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Educação, Esporte e Lazer

OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA VAI CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DE 21.258 ALUNOS DA REDE
11:15 Domingo, 4 de Abril de 2010

A 6ª edição da “Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Somando novos talentos para o Brasil” vai contar, este ano, com a participação de 21.258 estudantes da rede de ensino da Prefeitura do Recife. Eles estudam em 35 escolas municipais situadas em diversos bairros e são vinculados ao 3º e 4º ciclos de aprendizagem (5ª a 8ª série) e à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A competição, cujas inscrições se encerraram no dia 26 de março, é promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com o Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) e a Sociedade Brasileira de Matemática – SBM. 

As provas da 1ª fase acontecem no dia 08 de junho e vão reunir milhares de estudantes da rede pública nos três níveis de governo (federal, municipal e estadual). O objetivo do evento é motivar os alunos para o ensino da matemática e, ao mesmo tempo, descobrir novos talentos na área.

Para isso, são distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menções honrosas aos alunos, professores e escolas que se destacam na competição. Os melhores classificados também participam, durante um ano, do programa de aperfeiçoamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com bolsas de estudo do tipo Iniciação Científica Júnior.

Os resultados da edição 2009 ainda não foram divulgados, mas nas duas edições anteriores os estudantes da rede recifense conquistaram 16 certificados de menção honrosa, além de uma medalha de bronze.

“A exemplo do ano passado, conseguimos inscrever todos os nossos alunos de 3º e 4º ciclo, além de aumentar de 100 para cinco mil a participação dos estudantes de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da nossa rede”, comemora o gerente de 3º e 4º ciclos da rede municipal, Emir Rodrigues.

A diretora geral de Ensino da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, Luiza Albuquerque, explica que a primeira fase é objetiva e conta com 20 questões, de acordo com o nível de cada série. As provas são aplicadas em cada escola inscrita. “A segunda fase, prevista para setembro, é composta pela prova discursiva, de 6 a 8 questões, e é aplicada em centros de aplicação indicados pela organização do evento. Nesta última fase participam apenas 5% dos alunos, em cada nível, com melhor pontuação na primeira fase”, ressalta.
 
Ela acrescenta que na atual gestão municipal as Olimpíadas tomam um caráter motivacional ainda maior, devido ao processo de reestruturação do ensino da matemática em andamento. “Essa reestruturação leva em conta a formação docente e, no cotidiano da escola, o detalhamento de conteúdos específicos e novos procedimentos que orientem as sequências didáticas necessárias ao ensino da matéria”, observa.
 
Para Luiza Albuquerque, a Olimpíada é um ótimo instrumento de motivação, tanto dos alunos quanto dos professores. “Nosso principal desafio é colocar o estudante diante de novas situações que instiguem sua curiosidade, possibilitando a aquisição de saberes matemáticos em um contexto de investigação ativa e crítica”, finaliza.

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