “Historicamente, não há relatos sobre a participação do nosso grupo no crescimento do país. Para nós, essa conquista é a conquista da democracia e não vamos fazê-la sozinhas, precisamos das autoridades”, expôs uma das organizadoras do evento, a Yabá Vera Baroni, que presidiu a mesa de abertura.

No sábado (25), acontecem as oficinas temáticas, que irão discutir, além das políticas públicas, a fé e o combate à intolerância religiosa. Haverá também cantos às Yabás e apresentação do Coral de Ekedis. O encontro termina no domingo (26), quando será realizada a plenária para apresentação dos trabalhos produzidos pelas oficinas e o almoço de confraternização.

Saúde – A Secretaria de Saúde também irá participar do III Encontro Pernambucano das Mulheres de Terreiro Apejó Eketa Obirin N’Ile. Será realizado o teste rápido de HIV. Uma equipe composta por dois laboratoristas e um psicólogo estará na Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, orientando e realizando os exames. A expectativa é que 150 pessoas sejam atendidas.

O teste é realizado através da análise de algumas gotas de sangue coletadas do usuário, semelhante ao teste de glicose. O resultado sai em apenas 30 minutos. Em caso de resultado positivo, a pessoa receberá orientações e será encaminhada ao serviço de referência na Policlínica Lessa de Andrade. “O nosso interesse é que mais pessoas fiquem cientes de sua condição sorológica em relação ao HIV. Independentemente do resultado, o propósito é conscientizar a população sobre os cuidados com a saúde”, explica o coordenador do Programa Municipal de Atenção a DST/ AIDS do Recife, Acioli Neto.

Matérias Relacionadas
- PCR homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha
- Secretaria de Direitos Humanos participa de conferência
- PCR participa de reunião para 4ª Semana dos Direitos Humanos
- PCR realiza reunião para a 4ª Semana dos Direitos Humanos
- Secretária participa de seminário do Disque Denúncia Nacional
- Geraldão divulga Campanha Recife sem Homofobia
- Projeto Identidade Cidadã atende moradores de Linha do Tiro
- Seminário do Pronasci conta com a participação da Prefeitura
- Voluntários aplicam teste rápido de hepatite B e C
- Secretária de Direitos Humanos participa de Seminário do PRONASCI
- PCR adere à Marcha Mundial pela Paz e pela Não-Violência
- PCR realiza mais um encontro do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Prefeitura discute mês da visibilidade lésbica
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate a sexualidade dos sessentões
- Conferência Municipal da Criança e do Adolescente encerra nesta sexta
- Conferência Municipal da Criança e do Adolescente conta com a participação da PCR
- PCR participa de conferência municipal da criança e adolescente
- Bloco “Me Segura Senão Eu Caio” esbanja alegria no São João
- PCR participa das comemorações ao Dia Internacional do Orgulho Gay
- Crianças da Creche do Chié se divertem em festa junina


Enviar    Imprimir