Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REVELA DESIGN 2009 CONTINUA ATÉ ESTA SEXTA
00:00 Quarta-feira, 4 de Novembro de 2009

Estudantes e profissionais de design, moda, arquitetura e outras áreas, que não foram conferir a programação da quarta edição do Revela Design, ainda podem participar do evento. A programação ainda conta com palestras e atividades paralelas até esta sexta-feira (06). O Revela Design é realizado pela Prefeitura do Recife, através do Centro de Design da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR).

Nesta quinta-feira (05), das 16h às 18h, no auditório da Livraria Cultura, acontecem palestras e debates sobre o Dia Mundial da Usabilidade*. O evento acontece simultaneamente em diversos países e tem como objetivo discutir questões referentes ao tema. No Recife, acontece dentro da programação do Revela Design e será realizada pela UX Recife e pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife - C.E.S.A.R.

Logo depois, às 19h, no mesmo local, serão proferidas as palestras “A desmaterialização dos produtos e o ativismo em forma de software”, com o Designer Chefe do C.E.S.A.R., H.D. Mabuse, e “Design e Sustentabilidade: O papel da Ciência dos Materiais”, com o secretário executivo de Tecnologia, Inovação e Ensino Superior da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, Anderson Gomes.

No evento, mediado por Leonardo Castilho, professor pesquisador do Departamento de Design da UFPE, será discutida a necessidade de incorporar sustentabilidade no desenvolvimento de produtos e dispositivos, minimizando impacto ambiental, mas mantendo funcionalidades. Serão exemplificados dispositivos e produtos que se beneficiam da Ciência dos Materiais, mantendo um design arrojado e moderno.

Já na sexta-feira (06), das 16h às 18h, também no auditório da Livraria Cultura acontece o lançamento da versão brasileira de “A História do Design Gráfico”, de Philip B. Meggs. O título, praticamente uma bíblia para quem atua na área, tem uma nova edição revista e atualizada pelo historiador e designer Alston W. Purvis. A publicação foi inteiramente rediagramada e ilustrada com 1.300 imagens coloridas.

O lançamento no Recife é resultado de uma parceria entre o Centro de Design do Recife com a Editora Cosac Naify e tem como convidados para falar sobre a publicação três grandes nomes do design:

1. João de Souza Leite - Designer e professor da ESDI/Uerj e da PUC-Rio, organizador o livro “A herança do olhar: o design de Aloisio Magalhães” e editor da revista D2B – Design to Branding;

2. Elaine Ramos - Diretora de arte e coordenadora das publicações de design da Cosac Naify, ganhadora dos prêmios Jabuti de melhor capa (2006) com O design brasileiro antes do design e Prêmio Aloísio Magalhães da Fundação Biblioteca Nacional (2007), com a Coleção Moda Brasileira;


3. Paula Valadare - Professora da UFPE, Campus Avançado do Agreste, onde leciona História do Design e Design e Cultura.

Na sequência, a palestra da portenha Paulina Becerra, que fundou e coordenou o Instituto Metropolitano de Design e Inovação do Centro Metropolitano de Diseño de Buenos Aires: “Economia Criativa e experiências rioplatenses de promoção do design”. Becerra parte do conceito de economia criativa e de indústrias associadas, focando no vínculo entre o conceito de sustentabilidade social, cultural e econômica e na função do design para o desenvolvimento.

A designer apresenta duas experiências de promoção e apoio ao design, o Centro metropolitano de Design, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, e o Conglomerado de Design, em Montevidéu, no Uruguai. Ao fim da explanação de Paulina, segue um debate final com todos os palestrantes do Revela Design 2009.

* Usabilidade - Termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante

Serviço:

Revela Design 2009
Até 06 de novembro
Mais informações e programação completa em:
http://www.reveladesign.com.br

Matérias Relacionadas
- Gerência de Formação Cultural promove seminário no Mês da Consciência Negra
- Saldo positivo: XIV FIDR aprovado com louvor pela população e artistas
- Revela Design 2009 começa nesta terça
- Terça-feira (3) é dia dedicado à luta contra discriminação
- Pátio recebe o Povo dos Terreiros no Mês da Consciência Negra
- Dia do Frevo de Bloco atrai grande público ao Pátio de São Pedro
- Sexta-feira de bom humor e reflexões no Festival Internacional de Dança do Recife
- Diversidade é a palavra de ordem do Festival de Dança nesta quinta-feira (29)
- PCR comemora Dia do Frevo de Bloco neste domingo
- Murillo La Greca sedia exposição Vida Longa ao Vila Longuinhos
- Mix de temáticas é destaque na programação do Festival de Dança
- Grupo francês e repentistas regionais animam Pátio
- Bloco Rabo do Boca realiza festa neste domingo
- Gerência de Literatura oferece curso sobre ficção contemporânea no Estado
- Biblioteca Popular de Afogados doa livros para alunos da Escola de Frevo
- Programa Multicultural abre inscrições para oficinas na RPA5
- Festival Internacional de Dança continua em cartaz nos teatros municipais
- O Solo do Outro movimenta Mercado de São José
- Dança toma conta da segunda-feira no Apolo-Hemilo
- Bibliotecas promovem Semana Alternativa Recifense de Arte Literária


Enviar    Imprimir