Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

CURSOS PROFISSIONALIZANTES ATRAEM MILHARES DE RECIFENSES
00:00 Terça-feira, 19 de Janeiro de 2010

O segundo e último dia de inscrições para as 12 mil vagas de formação profissional, oferecidas pela Prefeitura do Recife, está atraindo um grande número de pessoas. As inscrições para 49 cursos em 17 escolas especializadas da rede municipal prosseguem até as 20h desta terça-feira (19), nas próprias unidades de ensino. Os interessados devem morar no Recife e, para alguns cursos, ter idade mínima de 14 anos. No ato de inscrição, deverão ser apresentados os documentos originais de Identidade e CPF e, dependendo do curso, a declaração de escolaridade.

O calendário elaborado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer prevê, para o dia 22 de janeiro, o sorteio nas próprias escolas quando o número de inscritos for superior às vagas ofertadas. Esse sorteio será aberto ao público e ficará sob a responsabilidade da direção e do conselho das unidades envolvidas. A divulgação dos resultados está marcada para o dia 26, em listagens afixadas nas 17 escolas. Já a efetivação das matrículas acontece nos dias 27 e 28, com início das aulas no dia 04 de fevereiro.

Durante os dois dias de inscrições foi intensa a movimentação em torno das unidades envolvidas. No Centro de Qualificação Profissional São José, em Santo Amaro, que está abrindo cerca de duas mil vagas em 10 áreas diferentes, os campeões de inscrições estão sendo os cursos de Atendente Administrativo e Recepcionista na Área de Saúde, além de Cabeleireiro e Cuidador de Idosos.

Concorrendo a uma vaga no curso de Recepcionista na Área de Saúde, a estudante Jéssica Silva da Costa, de 16 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura do Recife. “É uma ótima oportunidade para se preparar para o futuro e o que é melhor, sem pagar nada por isso”, ressaltou. Moradora de Santo Amaro, nas proximidades da escola, Jéssica conta que soube dos cursos através das amigas. “As pessoas que já fizeram cursos aqui no Centro São José elogiam bastante a qualidade do ensino”, argumentou.

Funcionário da lanchonete Mac Donald`s, na Agamenon Magalhães, Victor Henrique Lopes da Silva, de 22 anos, que mora na Macaxeira, conta que já fez curso de Garçom, no Senac, e Operador de Empilhadeiras, no Senai. “Agora eu quero fazer o curso de Informador Turístico, aqui no São José, pois é uma área bastante promissora”, garante. Na opinião de Victor, a qualidade dos cursos oferecidos pela Prefeitura tem ajudado muita gente a arrumar emprego ou abrir seu próprio negócio. “Muitos amigos meus que fizeram os cursos da PCR já estão trabalhando na área que escolheram. Espero ser sorteado e estudar bastante para fazer um ótimo curso”, disse, com otimismo.

 

Matérias Relacionadas
- Escola de Verão oferece atividades de férias para 20 mil alunos da rede
- Programação de férias transforma escolas em espaços de recreação
- Literatura infantil é tema da formação continuada dos novos professores
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania
- Espírito natalino marca entrega de donativos na Ilha Joana Bezerra
- Alunos do ProJovem Urbano doam alimentos na Ilha Joana Bezerra
- Escolas profissionalizantes do Recife realizam encontro de confraternização
- Estudantes recebem certificados do Proerd
- PCR recebe atletas que participarão da 85ª São Silvestre
- Crianças que participam da Sala de Leitura se confraternizam
- Coral de estudantes leva espírito natatalino ao Geraldão
- PCR promove festa para gestores educacionais
- Exposição em homenagem a Brennand reúne trabalhos de alunos da rede
- Coral de mil vozes homenageia o Natal
- João da Costa entrega a 5° unidade educacional no Recife
- Entrega de certificados do Bolsa Escola e Bolsa Família reúne 300 pessoas


Enviar    Imprimir