Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Gabinete do Prefeito

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM BIRD PARA PROJETO CAPIBARIBE MELHOR
00:00 Quinta-feira, 3 de Setembro de 2009

A Prefeitura do Recife e o Banco Mundial firmaram, na tarde desta quinta-feira (03), o convênio no valor de U$ 46,8 milhões para viabilizar a realização do projeto de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social do Recife – Capibaribe Melhor. O prefeito João da Costa e o diretor para o Brasil do Banco Mundial, Makhtar Diop assinaram o acordo de empréstimo cujos recursos serão utilizados em projetos que visam à melhoria dos espaços urbanos (através da criação e recuperação da infra-estrutura física de saneamento, macro-drenagem, acessos e mobilidade), e a sustentabilidade da população da área com ações de educação sanitária e ambiental, promoção do trabalho e renda, desenvolvimento das potencialidades esportivas e culturais, lazer, promoção de operações urbanas, participação popular, controle social e desenvolvimento institucional.
 
Na solenidade, também foi assinado o acordo de garantia entre o Banco Mundial e o Governo Brasileiro, representado na ocasião pela procuradora da Fazenda Nacional, Ana Lúcia Gatto de Oliveira, para viabilizar o Projeto Capibaribe Melhor. O ato aconteceu na sala de reuniões do gabinete, no 9º andar, do prédio sede da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo. Segundo o prefeito João da Costa, quase todos os projetos estão prontos, e que já no início de 2010, serão iniciadas as primeiras obras. “Para uma cidade tão pobre como o Recife é fundamental que nós possamos ter recursos para acelerar o nosso desenvolvimento e romper barreiras. O Capibaribe Melhor é um projeto integrado que pretende recuperar as condições ambientais da bacia do rio Capibaribe, porém, mais do que isso, que é promover justiça social para a maioria da população, que ao longo dos anos foi ocupando as áreas”, disse. De acordo com João da Costa, ainda em outubro haverá o depósito da primeira parcela do empréstimo, e a conclusão de todas as obras daqui a, no máximo, cinco anos.
 
Do total de recursos que serão contratados, U$ 32,7 milhões serão financiados pelo Banco Mundial, enquanto que a PCR entra com U$ 14,1 milhões. Entre as obras a serem realizadas estão a retificação e revestimento de 11 canais, a pavimentação e drenagem de diversas ruas, implantação de saneamento integrado em 21 áreas pobres, além da recuperação de dois parques (Caiara e Santana) e da criação de um terceiro (Apipucos) e, a construção de duas pontes. As ações irão beneficiar diretamente uma população de aproximadamente 60 mil pessoas, e indiretamente mais de 250 mil habitantes da cidade.
 
O diretor para o Brasil do Banco Mundial, Makhtar Diop, destacou que na última visita que fez ao Recife teve a chance de conhecer os problemas que agora o banco irá ajudar a resolver com o acordo firmado para o empréstimo. “Foi uma oportunidade de ver a situação e saber que o projeto será um sucesso”, disse o representante. O gerente do projeto no Banco Mundial, Marcos Thadeu Abicalil, reforçou as expectativas positivas em torno do Capibaribe Melhor. “Fico feliz em chegar nesse momento. Mais que uma operação de empréstimo, firma-se aqui uma parceria, que estou contente em fazer parte “Devo salientar o esforço da equipe da Prefeitura que participou das negociações e ao prefeito que fez um trabalho importante, mostrando que, com seriedade e compromisso, é possível transpor as barreiras da burocracia”, afirmou. 
 
Para o coordenador do Capibaribe Melhor, César Barros, o projeto visa mudar totalmente a face da região do entorno do Rio Capibaribe, trabalhando não só a parte de infra-estrutura, mas também o desenvolvimento social das famílias que lá vivem. “Vamos dar qualidade de vida às pessoas, pois o projeto é completo e engloba ações sociais e de desenvolvimento econômico. A idéia é fazer um trabalho que integre as comunidades locais”, afirmou. A procuradora da Fazenda Nacional, que representou o Governo Federal na assinatura com avalista do empréstimo, elogiou a iniciativa do Capibaribe Melhor. “É uma satisfação participar de uma ação como esse projeto que vai mudar tanto a vida das pessoas do Recife”, disse.
 
Prestigiaram a solenidade de assinatura do convênio entre a PCR e o BIRD, o vice-prefeito do Recife Milton Coelho, os secretários municipais Roberto Arrais (Governo), Amparo Araújo (Direitos Humanos e Segurança Cidadã), Renato L (Cultura), Marcelo Barros (Finanças), Cláudio Duarte (Educação, Esporte e Lazer), José Bertotti (Desenvolvimento Econômico), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), José Marcos de Lima (Saneamento), Fernando Nunes (Administração e Gestão de Pessoas), Ruth Vieira (Gestão Estratégica e Comunicação), Gustavo Couto (Saúde). Também estavam presentes, o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, o diretor-presidente do Geraldão, Eduardo Granja, o presidente da Emlurb, Carlos Muniz,os coordenadores de Gestão Estratégica, Hercílio Maciel, de Relações Internacionais, Roberto Trevas, e do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, a diretora da Codecir, Nina Macário, a diretora da Dircon, Maria de Biase, além de vereadores, assessores executivos, representantes da agência Setor Público Recife do Banco do Brasil e delegados e delegadas do OP.  
 
O projeto - As localidades beneficiadas são: Iputinga, Cordeiro, Prado, Madalena, Ilha do retiro, Apipucos, Monteiro, Casa Forte, Macaxeira, Santana, Parnamirim e Poço da Panela. A área de abrangência do Projeto Cabibaribe Melhor está inserida na bacia do rio Capibaribe, sendo limitada a leste pela av. Agamenon Magalhães, a oeste pela BR-101, a norte pela av. Norte e ao sul pela av. Caxangá. O projeto beneficia moradores de 36 bairros, sendo que 116.244 habitantes moram à margem direita do rio Capibaribe e 109.152 habitantes moram à margem esquerda. O projeto como objetivo principal reduzir a desigualdade social em todo este trecho urbano do rio.
 
OUTROS DADOS:
 
1. Relação de canais a serem trabalhados:
Margem direita do Capibaribe:
Canal Santa Rosa
Canal São Mateus
Canal do Caiara
Canal Valença
Canal do ABC
Canal do Sport
Canal do Prado
 
Margem esquerda do Capibaribe:
Canal do Buriti / Macaxeira
Canal do Jenipapo
Canal do Parnamirim
Canal do Serpro
 
2. Parques:
O Projeto constitui também de ações em três parques urbanos do Recife, por meio de ações de recuperação e ampliação em dois deles (Caiara e Santana), e implantação do terceiro, o Parque Apipucos. A implantação do Parque de Apipucos contempla a urbanização e arborização das margens do Açude de Apipucos, situado à margem esquerda do rio Capibaribe e que terá um caráter de educação ambiental. O Parque Caiara terá uma finalidade esportiva, contemplando pista de corrida, quadras esportivas e um campo de futebol. O Parque de Santana será ampliado, com recuperação da infra-estrutura existente, e receberá ainda o Projeto Academia da Cidade.
 
3. Implantação de saneamento integrado (comunidades beneficiadas):
 
Margem direita do rio:
01 – Airton Senna (Iputinga)
02 – Barbalho (Iputinga)
03 – Vila São João (Iputinga) - Beira do Rio
04 – Santa Marta (Iputinga)
05 – Skylab (Iputinga) - Beira do Rio
06 – Detran (Iputinga )
07 – Vila União (Iputinga)
08 – Itapiranga (Iputinga)
09 – Barão da Soledade (Iputinga)
10 – Caiara / Bomba Grande (Iputinga)
11 – Rua Marquês de Queluz (Iputinga)
12 – Vila Genésio (Cordeiro)
13 – Skylab I (Iputinga) / Alto do Céu - Beira do Rio
14 – Caranguejo Tabaiares (Afogados / Ilha do Retiro) - Beira do Rio
15 – Vila de São Pedro (Iputinga)
 
 
Margem esquerda do rio:
1 – Cabocó (Monteiro) - Beira do Rio
2 – Lemos Torres (Casa Forte / Parnamirim)
3 – Vila Esperança (Monteiro) - Beira do Rio
4 – Zeis Vila São João (Macaxeira / Apipucos) - Beira do Rio
5 – Zeis Apipucos - Caetés
6 – Laura Gondim (Apipucos)
7 – Inaldo Martins (Monteiro)

Matérias Relacionadas
- João da Costa recebe presidente nacional do PT
- Prefeitura do Recife lança o programa BPC na Escola
- Motoristas da PCR entregam mais uma cadeira de rodas
- Curso capacita servidores sobre responsabilidade fiscal
- Servidores municipais recebem salários nesta sexta
- Feirinhas retomam funcionamento neste fim de semana
- Prédio da PCR recebe moderna plataforma de acesso para cadeirantes
- Câmara homenageia Guarda Municipal pelos 117 anos de serviços prestados à Cidade
- João da Costa prestigia inauguração de escritório da Apex em Pernambuco
- Guarda Municipal do Recife festeja seus 117 anos
- Festa marca aniversário da Guarda Municipal do Recife
- João da Costa e ministro Edson Santos assinam convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeito recebe visita do ministro Edson Santos
- PCR assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Prefeitura paga até sexta-feira o auxílio-moradia de fevereiro
- João da Costa prestigia assinatura de acordo para construção de estaleiro em Suape
- Prefeitura assina convênio do Projeto Farol/Pronasci
- PCR realiza mobilização para atividades ligadas ao Mês da Mulher
- Guarda Municipal do Recife comemora 117 anos
- Guarda Municipal promove atividades para comemorar seus 117 anos


Enviar    Imprimir