Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA A III SEMANA DE FOTOGRAFIA DO RECIFE
09:18 Segunda-feira, 16 de Novembro de 2009

A cerimônia oficial de abertura da III Semana de Fotografia do Recife aconteceu, na noite deste domingo (15), na Torre Malakoff. O evento contou com a presença da presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), Luciana Félix, que fez questão de ressaltar a preocupação da coordenação do evento em honrar os princípios da gestão. “A Semana de Fotografia como sempre preza pela descentralização e democratização do acesso à cultura, e a materialização disso são estas exposições no Centro Cultural dos Correios, na Torre Malakoff e as oficinas que serão realizadas em todas as RPAs da cidade”, assinalou.

A abertura do evento, que segue até o próximo dia 21, começou às 8h, com a largada da 2ª Maratona de Fotografia. Com o tema “A luz que me ilumina”, que foi anunciado apenas no início da competição, os participantes da maratona tiveram até as 19h, para entregar à organização, até cinco fotos. Os selecionados participarão de uma exposição ao ar livre, em local e data ainda a ser informado.

O gerente de Fotografia e coordenador da Semana, Mateus Sá, chamou atenção para a importância da fotografia local. “Temos no Estado uma história muito antiga e forte na área da fotografia. Fora de Pernambuco a nossa fotografia é bastante conhecida e reconhecida. É necessário que esse conhecimento se fortaleça aqui dentro também”, disse.

Outros acontecimentos também precederam a abertura oficial da Semana de Fotografia. Um deles foi a disputada palestra de Rosely Nakagawa (SP), especialista em semiótica, que faz parte do Conselho de Seleção da FUNARTE e é curadora de vários projetos culturais como Casa da Fotografia FUJI, que em sua palestra que teve início às 19h, falou sobre curadoria e colecionismo. Antes da palestra de Nakagawa, o público conferiu o lançamento do Guia Fotolibras, uma publicação que mostra como elaborar e implementar projetos de fotografia participativa com surdos.

Encerrando a noite, logo após a cerimônia de abertura, foi realizada a primeira projeção da IV Mostra Recife de Fotografia, que acontece até 20 de novembro. Também foram abertas as exposições Fono Fotografia, de Luis Santos e Thelmo Criatovam; e Alpha, do espanhol Hector Bermejo. Sobre essa última a presidente da FCCR aludiu que trata-se de uma primeira aproximação entre a PCR e o Instituto Cervantes, que apóia a III Semana de Fotografia e trouxe a mostra para a programação. “Esperamos que seja o início de uma parceria duradoura”, apontou. O evento também foi prestigiado pelo diretor de Desenvolvimento e Descentralização Cultural da FCCR, Dida Maia, além de fotógrafos amadores e profissionais.

Matérias Relacionadas
- OSR homenageia Villa Lobos
- Escola de Frevo recebe apresentação de música clássica
- Propostas artísticas para Carnaval 2010 já podem ser enviadas para PCR
- III Semana de Fotografia do Recife começa neste domingo
- Teatro Barreto Júnior abriga exposição fotográfica
- Gerência de Formação Cultural da FCCR promove Seminário
- Cfav inscreve para duas oficinas em novembro
- Inscrições abertas para oficinas na RPA 6 até esta sexta
- Teatros municipais com novas atrações neste fim de semana
- Prefeitura finaliza planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- PCR encerra oficina de combate ao racismo institucional
- Teatro toma conta do Recife em novembro
- Escola de Frevo oferece oficina de adereços carnavalescos
- PCR inicia Oficina de Planejamento do Carnaval Multicultural 2010
- Crianças especiais realizam espetáculo no Teatro do Parque
- Semana de Fotografia de Recife é tema de entrevista coletiva
- Abertas inscrições para as oficinas da 3ª Semana de Fotografia do Recife
- PCR anuncia programação do XII Festival Recife do Teatro Nacional
- Núcleo de Cultura Afro cria Troféu Terça Negra
- Prefeitura anuncia programação da 3° Semana de Fotografia do Recife


Enviar    Imprimir