Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DO BOLSA ESCOLA ACOMPANHAM CONCERTO DIDÁTICO DA OS
19:09 Quinta-feira, 6 de Maio de 2010

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR), que no próximo mês de julho completa 80 anos de atividades, vai promover, nesta sexta-feira (07), um concerto didático direcionado a 400 alunos, de seis a 15 anos, vinculados ao Programa Bolsa Escola Municipal. Sob a regência do professor Flávio Lima, a apresentação acontece no Teatro de Santa Isabel, a partir das 10h30, e contará com a participação de 70 dos atuais 83 músicos. A ação tem como objetivo expandir o acesso dos estudantes aos meios culturais da cidade, ampliando as perspectivas escolares e fomentando futuras platéias.

No início do concerto será apresentado “Os toureadores”, peça de abertura da ópera “Carmen”, de Georges Bizet. Logo depois, Antônio Silva, um dos produtores da OSR, vai comandar a aula-espetáculo, mostrando aos alunos as quatro “famílias” de instrumentos que compõem uma orquestra: percussão, metais, madeiras e cordas.
Para ilustrar o som produzido por cada instrumento, como flautas, pandeiros, clarinetes, violino e contrabaixo, entre outros, serão apresentadas as peças “Fanfarra Olímpica”, de John Willians; o chorinho “Odeon”, de Ernesto Nazareth e a “Pequena Serenata Noturna”, de Wolfgang Amadeus Mozart, além da peça de encerramento “Pompa e Circunstância”, de Edward Elgar.

A aula-espetáculo faz parte da 4ª edição anual da série “Concertos Didáticos”, que é direcionada a estudantes das redes públicas e privadas.

SAIBA MAIS - O Bolsa Escola Municipal é um programa de inclusão social e transferência de renda, direcionado a famílias recifenses com renda per capta de até 1/3 do salário mínimo. Seu objetivo é proporcionar a melhoria da qualidade de vida como forma de garantir a permanência em sala de aula de estudantes, entre seis e 15 anos, regularmente matriculados na rede municipal de ensino.
A proporção é de meio salário mínimo de referência para um filho vinculado à rede municipal, e um salário mínimo integral para quem tem duas ou mais crianças matriculadas. O benefício é repassado por 12 meses, podendo ser renovado se os critérios de aprovação forem mantidos.

Em abril deste ano, a PCR investiu R$ 1.940.377,00 com o repasse dos recursos, beneficiando 6.373 famílias. Em 2009, no primeiro ano da gestão do prefeito João da Costa, o investimento da Prefeitura no Bolsa Escola chegou a R$ 21.799.886,00. Em recursos individuais (por família), os valores pagos pela PCR são os maiores do todo o Brasil em relação a programas semelhantes.

Matérias Relacionadas
- Geraldão recebe alunos da rede e Círculos Populares para Festival de Voleibol
- Instituto Avon e Grupo Curumim dão palestra a mães do Programa Bolsa Escola
- Beneficiários do Bolsa Escola assistem a espetáculos no Santa Isabel
- Grupo Curumim oferece oficinas para mães do Programa Bolsa Escola
- .
- Novas famílias do Bolsa Escola participam de reunião
- Geraldão abriga PE Fight 3 nesta quinta-feira
- Fórum dos dirigentes escolares discute o Orçamento Participativo
- Programa Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários
- Abertas as inscrições para o Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- Bolsa Escola Municipal leva beneficiários para passeio de barco pelas pontes e manguezais
- Alunos cineastas cumprimentam secretário de Educação
- Mães e pais do Programa Bolsa Escola passeiam de barco pelo Capibaribe
- Alunos de Jiu Jitsu de CSU conquistam 17 medalhas no Campeonato Pernambucano
- Estudantes da rede apresentam documentário no Cine PE
- Professores recém-contratados da rede municipal passam por Curso de Formação
- Centro Profissionalizante Vila dos Milagres comemora seis anos
- Secretário participa de encontro sobre os 50 anos do MCP
- PCR inaugura biblioteca na Escola Municipal Divino Espírito Santo
- Inauguração de biblioteca escolar abre semana do livro infantil


Enviar    Imprimir