Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Assistência Social

REPRESENTANTES DO BANCO MUNDIAL CONHECEM FUNCIONAMENTO DO BOLSA FAMÍLIA NO RECIFE
00:00 Terça-feira, 2 de Fevereiro de 2010

A secretária de Assistência Social do Recife, Karla Menezes, recebeu, na tarde desta terça-feira (02), a visita de cinco representantes do Banco Mundial interessados em conhecer de perto o funcionamento do programa Bolsa Família. O encontro, realizado no gabinete de Assistência Social (6º andar do edifício-sede municipal), contou com a presença de representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome e do Governo do Estado.

De acordo com o gerente de Benefício de Transferência de Renda da Secretaria de Assistência Social do Recife, Émerson Silva, o grupo tem o objetivo de conhecer como o programa Bolsa Família é desenvolvido no estado de Pernambuco. Nesta manhã, os visitantes participaram de encontro com o Governo do Estado, onde foi apresentado o papel do governo na gestão dos programas sociais. Além disso, foi apresentado o resultado de uma pesquisa mostrando o impacto do Bolsa Família no Estado. “Após o encontro com o Governo de Pernambuco, os representantes do Banco Mundial vieram conhecer como é o funcionamento do Bolsa Família no Recife”, explicou. Segundo Émerson Silva, o grupo está conhecendo os níveis de coordenação do programa, em todas as suas esferas - federal, estadual e municipal - além de saber como os instrumentos são aplicados nos municípios. “Pernambuco foi um estado escolhido por já ter ações em parceria com o Banco Mundial”, afirmou Émerson.

Na ocasião do encontro, a secretária Karla Menezes fez uma rápida explanação sobre o perfil demográfico e sócio-econômico do Recife. Em seguida, ela apresentou como é desenvolvida a política de Assistência Social na Cidade e como é o funcionamento do programa Bolsa Família no Recife. “Tivemos a oportunidade de apresentar como é feito o cadastramento, o acompanhamento e a articulação com as áreas de educação e saúde das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família. Com isso, queremos fortalecer o programa que é o principal projeto de transferência de renda com condicionalidade do mundo”, afirmou Karla Menezes.

O economista do Banco Mundial para assuntos no campo do desenvolvimento humano na América Latina, Ian Walker, que representou o banco no encontro, elogiou a gestão do Bolsa Família no Município. “Tenho uma impressão muito positiva do que me foi mostrado hoje. Temos conversado com o Governo do Estado e com a Prefeitura, principalmente sobre o Bolsa Família, que é o motivo da nossa visita. O programa representa mais oportunidade econômica para criar empreendimentos e serviços e aquece a economia local”, afirmou.

Já o assessor técnico da Assessoria Internacional do Gabinete do MDS, Luís Carvalhal, ressaltou que conhecer a experiência dos municípios foi um aprendizado para a gestão do Bolsa Família nacionalmente. “Hoje pudemos aprender muito como o municípios conseguem superar as dificuldades, que muitas vezes também são nossas em nível nacional”, disse.

Os visitantes puderam esclarecer dúvidas e conhecer melhor como o governo municipal administra o programa na Cidade. Durante esta semana, o grupo percorrerá ainda outros municípios de Pernambuco, com o intuito de conhecer como é o funcionamento do programa em cada cidade.

Matérias Relacionadas
- Rei e Rainha do 9º Baile da Pessoa Idosa são escolhidos
- Prefeitura do Recife promove 9º Baile da Pessoa Idosa
- Oficinas de adereços carnavalescos movimentam comunidades
- João da Costa lança Carteira Interestadual do Idoso
- Crianças do Cica II gravam música com Maestro Forró
- Campanha realiza atividades com crianças na Orla de Boa Viagem
- Doação Cidadã é reforçada com outbus em 50 coletivos
- Campanha contra trabalho infantil oferece pólo de atendimento na Orla
- SAS/Iasc promovem passeio ao cinema com moradores em situação de rua
- Assistência irá combater trabalho infantil na orla do Pina e Boa Viagem
- Secretaria de Assistência Social capacita orientadores sociais
- Secretária apresenta política de Assistência Social do Recife ao COP
- Karla Menezes visita turma do programa Lição de Vida
- Usuários do Iasc expõem trabalhos no Shopping Tacaruna
- Iasc realiza mais uma ação de sensibilização no Canal de Setúbal
- Iasc realiza ação de sensibilização com moradores de rua
- Crianças do Peti se confraternizam no Sítio Trindade
- Crianças atendidas pelo Iasc comemoram festas de fim de ano
- PCR inscreve para cursos profissionalizantes em Ilha de Deus e Tibiras
- Crianças e jovens do Peti curtem tarde de Natal no Sítio Trindade


Enviar    Imprimir