Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES APRESENTAM PROJETO DE ROBÓTICA AO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO
00:00 Quinta-feira, 10 de Dezembro de 2009

O secretário de Educação, Esporte e Lazer da Prefeitura do Recife, Cláudio Duarte, acompanhou, na tarde desta quinta-feira (10), na Escola Municipal Padre Antônio Henrique, no Derby, uma apresentação especial do projeto “Ecorobótica”, desenvolvido por alunos de 3º e 4º ciclos (5ª a 8ª série) da unidade de ensino. Os cinco estudantes, na faixa etária dos 12 aos 15 anos, integram a primeira equipe da rede pública do Estado a participar da etapa nacional do Mundial de Robótica Firts Lego League (FLL), que se realizou no último final de semana em São Paulo (SP).

Classificados entre os 40 melhores projetos, entre os 60 participantes de todo o Brasil, em sua maioria colégios privados, os alunos da PCR levaram para a capital paulista um protótipo de braço mecânico criado especialmente para promover a limpeza dos rios e canais da Cidade. Entusiasmado com o sucesso dos meninos, que se classificaram em 4º lugar na etapa regional do FLL, realizada no mês de maio, Cláudio Duarte está articulando uma nova apresentação do “Ecorobótica”, desta vez para os professores e engenheiros da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE.

De posse de uma medalha de participação no mundial, presenteada pelos estudantes, o secretário lembrou que o êxito da equipe municipal não veio por acaso. “Isto tudo é resultado de um trabalho pedagógico vitorioso, que une professores comprometidos com alunos aplicados”, ressaltou Cláudio Duarte, lembrando que o resultado também exemplificava a capacidade da escola pública.

Em nome dos colegas, a estudante Sthefany de Souza, de 15 anos, agradeceu a presença do secretário. Sobre a viagem a São Paulo, ela disse que foi bastante proveitosa. “Trocamos e-mails com alunos de todo o País, aprendemos novas tecnologias e ainda representamos a nossa cidade. Não poderia ser melhor”, observou.

A apresentação desta quinta-feira também foi acompanhada pelo empresário Wellington Oliveira, proprietário da empresa de tecnologia educacional e consultoria pedagógica W2M. Foi ela quem doou os equipamentos para montagem do robô da Escola Padre Henrique. Também foram parceiros da PCR, a Editora Bagaço, a Mídia Educativa e a Livraria Junqueira.

A equipe “Ecorobótica” que esteve em São Paulo é formada pelos estudantes Artur Barbosa, Mariana de Souza e Rayane Costa, todos de 12 anos, além de Miquéias Cardoso, de 13, e Sthefany de Souza, de 15 anos. Os alunos são acompanhados pela tutora da equipe e pedagoga da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania – DGTEC, Deise Barreiros, o instrutor de robótica Pablo Guillen, e pela dirigente da escola, Fátima Ferraz.

 

Matérias Relacionadas
- Beneficiários do Bolsa Escola passeiam pelo Rio Capibaribe
- Estudantes recebem prêmio na Federação das Indústrias
- Estudantes das escolas municipais homenageiam Luiz Gonzaga
- Estudantes fazem releitura da obra de Francisco Brennand
- Escola Municipal conquista prêmio “Construindo a Nação”
- Escola municipal representa rede pública no Mundial de Robótica
- Jogos da Pessoa com Deficiência são abertos com grande festa no Geraldão
- Show encerra projeto telemática da Escola Córrego da Bica
- Escola Municipal participa de competição mundial de robótica
- Exposição mostra o olhar de crianças das escolas e creches municipais sobre o Recife
- Conexão 17 é aberta com brilho e alegria no Teatro de Santa Isabel
- Conexão 17 leva cultura e lazer para cinco mil professores
- Novos professores participam de semana de formação
- PCR realiza formação de novos professores da rede
- Alunos do ProJovem realizam Feira de Conhecimentos Afrobrasileiros
- Escola municipal fica em 3º lugar em concurso nacional
- Projeto escolar é encerrado com aula-show de Cristina Amaral
- Desfile, apresentações e homenagens no penúltimo dia do 4º Festival de Artes Marciais do Recife
- Alunos de escolas municipais participam de caminhada no Dia da Consciência Negra
- Bueirão e CSU Bido Krause recebem as quartas-de-final do Futebol Participativo


Enviar    Imprimir