Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇAM AS OBRAS NO PAÇO DO FREVO
00:00 Segunda-feira, 5 de Abril de 2010

Quem passa pela Praça do Arsenal já vê o começo de mais uma obra fundamental para a cultura pernambucana. É a reforma do edifício que vai abrigar o Paço do Frevo, um espaço dedicado à celebração e valorização dessa manifestação cultural que é um dos principais ícones da identidade pernambucana. O Paço será uma referência cultural, arquitetônica e histórica e vai contribuir para perpetuar a riqueza desse patrimônio cultural e imaterial brasileiro. É uma parceria entre a Prefeitura do Recife e a Fundação Roberto Marinho, totalizando investimentos de R$ 8,7 milhões.

Segundo o secretário de Cultura, Renato L, os investimentos do Município no Paço do Frevo chegam a R$ 1,5 milhão. “É um investimento muito importante para a gestão e para a vida cultural, não só da cidade, mas de todo o Estado. O Paço vai ser um lugar de preservação e também de criação, além de ponto de encontro de artistas e pesquisadores”, comenta. O projeto conta ainda com o patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Empresa de Turismo do Governo de Pernambuco, bem como apoio do Grupo Camargo Correa, da Celpe – Grupo Neoenergia, Ministério da Cultura e Lei de Incentivo à Cultura.

O prédio de arquitetura eclética será totalmente recuperado. Com 1.733 m², o imóvel é tombado pelo Iphan desde 1998. Até 1973, nele funcionava a sede da Western Telegraph Company. A primeira etapa da reforma, cuja licitação foi ganha pela empresa Concrejato, inclui a recuperação das fachadas (janelas e revestimento externo) e ainda do telhado e fosso do elevador, que vai garantir a acessibilidade aos quatro pavimentos do equipamento cultural. Esta fase tem o prazo de 8 meses para ser concluída.

Na segunda etapa da reforma, será a hora de derrubar e erguer algumas paredes para recuperação do espaço físico interno. Serão feitas ainda as instalações prediais de sistema de abastecimento de água e esgoto. No terceiro momento de construção do Paço do Frevo será feito o trabalho de museografia, que ficará a cargo da artista Bia Lessa. Nesta etapa de finalização serão construídos os espaços internos que darão origem a um bar e uma loja integrados, uma biblioteca, uma sala de consulta e uma sala de exposições temporárias, entre outras áreas administrativas.

O Paço também oferecerá ao público salas de ensaio e um estúdio de gravações musicais, salas de aula e ensaios de dança. Também será construído um espaço para uma exposição permanente e salas de audição de espetáculos de música, de dança e vídeos sobre o frevo. O objetivo da criação destes espaços é estimular o aprendizado do frevo, de sua história, música e dança e promover ações educativas, com a realização de oficinas, exposições e apresentações especiais. O prazo para finalização da obra é de 24 meses.

Matérias Relacionadas
- Terça Negra apresenta cultura afro-brasileira no Pátio
- Folkcomunicação é tema de debate no Museu de Arte Popular
- História e cultura do Recife são temas de curso promovido pela FCCR
- Encenação da Paixão de Cristo emociona público no Marco Zero
- Avatar entra em cartaz no Cinema do Parque
- Pátio Sonoro apresenta The Trumps e Fiddy nesta sexta
- Le Parkour toma conta das ruas do Recife
- Centro de Artes Visuais recebe exposição de graffiti
- Frevo o ano inteiro para um corpo em forma
- PCR começa a receber solicitações de apoio para São João 2010
- PCR apoia Paixão de Cristo do Recife
- Amanhã é Depois, Hoje é Brinquedo no projeto Educação para o Teatro
- Banda Sinfônica toca Beatles no primeiro concerto do ano
- Terça Negra movimenta noite do Pátio de São Pedro
- Biblioteca de Afogados exibe o filme Uma Chance para Viver
- Programa Multicultural indica alunos para oficina com Rico Lins
- Cine Apolo e Parque divulgam programação da semana
- Shows e exibiçoes encerram Semana CS Propagando
- FCCR começa a receber propostas para Ciclo Junino
- Semana Chico Science encerra ciclo de palestras


Enviar    Imprimir