Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ESTUDANTES DA REDE ACOMPANHAM PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DO MCP
00:00 Quinta-feira, 13 de Maio de 2010

No dia 13 de maio de 1960, durante a gestão do prefeito Miguel Arraes, era criado no Recife o Movimento de Cultura Popular (MCP), entidade sem fins lucrativos que tinha como meta oferecer à população o acesso amplo e democrático à leitura, cultura e alfabetização. Para comemorar os cinquenta anos do movimento, a Prefeitura do Recife está provendo nesta quinta-feira (13), no Sítio Trindade, diversas atividades envolvendo alunos da rede, lideranças populares e pessoas que fundaram ou de alguma forma contribuíram para a consolidação de seus ideais.

Com programação oficial marcada para o período da noite, as comemorações, durante a manhã e tarde, envolveram cerca de 300 alunos de escolas municipais, que participaram de oficinas temáticas e apresentações culturais nas áreas de teatro, radiodifusão, música, artes plásticas e literatura popular.

Um dos pontos altos foi a encenação da peça infantil “A volta do Camaleão Alface”, de Maria Clara Machado, com o grupo de teatro da Gerência de Animação Cultural da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. O espetáculo foi uma das primeiras montagens levadas pelo MCP para as chamadas “Praças de Cultura”.

A programação incluiu ainda a exibição do jogral “Recife te quer”, com leitura dramática de fragmentos das peças “Poetas do Recife” e “Recife Cidade Educadora”, além da instalação de uma rádio comunitária escolar, que funciona há cerca de um ano na Escola Paulo VI (na Linha do Tiro), dentro das ações do programa Mais Educação. 

Aluna da Paulo VI, Vitória Botelho, de 11 anos, gostou muito da programação. “Todas as oficinas estão legais, mas o bom mesmo está sendo conhecer mais sobre o MCP e colocar a programação da nossa rádio à disposição dos colegas de outras escolas”, explicou, com convicção. Já Marco Aurélio de Melo, de 13 anos, da Escola Aderbal Galvão, do Vasco da Gama, gostou mesmo das aventuras na floresta contadas durante “A volta do Cameleão Alface”.

Segundo ele, comemorar os 50 anos do MCP no Sítio Trindade foi muito divertido. “Estou aprendendo agora sobre a importância do MCP, mas se for para passar mais uma tarde como esta, sou a favor de que tudo volte novamente”, disse, sorrindo. A dona de casa Marília Almeida, de 35 anos, que costuma ir ao local para fazer caminhada, também aprovou as homenagens. “Acho importante resgatar uma parte da nossa história que foi sufocada pelos militares. As novas gerações têm muito o que aprender com os exemplos deixados pelo MCP” frisou.

Matérias Relacionadas
- Lançamentos de foguetes classificam estudantes para olimpíada
- Estudantes da rede municipal participam das olimpíadas de Astronomia e de Foguetes
- Programa Bolsa Escola Municipal promove reunião de acompanhamento
- Festival de Voleibol reúne mais de 350 alunos da Rede no Geraldão
- Alunos do Bolsa Escola acompanham concerto didático da OS
- Geraldão recebe alunos da rede e Círculos Populares para Festival de Voleibol
- Instituto Avon e Grupo Curumim dão palestra a mães do Programa Bolsa Escola
- Beneficiários do Bolsa Escola assistem a espetáculos no Santa Isabel
- Grupo Curumim oferece oficinas para mães do Programa Bolsa Escola
- .
- Novas famílias do Bolsa Escola participam de reunião
- Geraldão abriga PE Fight 3 nesta quinta-feira
- Fórum dos dirigentes escolares discute o Orçamento Participativo
- Programa Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários
- Abertas as inscrições para o Encontro de Adultos e Idosos dos Círculos Populares
- Bolsa Escola Municipal leva beneficiários para passeio de barco pelas pontes e manguezais
- Alunos cineastas cumprimentam secretário de Educação
- Mães e pais do Programa Bolsa Escola passeiam de barco pelo Capibaribe
- Alunos de Jiu Jitsu de CSU conquistam 17 medalhas no Campeonato Pernambucano
- Estudantes da rede apresentam documentário no Cine PE


Enviar    Imprimir