Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

MAMAM RECEBE O ARTISTA ALEX FLEMMING NESTA TERÇA
10:11 Segunda-feira, 10 de Maio de 2010

Atenção amantes da arte contemporânea. Nesta terça-feira (11), o multi artista Alex Flemming vai estar no Museu de Arte Aloísio Magalhães. O paulista saiu de Berlim, onde vive, e veio ao Brasil para fazer uma série de ações que se iniciam no Recife e depois segue para São Paulo, onde repetirá os feitos no dia 13 de maio, no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro MAM e no dia 16 no MASP, em São Paulo.

A ação apresentada é fruto de um convide da Caixa Econômica Federal, que o escolheu para homenagear o Dia do Artista Plástico (8 de maio), imprimindo nos bilhetes comemorativos à data, uma foto do artista e de sua instalação Galileo Galilei, que está exposta na Pinacoteca do Estado de São Paulo. A obra, que traz globos terrestres escolares rodopiando em toca-discos mudos, se opõe à teoria do heliocentrismo de Galilei, uma vez que para o artista o homem é o centro do Universo.

A partir dos bilhetes já impressos e vendidos, Flemming pretende produzir uma obra de arte instantânea, baseando-se no princípio de que onde o artista coloca sua assinatura, ele reconhece a legitimidade enquanto obra. A idéia é autografar todos os bilhetes que lhe forem entregues e para isso, fica o convite à todos que quiserem possuir uma legítima obra de arte assinada.

Em correspondência enviada a amigos e reproduzida em alguns sites, o artista explica que se trata de uma “ação político-performática-conceitual para democratizar a Arte no sentido mais radical possível” (...) “transformando assim um objeto produzido e impresso industrialmente, numa obra-de-arte-instantanea. Grátis. Para todos.” – escreveu. “Esta é uma maneira muito própria dos artistas se relacionarem com o mundo, transformando pequenas coisas em arte. Será uma festa recebê-lo, afinal, Alex é um grande artista brasileiro. Desde de Duchamp, objetos do cotidiano são transformados em arte. Esta ação do Alex vem como um presente para a cidade, e, futuramente estes bilhetes serão valorizados.” – comemora Beth da Matta, diretora do Mamam.

SOBRE O ARTISTA - Alex Flemming nasceu em São Paulo, capital, em 1954. Apresentou sua primeira exposição individual no Masp, em 1981 e começou a ganhar destaque internacional em 1983, quando estreou sua mostra na Galeria Metronom, em Barcelona. Participou, nesse mesmo ano, da Bienal de São Paulo, onde voltou a expor oito anos depois como artista convidado. A partir daí tem alternado exposições no Brasil e no exterior e já apresentou seus trabalhos em locais como Latino Arts Coalition, de Chicago (EUA), Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa (Portugal), e Bienal de Havana (Cuba).

Entre os anos de 1992 e 1995, Flemming expôs nas galerias alemãs Tammen & Busch (Berlim), Tabea Langenkamp (Dusseldorf) e Lutz Tetloff (Colonia) e em países como Holanda, Noruega e Hungria. Fixa residência em Berlim, Alemanha, a partir de 1995, e continua expondo freqüentemente no Brasil. Em 1998, realiza painéis em vidro para a Estação Sumaré do Metrô de São Paulo, com fotos de pessoas comuns, às quais sobrepõe com letras coloridas trechos de poemas de autores brasileiros.

Em suas mais de duas décadas de carreira, o artista paulistano já teve centenas de participações em exposições coletivas e suas obras foram publicadas em diversos cantos do mundo.Individualmente, Alex Flemming já realizou inúmeras exposições individuais em várias cidades do Brasil e do exterior, como São Paulo, Rio de janeiro, Washington, Tel Aviv, Berlin, Düsseldorf, Colonia, Lisboa, Amsterdam e Sydney, entre outras. (Fonte: Assessoria de Imprensa da Pinacoteca do Estado de São Paulo)

Serviço:
Ação com Alex Flemming – autógrafos em bilhetes de loteria em homenagem ao Dia do Artista Plástico
Quando: dia 11 de maio (terça-feira)
Onde: Mamam - Rua da Aurora, 265
Horário: das 12h às 14h
Acesso Gratuito
http://www.mamam.art.br/

Matérias Relacionadas
- Próxima edição do Laboratório analisa formação do crítico de teatro
- Livro de Eli estreia no Cinema do Parque
- Noite do Bolero arrebata corações no Marco Zero
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo A Revolta das Chupetas
- Alex Flemming faz arte instantânea no Mamam
- Mamam volta com oficina de lambe-lambe
- Programa Multicultural conclui Ciclo de Diálogos com as Comunidades
- Grandes vozes e romantismo na primeira noite do Festival da Seresta
- Marc Riboud em exposição no Recife
- Imagem e imaginário da fé é tema de palestra na Livraria Cultura
- Biblioteca de Afogados instala projeto Escritor de Plantão
- Teatros municipais com programação diversificada nesta semana
- Recife sedia 16º Festival Nacional da Seresta
- Dança ao alcance de todos é o novo projeto da Escola de Frevo
- A Vida é Bela em exibição na Biblioteca de Afogados
- Eita! promove encontro sobre publicações independentes na Saraiva
- Religiosidade no Nordeste é tema de debate no Museu de Arte Popular
- PCR apoia seminário sobre escravidão e a contribuição africana na civilização brasileira
- Concurso de quadrilhas juninas inscreve grupos dia 11
- Terça Negra de maio rende Tributo a Bob Marley


Enviar    Imprimir