Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PONTE DUARTE COELHO E PCR APAGAM LUZES DURANTE A HORA DO PLANETA
10:47 Domingo, 28 de Março de 2010

Uma ação inusitada da Prefeitura do Recife despertou a curiosidade de quem passou pela Ponte Duarte Coelho na noite deste sábado (27). Curiosos que transitavam a pé ou de ônibus se perguntavam o porquê da ponte estar completamente às escuras. O motivo, o mesmo que levou mais de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro a se preocupar com um único assunto: o aquecimento global. Por essa razão, a PCR – por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) -, aderiu à Hora do Planeta, evento promovido pela organização WWF-Brasil no qual as luzes das moradias mais simples aos maiores monumentos são apagadas por uma hora nesta data. Além do Recife, outras 19 capitais brasileiras participaram da ação.

Além da ponte, o edifício-sede da prefeitura também apagou as luzes em adesão ao evento. De acordo com o secretário Roberto Arrais, a decisão do prefeito João da Costa em assinar o documento de participação da Hora do Planeta foi muito importante para reforçar as reflexões acerca do assunto. “Esta é a primeira vez que a PCR participa da Hora do Planeta, que já acontece no mundo desde 2007. Este ano escolhemos a ponte Duarte Coelho por se tratar de um cartão postal do Recife e que tem um grande fluxo de pedestres. Já o prédio da prefeitura foi escolhido por questões simbólicas”, disse. Roberto Arrais ainda fez um apelo para que a população tenha mais consciência ambiental. “Precisamos encontrar maneiras mais corretas para diminuir os impactos das mudanças climáticas. Por isso, este evento, não só aqui como no mundo inteiro, serve como um momento de reflexão”, concluiu.

A comerciária Maria da Conceição Simões ficou surpresa quando as luzes da ponte se apagaram no exato momento em que ela e uma amiga atravessam a pé. “Tomei um susto, pensando que havia faltado energia na Cidade inteira. Mas quando fui informada do que se tratava, achei uma iniciativa muito legal. Seria bom que as pessoas tivessem a consciência de que somos nós mesmos que estamos acabando com o planeta. O que está acontecendo no mundo não é normal. Tsunami, terremoto, ventanias estranhas, tudo isso é causado pela natureza por conta do homem. Até a natureza se revolta também!”.

A Hora do Planeta – o evento começou em 2007, apenas em Sidney, na Austrália. Em 2008, 371 cidades participaram. No ano passado, quando o Brasil participou pela primeira vez, o movimento superou todas as expectativas. Centenas de milhões de pessoas em mais de 4 mil cidades de 88 países apagaram as luzes. Monumentos e locais simbólicos, como a Torre Eiffel (França), o Coliseu (Itália) e a Times Square (EUA), além do Cristo Redentor, o Congresso Nacional e outros ficaram uma hora no escuro. Além disso, artistas, atletas e apresentadores famosos ajudaram voluntariamente na campanha de mobilização.

Matérias Relacionadas
- Fórum de Gênero do Recife é discutido na Unicap
- Praia Limpa reúne estudantes em Boa Viagem
- Prefeito prestigia inauguração da UPA da Imbiribeira
- Seminário discute orçamento municipal na perspectiva de gênero
- Simpósio discute assistência farmacêutica e sistema criado pela PCR
- Recife adere à Hora do Planeta 2010 neste sábado
- Cancelamento de ação na Mangueira
- PCR tem projeto aprovado em seminário italiano
- Motoristas da PCR realizam mais uma doação de cadeira de rodas
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- A Prefeitura do Recife agora é 3355
- Prefeitura realiza Seminário “Orçamento Sensível ao Gênero”
- Encenação sobre cuidados com a água reúne 600 crianças no Parque da Jaqueira
- Emprel promove palestra no projeto “Quintas Técnicas”
- João da Costa anuncia nomes de novos secretários
- PCR promove I Encontro para a Efetivação do Plano de Políticas para as Mulheres
- Secretaria da Mulher entrega Kits para mulheres em situação de rua
- Comitê Intersetorial da Juventude realiza primeira reunião de 2010
- Salário antecipado para servidores da Prefeitura do Recife


Enviar    Imprimir