Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

PREFEITURA COMEMORA O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
15:44 Sexta-feira, 20 de Novembro de 2009

Para consolidar ainda mais as alianças com a população negra e afirmar a política de promoção da igualdade racial, a Prefeitura do Recife realizou, nesta sexta-feira (20), no mezanino do edifício-sede, atividades político-culturais em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A data faz referência ao aniversário da morte do líder negro, Zumbi dos Palmares, que foi capturado e morto no dia 20 de novembro de 1695.

Durante toda a manhã, usuários, servidores e convidados puderam usufruir dos serviços de massoterapia e corte de cabelo, disponibilizados pelos alunos do SENAC, além participarem de oficinas de maquiagem afro e degustarem comidas típicas da culinária afro-brasileira. Houve também distribuição de material informativo sobre o Dia da Consciência Negra e a exibição do documentário “Malunguinho – Histórico Divino”, de Mísia Coutinho. As apresentações culturais ficaram por conta do Afoxé Oxum Pandá e do samba de Jorge Ribas. Para a usuária da PCR, Flávia Amorim, dentre os serviços disponibilizados, o de massoterapia foi o preferido. “Estou adorando este evento. Além de aprender sobre o Dia da Consciência Negra, estou relaxando ao som de músicas de boa qualidade ao mesmo tempo em que recebo uma massagem. O que mais eu posso querer?”, disse a usuária.

A atividade realizada no prédio da Prefeitura teve como objetivo principal fazer com que os usuários e servidores participassem ativamente das comemorações do mês da consciência negra. “A cidade inteira tem atividades alusivas à data durante todo o mês de novembro e esse evento de hoje serve para fortalecer o trabalho que a Prefeitura do Recife vem realizando para consolidar e valorizar a identidade étnica da população afro-descendente do Município junto à população”, explicou Rosilene Rodrigues, diretora de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã.

Na abertura oficial das comemorações, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, falou sobre a atuação e conquistas do movimento negro em Pernambuco. “Eu vejo os militantes das questões raciais como tochas que iluminam as profundezas da noite onde a humanidade ainda está mergulhada. Eles têm conseguido vitórias fugazes, porém constantes, o que anima a continuidade da luta”, afirmou a secretária.

O secretário de Governo, Roberto Arrais, representou o prefeito João da Costa e destacou a luta da gestão municipal na construção de uma cidade mais justa. “O compromisso principal do prefeito João da Costa é com a luta cotidiana dos trabalhadores que buscam a conquista de uma vida digna, história que muito se assemelha com a história de negros e negras que deram a vida para conquistar a liberdade, a democracia e principalmente um mundo com igualdade social e racial”, ressaltou Roberto.

Participaram também do evento o chefe de gabinete do prefeito, Félix Valente, os secretários municipais de Planejamento Participativo, Obras e Desenvolvimento Urbano e Ambiental, Amir Schvartz; de Cultura, Renato L; a titular da Coordenadoria da Mulher, Juliana César; e representantes do movimento negro de Pernambuco.

Matérias Relacionadas
- Monitores dos Círculos Populares debatem Racismo Institucional
- Prefeitura promove 5ª Caminhada da Consciência Negra
- Palestra do Fórum de Direitos Humanos acontece no Ibura
- SDH participa de oficina internacional em João Pessoa
- Usuários participam de debates e feira de serviços no Caps de Afogados
- Reunião debate ações de Direitos Humanos
- Gabinete de Gestão Integrada Municipal discute segurança pública
- PCR apoia Terceira Caminhada dos Terreiros de Matriz Africana e Afro-brasileiro
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum de Envelhecimento Ativo
- Trabalho após aposentadoria é tema do Fórum do Envelhecimento Ativo
- Programação
- Prefeitura apóia 4 ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
- Mustardinha recebe Projeto Quintas da Diversidade
- PCR promove ação Conte Comigo na Escola Herbert de Souza
- Futuros membros do Conselho Municipal de Juventude são escolhidos
- Eleição do CMPPJ-Recife acontece neste sábado
- PCR realiza nova palestra sobre Direitos Humanos na Unicap
- Geração de Direitos Humanos é tema de palestra em fórum
- Fórum de Envelhecimento Ativo debate Problemas Cotidianos da Memória
- Voluntários da Cidadania participam do V Festival de Música do Coep


Enviar    Imprimir