Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

ENCONTRO REUNIU PROFISSIONAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DA PCR EM ALAGOAS
16:13 Quinta-feira, 5 de Novembro de 2009

Técnicos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura do Recife participaram do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso), realizado entres os dias 30 de outubro a 02 de novembro, em Maceió, Alagoas. Os profissionais levaram ao encontro, que reuniu mais de duas mil pessoas ligadas a área, experiências vividas na cidade, que serviram de exemplo para o resto do país.

Foram expostos três trabalhos, que abordam diferentes formas de atuação de sucesso da Assistência na vida dos recifenses. A rede de serviços municipais e a importante parceria com outras instituições da sociedade civil, terapia em grupo com familiares dos beneficiários dos programas realizados pela Assistência e o acesso da população de rua a tratamentos de saúde mental foram os temas apresentados pelos técnicos da PCR.

“A aprovação dos trabalhos apresentados pelos psicólogos que atuam na Assistência Social do Recife no encontro demonstra o compromisso e a oportunidade de troca de experiência dos serviços oferecidos pela Prefeitura à população vulnerável da Cidade”, comemora a titular da Diretoria de Proteção Social Básica, Karina Antunes. A diretora também ressalta que o Encontro Nacional de Psicologia Social é um ótimo espaço para que esses técnicos conheçam outras experiências de sucesso e se renovem. “Temos investido na formação e reciclagem dos nossos trabalhadores. É um ganho para todos, para os técnicos que são valorizados e, principalmente, para os usuários dos serviços que recebem um atendimento adequado”.

Os trabalhos – O acompanhamento de portadores de doenças mentais que moram na rua sempre foi uma preocupação para a gerente de Convívio Social do Iasc, Cíntia Maria Albuquerque. Tanto que virou tema da dissertação de mestrado da técnica. E foi parte desse trabalho que foi apresentado no Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social. Cíntia falou a quase 50 profissionais de outras cidades brasileiras sobre o sucesso da abordagem feita pela Prefeitura do Recife com moradores de rua que possuem algum transtorno mental.

Uma equipe do Iasc percorre a cidade identificando e conversando com as pessoas que moram na rua. Quando é percebido que o morador tem algum tipo de doença mental, os técnicos se comunicam com os trabalhadores do Centro de Atenção Psicosocial (Caps), equipamento da Secretaria de Saúde especializado em tratar e acompanhar pacientes com esse tipo de doença. Então, as duas equipes juntas, do Caps e do Iasc, vão até o morador de rua para fazer os encaminhamentos adequados. “Os serviços do Iasc já chamam atenção, porque a estrutura que existe aqui é diferente dos outros lugares. O interesse por essa experiência foi enorme. Trocamos telefones e já chegaram alguns e-mails pedindo mais detalhes do funcionamento”, conta Cíntia.

As servidoras, Flora de Albuquerque e Cyntia Monteiro apresentaram ‘O Desafio do Trabalho em Rede: relato a partir da experiência do trabalho em CRAS’. “Falamos sobre a importância da articulação com outras instituições que atuam na comunidade, sejam creches, associações de mães, ONGs ou grupo de idosos. Quando existem essas parcerias, os direitos das pessoas são garantidos com mais facilidade e para um número maior de pessoas”, afirma Cyntia, se referindo ao trabalho que coordena na Região Político Administrativa - RPA 5. O último trabalho exposto foi o ‘Construcionismo Social e Práticas Discursivas enquanto possibilidades teóricas para o trabalho com grupos de famílias populares numa comunidade de Recife’, do psicólogo Edélvio Leonardo.

 

Matérias Relacionadas
- Assistência Social reúne novos delegados
- CAPS AD sedia Semana de Serviços e Debates sobre o uso de drogas
- Palestra aborda a questão da deficiência na Terceira Idade
- Bolsa Família divulga ações nos fóruns temáticos do OP
- Criança do projeto Bola pra Frente é selecionada pelo Náutico
- Secretária prestigia Conferência Estadual de Assistência Social
- Delegados do Conselho Municipal de Assistência Social participam de oficina
- Assistência Social promove manhã de lazer no Game Station
- Iasc promove tarde solidária com sucesso de arrecadação
- Jovens do ProJovem Adolescente encerram curso de informática
- Crianças atendidas pelo Iasc terão manhã de lazer
- Iasc realiza tarde solidária para divulgar ações
- Ações e projetos desenvolvidos pelo Iasc
- Duas mil pessoas na abertura dos 2º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Jovens participam de Cine-Debate no auditório da PCR
- Iasc recebe doação de uma tonelada de alimentos
- Pedagoga Tereza Jacinta assume assessoria executiva do IASC
- PCR dá continuidade às comemorações pelo Dia da Criança
- Orientadores do ProJovem Adolescente se reúnem na Madalena
- PCR capacita orientadores e oficineiros do ProJovem Adolescente


Enviar    Imprimir