Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

RELIGIOSIDADE NO NORDESTE É TEMA DE DEBATE NO MUSEU DE ARTE POPULAR
08:09 Terça-feira, 4 de Maio de 2010

O Museu de Arte Popular (MAP), equipamento cultural da Prefeitura do Recife, dá continuidade à série de encontros que tem como ponto de partida alguns assuntos suscitados na mostra Caminhos do santo. Na quarta edição do evento, que acontece no próximo dia 5 (quarta-feira), às 19h, no auditório da Livraria Cultura, o MAP traz para a mesa três trabalhos que dialogam através da representação da fé, do imaginário e das imagens.

No debate estará presente a pesquisadora Maria Alice Amorim, mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com diversos trabalhos e reportagens especializadas sobre cultura popular, como o ensaio Pernambuco: cinco décadas de arte. Na palestra, Maria Alice falará da imagem construída ao redor da figura de Padre Cícero na Literatura de Cordel. O público também vai ouvir o mestre em Antropologia pela UFPE, professor da Faculdade Joaquim Nabuco, Jamerson Kemps, que abordará o tema de sua dissertação de mestrado, Nossa Senhora e o Morro da Conceição: História, Igreja e Comunidade Católica em Encontros e Desencontros, que trata das relações firmadas da fé entre os devotos, a Igreja e a imagem da Nossa Senhora da Conceição, nas festas e no cotidiano. Já Marcelo Feitosa, fotógrafo, mostra uma recente leitura das imagens da fé, perpassando as romarias do Juazeiro do Norte, no Ceará e do Morro da Conceição, no Recife, através do projeto Festa Santa. Parte do Festa Santa compõe a mostra Caminhos do santo, do MAP. O acesso ao debate é gratuito e serão emitidos certificados para os participantes.

Sobre os debatedores:

Marcelo Couto Feitosa | Fotógrafo autodidata, premiado em Brasília, especializado em fotos digitais, com curso de tratamento digital, ministrado pela Cia. Da Foto (SP). Autor de projetos como Cuba, exibido durante a IV Mostra Recife de Fotografia e o Festa Santa, trabalho que compõe a mostra Caminhos do santo, no Museu de Arte Popular.
Jamerson Kemps G. Moura | Mestrado em Antropologia (2008) e graduação em História (2004), pela Universidade Federal de Pernambuco, desempenhando a prática de ensino nas respectivas áreas de estudo e ciências afins. Defendeu a dissertação Nossa Senhora e o Morro da Conceição: História, Igreja e Comunidade Católica em Encontros e Desencontros, e atualmente é professor da Faculdade Joaquim Nabuco.
Maria Alice Amorim | Natural de Juazeiro, Bahia, cresceu em Petrolina, Pernambuco. Vive no Recife, onde exerce o jornalismo especializado em reportagens culturais, colaborando em revistas e suplementos, e realizando conferências. Dedica especial atenção à poesia popular, à arte figurativa e aos folguedos populares. Da fusão desses temas surgiu o livro Carnaval – cortejos e improvisos (2002), em co-autoria com o pesquisador Roberto Benjamin. Publicou, em 2003, ensaio sobre arte popular na obra Pernambuco: cinco décadas de arte. É autora do ensaio Improviso: tradição poética da oralidade, que integra o livro Literatura e Música, co-edição do Itaú Cultural e editora Senac. Com pesquisa sobre as poéticas tradicionais do Nordeste brasileiro, defendeu dissertação de mestrado em Comunicação e Semiótica (PUC-SP) – “No visgo do improviso ou A peleja virtual entre cibercultura e tradição” – , que saiu em 2009 pela Educ (PUC-SP).
Serviço:
Caminhos do santo - Diálogos IV... Imagens
Quando: 05 de Maio, quarta-feira
Horário: 19 horas
Onde: Auditório da Livraria Cultura, Bairro do Recife
Acesso gratuito
Informações: 3232-2803 / 3232-2969

Matérias Relacionadas
- A Vida é Bela em exibição na Biblioteca de Afogados
- Eita! promove encontro sobre publicações independentes na Saraiva
- Teatro de Santa Isabel recebe mães e pais do Bolsa Escola
- PCR apoia seminário sobre escravidão e a contribuição africana na civilização brasileira
- Concurso de quadrilhas juninas inscreve grupos dia 11
- Terça Negra de maio rende Tributo a Bob Marley
- Paulo Caldas e Daniel Bandeira discutem a relação do Recife com o cinema
- PCR encerra Dia do Trabalho com grande espetáculo
- As funções do Cinema em debate no estande da PCR no Cine PE
- Patrimônio da Humanidade: Frevo concorre ao título concedido pela Unesco
- Sítio Trindade apresenta espetáculo Circo Rataplan
- Cultura pernambucana é foco do VII Festim
- Prefeitura comemora Dia do Trabalho com grande concerto da OSR
- Alunos do curso de Cidade, Cultura e Cotidiano visitam pontos do Recife
- PCR divulga situação de projetos inscritos no SIC 2010
- Mamam promove oficina de cartaz lambe-lambe
- Frevo pode ser Patrimônio da Humanidade
- Pátio Sonoro traz muito rock nesta sexta-feira
- Trilha Sonora é tema de debate no Cine PE
- Prazo para propostas do Ciclo Junino termina nesta sexta (30)


Enviar    Imprimir