Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

AÇÕES E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO IASC


Proteção Social de Média Complexidade – trabalha com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade, mas ainda com algum tipo de vínculo familiar. São oito as unidades de acolhimento: Educação Social de Rua, Espaço Recicriar e Recifazer, Espaço CICA I e II, Plantão Social, Recanto Feliz e Núcleo de Produção Solidária.

Educação Social de Rua – Atua com a população em situação de rua, abrangendo todas as seis RPAs da cidade. É composto por 19 equipes com 57 profissionais, entre educadores, psicólogos e assistentes sociais.

Espaço Recifazer – Acolhimento noturno para crianças e adolescentes em situação de risco, de ambos os sexos, entre 07 e 18 anos incompletos . Oferecem alimentação, banho, oficinas recreativas e educativas e atendimento psicossocial. (capacidade: 60 pessoas).

CICA I e II – Equipamento de fixação na comunidade com capacidade para 600 jovens, o CICA I trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade da RPA 4, com idades de 07 a 18 anos incompletos, com vínculos familiar e escolar preservados. Oferece atendimento psicossocial pedagógico. O CICA II desenvolve ações de arte e educação voltadas para 100 crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social, com vínculos familiar e pedagógico preservados.

Plantão Social – Oferece atendimento 24h imediato às pessoas em situação de calamidade.

Recanto Feliz – Atende 100 crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos incompletos, com vínculo familiar e escolar, residentes na RPA1, com assistência psicossocial e pedagógica.

Espaço Travessia – Desenvolve atividades lúdico-pedagógicas, passeios, estímulo à leitura, atividades esportivas, arte-terapía, percussão e atendimento psicossocial para crianças e adolescentes com idade de 06 a 15 anos, moradores da comunidade do Pilar. Tem capacidade para 60 jovens.

Núcleo de Produção Solidária – Desenvolve ações de produção de arte em vime. Os atendidos são ex-moradores de rua, que produzem e vendem o artesanato.

Proteção Social de Alta Complexidade – Com 10 unidades de acolhimento, atende pessoas em tempo integral que não mais se encontram em situação de rua e pretendem resgatar o vínculo familiar. Esses casos são atendidos pelos espaços Andaluz, Baque Solto, Roda Viva, Casa da Estância, Raio de Luz, Novos Rumos, O Recomeço, Centro de Reintegração Social, Lar Porto Seguro e Ieda Lucena.

Andaluz – Acolhe temporariamente mães adolescentes com filhos ou filhas em situação de rua. As jovens atendidas freqüentam as escolas da rede pública, são inscritas em cursos profissionalizantes e programas de transferência de renda, enquanto as crianças são inscritas nas creches. Todas as mães são atendidas pelo PSF e participam da gestão, organização e funcionamento da unidade. Tem capacidade para 20 mães.

Baque Solto – É um espaço de acolhida temporária para adolescentes do sexo masculino, de 12 a 18 anos incompletos, com história recente de violência doméstica e sem longa trajetória de rua. Busca estimular os jovens a freqüentar programas de redução de danos por abuso de álcool e outras drogas, sendo também matriculados em escolas públicas.

Roda Viva – Acolhe temporariamente 20 crianças do sexo masculino de 07 a 12 anos, com história recente de violência doméstica e sem longa trajetória de rua. Os jovens são encaminhados para a escola e acompanhados pelo PSF.

Casa da Estância – Acolhe temporariamente 14 crianças e adolescentes do sexo feminino de 09 a 18 anos, com história recente de violência doméstica e sem longa trajetória de rua. Faz um corte transversal de gênero em todas as oficinas e atividades da Casa, com o objetivo de resgatar os direitos e a autoestima das jovens.

Raio de Luz – Acolhida temporária para 20 pessoas, com idade de 12 a 18 anos incompletos, com história recente de violência doméstica e sem longa trajetória de rua, sem uso de álcool e outras drogas. A unidade encaminha os jovens para as instituições de ensino da rede pública e estimula-os a participar das plenárias do OP Participativo.

Novos Rumos – Acolhe temporariamente 20 jovens com idade de 12 a 18 anos incompletos, com história recente de violência doméstica e sem longa trajetória de rua, sem uso de álcool e outras drogas. A unidade encaminha os jovens para as instituições de ensino da rede pública.

O Recomeço - Acolhida temporária para 25 mulheres com ou sem filhos com trajetória de rua. Sua proposta pedagógica é centrada no resgate dos direitos e da autoestima e na reconstrução dos projetos de vida. Faz um corte transversal de gênero em todas as oficinas e atividades da Casa.

Centro de Reintegração Social (CRS) – Tem capacidade para 50 pessoas e acolhe temporariamente jovens e adultos, do sexo masculino com trajetória de rua. São realizadas atividades lúdico-pedagógicas e atendimentos psicossociais.

Lar Porto Seguro – Unidade de longa permanência para idosos do sexo masculino, com ou sem referência familiar ou abandonados, que não possuem condições de prover o próprio sustento. Com espaço para 20 idosos, a unidade realiza atividades de trabalho manual, oficinas de colagem, reciclagem, bingos, atividades culturais e religiosas, passeios externos, atendimentos psicossociais e acompanhamento de saúde.

Espaço Iêda Lucena – Unidade de longa permanência destinada a atender 44 idosos, de ambos os sexos, com ou sem referência familiar ou abandonados, que não possuem condições de prover o próprio sustento. A unidade realiza atividades de trabalho manual, oficinas de colagem, reciclagem, bingos, atividades culturais e religiosas, passeios externos, atendimentos psicossociais e acompanhamento de saúde.

Arte e Educação – Uma das linhas de ação do Iasc é o resgate da cidadania através da valorização cultural nas diversas expressões artísticas. A Mostra Arte e Esperança tem como principal objetivo divulgar o trabalho pedagógico desenvolvido nas unidades do Iasc nas áreas das artes plásticas, envolvendo crianças, adolescentes e adultos, que também participam de atividades de dança, teatro, música e reciclagem. Fazem parte dessa exposição seis casas de acolhida temporária, quatro espaços de fixação na comunidade, duas casas de acolhida de adultos de 19 a 59 anos e duas casas de longa permanência para idosos. As unidades envolvidas são as Casa de Acolhida Temporária Andaluz, Raio de Luz, Baque Solto, Roda Viva, Novos Rumos e Estância; As casas de integração CICA I e II; os espaços Travessia, Recanto Feliz, REcicriar, Recifazer, Recomeço; o Centro de Reintegração Social (CRS); os atendidos pela Educação Social de Rua, além das casas de permanência Porto Seguro e Iêda Lucena.

Matérias Relacionadas
- Duas mil pessoas na abertura dos 2º Jogos Municipais da Pessoa Idosa
- Jovens participam de Cine-Debate no auditório da PCR
- Iasc recebe doação de uma tonelada de alimentos
- Pedagoga Tereza Jacinta assume assessoria executiva do IASC
- PCR dá continuidade às comemorações pelo Dia da Criança
- Orientadores do ProJovem Adolescente se reúnem na Madalena
- PCR capacita orientadores e oficineiros do ProJovem Adolescente
- Alunos do PlanSeQ recebem camisas e equipamentos de proteção
- Prefeito João da Costa prestigia o 7º Passeio da Pessoa Idosa
- Alunos do ProJovem realizam feira de conhecimentos no Bido Krause
- Dia de Beleza para moradores do Coque e dos Coelhos
- ProJovem Adolescente promove feira de conhecimentos
- Secretaria de Assistência Social promove 7º Passeio da Pessoa Idosa
- SAS lança edital para parceria com instituições sem fins lucrativos
- PCR participa de mutirão de atividades na Vila Santa Luzia
- Prefeitura lança Projeto Bolsa Família na Cultura
- Comunidade de Tejucupapo participa de palestra sobre Bolsa Família
- Iasc capacita socioeducadores para trabalho com moradores de rua
- Assistência Social participa de encerramento dos trabalhos da GRAS 6
- Jovens são atendidos pelas secretarias de Assistência Social e Planejamento


Enviar    Imprimir