Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

LITERATURA INFANTIL É TEMA DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS NOVOS PROFESSORES
00:00 Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010


A importância da literatura infantil nas atividades pedagógicas oferecidas pela rede de ensino do Recife aos estudantes, de zero a cinco anos, matriculados nas creches e escolas municipais. Essa será a temática central, nesta sexta-feira (15), do quinto dia de formação continuada em educação infantil que está sendo oferecida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer a 42 professores concursados recém contratados pela Prefeitura. Eles vão substituir os estagiários regentes que atuavam na rede a partir do ano letivo 2010.

A manhã de trabalhos, das 8h às 12h, será comandada pelo professor Rogério Barata, pedagogo do Centro Luiz Freire, e acontece no auditório B, do Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, na Ilha do Leite. Nos dias 19 e 20 de janeiro, em dois horários (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30), os trabalhos se encerram no Centro de Educação da UFPE, na Cidade Universitária, com debates sobre os temas “Relações étnico-raciais” e “Gênero e sexualidade”.

Além dos 42 professores da educação infantil, estão sendo preparados para o ano letivo 2010, mais 442 educadores concursados que vão atuar em turmas de 1º e 2º ciclos, também em substituição aos estagiários regentes. Eles estão participando de formação específica desde a última segunda-feira (11), nas dependências do Centro de Educação, da UFPE.

INFANTIL - Nesta quinta-feira (14), no CAP da Ilha do Leite, os 42 educadores acompanharam o tema “Avaliação na Educação Infantil – Interfaces entre observar, registrar e (re) configurar as práticas educacionais”, comandado pela doutoranda em educação pela UFPE, Tacyana Ramos. Um dos destaques foi à utilização do vídeo “Canções do Brasil”, com temas infantis dos 26 estados brasileiros.

Para Elke Vieira, uma das concursados de 2007 que está ingressando na rede, a capacitação está sendo positiva. “Tivemos uma formação em dezembro para conhecer o sistema de ensino da Prefeitura e agora estamos debatendo temas específicos ligados à educação infantil. Acho muito importante, pois nos deixa mais preparadas e à vontade para desenvolver um bom trabalho em sala de aula”, resume a educadora.

Com sete anos de rede e atualmente lotada na Escola Itinerante de Informática, a professora Fabiana Lacerda se prepara para assumir um segundo contrato na educação municipal. Sobre a capacitação em andamento, ela destaca a qualidade dos profissionais que estão atuando como formadores. “São pessoas competentes, com muita experiência nas suas respectivas áreas, o que facilita bastante o nosso aprendizado”, ressalta.

Matérias Relacionadas
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania
- Espírito natalino marca entrega de donativos na Ilha Joana Bezerra
- Alunos do ProJovem Urbano doam alimentos na Ilha Joana Bezerra
- Escolas profissionalizantes do Recife realizam encontro de confraternização
- Estudantes recebem certificados do Proerd
- PCR recebe atletas que participarão da 85ª São Silvestre
- Crianças que participam da Sala de Leitura se confraternizam
- Coral de estudantes leva espírito natatalino ao Geraldão
- PCR promove festa para gestores educacionais
- Exposição em homenagem a Brennand reúne trabalhos de alunos da rede
- Coral de mil vozes homenageia o Natal
- João da Costa entrega a 5° unidade educacional no Recife
- Entrega de certificados do Bolsa Escola e Bolsa Família reúne 300 pessoas
- Beneficiários do Programa Bolsa Escola concluem cursos profissionalizantes
- Festival do Escola Aberta abre Comemorações dos 50 anos do MCP
- Festival da Juventude do Pronasci acontece neste final de semana


Enviar    Imprimir