Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MAIS EDUCAÇÃO É TEMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA
00:00 Segunda-feira, 25 de Janeiro de 2010

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do Recife iniciou, nesta segunda-feira (25), a 3ª semana consecutiva de formação continuada dos 442 professores concursados contratados em novembro para substituir os estagiários regentes em turmas de 1º e 2º ciclos de aprendizagem (1ª a 4ª série). A capacitação acontece das 8h às 17h, no Centro Administrativo Pedagógico da educação municipal, na Ilha do Leite, e está levantando a temática “Mais Educação – Uma estratégia de educação integral”, sob o comando da coordenadora local do programa, Silvia Julião.

Desta terça-feira (26) ao dia 29, a formação vai prosseguir, também em dois horários, com o tema “Utilização pedagógica dos recursos tecnológicos existentes nos laboratórios das escolas”. O evento ocupará quatro Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs) da Prefeitura, localizadas nos bairros de Casa Amarela, Ibura, Santo Amaro e Várzea, e o Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (CTEC), situado na Boa Vista.

Além dos 442 professores de 1º e 2º ciclos, a Prefeitura encerrou, no dia 20 de janeiro, a 1ª formação continuada dos 42 educadores concursados de educação infantil. Eles também foram contratados em novembro e vão substituir estagiários regentes em escolas e creches com turmas dos grupos 4 e 5 (alunos com quatro e cinco anos de idade).

O que é o Mais Educação? Como ele funciona? Quais os seus objetivos? Qual a metodologia pedagógica utilizada? Tudo isso está sendo visto de forma democrática e participativa, com a utilização de data-show e exibição de vídeos. “Divididos em quatro grupos os novos educadores estão tendo a oportunidade de conhecer e tirar dúvidas sobre um dos programas mais importantes da nossa rede, pois é através dele que podemos oferecer aos nossos estudantes aulas regulares no turno e atividades educativas e lúdicas no contraturno, ampliando a jornada escolar”, explica Silvia Julião.

Professor da rede municipal há sete anos, o educador Erisvelton Sávio, de 34 anos, era um dos coordenadores do Mais Educação até o ano passado. Como um dos novos concursados convocados pelo prefeito João da Costa, ele vai passar a trabalhar em duas escolas municipais de 1º e 2º ciclos. “Acho muito importante o compromisso da gestão com o fortalecimento da formação continuada, especialmente para quem está entrando agora, que precisa saber mais sobre o funcionamento e as diretrizes da educação municipal”, opina.

Um dos casos citados por Erisvelton, a educadora Ana Dácia da Costa, de 39 anos, ratifica a opinião do colega. “Para mim e muitos dos que estão aqui, que só agora estão ingressaram na rede, uma formação deste tipo torna-se essencial”, argumenta. Na sua opinião, a PCR está no caminho certo, principalmente porque promove uma formação continuada com diretrizes bem definidas. “Aqui ficamos sabendo que a filosofia da rede é promover uma integração de saberes, visando à construção de um verdadeiro cidadão”, ressaltou.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura lança Programa Esporte, Lazer e Inclusão Social
- PCR oferece 160 vagas de especialização para professores
- PCR participa do lançamento da 3ª Conferência Nacional do Esporte
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Prefeitura inscreve professores da rede para cursos de especialização
- Mais duas atividades de férias para alunos do Pronasci
- Cursos profissionalizantes atraem milhares de recifenses
- Escola de Verão oferece atividades de férias para 20 mil alunos da rede
- Programação de férias transforma escolas em espaços de recreação
- Literatura infantil é tema da formação continuada dos novos professores
- Professores recebem notebook e participam de treinamento
- Novos professores da rede municipal participam de formação continuada
- Professores do Recife tiveram ganhos históricos em 2009
- CONFIRA AS PRINCIPAIS AÇÕES DIRECIONADAS AOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO EM 2009:
- PCR promove formação continuada de educadores de lazer e cidadania
- Espírito natalino marca entrega de donativos na Ilha Joana Bezerra
- Alunos do ProJovem Urbano doam alimentos na Ilha Joana Bezerra
- Escolas profissionalizantes do Recife realizam encontro de confraternização
- Estudantes recebem certificados do Proerd
- PCR recebe atletas que participarão da 85ª São Silvestre


Enviar    Imprimir