Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

SOBRE OS AUTORES:


Alcir Lacerda começou a carreira em 1948 fazendo imagens científicas em lâminas, através de microscópio no laboratório da UFPE, além de fotos artísticas com o professor Alexandre Bezin, no Foto Cine Club Recife. Em 1952 instalou a ACÊ Filmes, destacando-se com fotos aéreas, sociais, publicitárias, experiências científicas. Na década de 1960, na Revista Manchete, fez parte de uma das maiores equipes fotográficas do Brasil. Para os admiradores da arte da fotografia, Alcir Lacerda é considerado um mestre.
Claudia Jaguaribe é carioca e vive em São Paulo. Formada em História da Arte pela Boston University, tem um trabalho que se caracteriza por intensa pesquisa plástica que utiliza diferentes mídias (fotografia, vídeo, internet) para lidar com a contemporaneidade.Suas imagens refletem uma visão que combina subjetividade e a reflexão sobre o mundo contemporâneo. Já expôs seus trabalhos no Kennedy Center - Washington, no MAM RJ/SP, Instituto Tomie Ohtake, e Paço das Artes, e participou de diversas feiras de arte, como a Arco - na Espanha, Miami Basel, nos EUA, e SP Arte - São Paulo.Seus videos já foram exibidos nos principais festivais nacionais e internacionais, como o Alucine - Toronto, Mostra Audiovisual Paulista, e Festival de Santiago Alvarez - Cuba.

Ricardo Labastier nasceu em Olinda, Pernambuco, em 1972. Estudou na Escola Superior de Comunicação e Marketing, de Recife. Suas pesquisas em fotografia foram iniciadas em 1992, com o fotógrafo Firmo Neto. Começou a desenvolver ensaios em preto e branco sobre a religião católica nos mosteiros e igrejas do Nordeste. Atua também como freelancer e realiza retratos para livros, revistas e outras publicações.

Rodrigo Braga vive e trabalha no Recife e é formado em Belas Artes, pela Universidade Federal de Pernambuco. Sua obra busca provocar uma discussão acerca da visão de um sujeito estável e autônomo. Ao longo de sua produção, o artista tem usado o seu próprio corpo como lugar para experiências que vão ao limite, transformando, deformando, fazendo uso de cirurgias e modificações da imagem, aproximando o corpo de seres que ultrapassam a fisionomia que associamos ao humano. O artista promove assim uma nova percepção, instaurando o estranho. Participou do Programa Rumos Artes Visuais, do Instituto Itaú Cultural, edição 2005/2006.

Tiago Santana é cearense do Crato. Freqüentou cursos de fotografia ministrados por Stefania Bril e Cláudio Feijó, entre 1986 e 1988. Trabalha como fotógrafo desde 1989, atuando em fotojornalismo e documentação. Em 1993 fundou o grupo Dependentes da Luz, que reuniu fotógrafos de Fortaleza para promover atividades de difusão da fotografia. No ano seguinte foi sócio fundador do banco de imagens e editora Tempo d'Imagem. Colabora com jornais, revistas e projetos editoriais e, em paralelo, desenvolve trabalhos de expressão pessoal. Recebeu menção honrosa no Nikon Photo Contest International, Japão (1992/1993): a Bolsa Vitae de Artes/Fotografia, São Paulo (1993); o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Funarte, Rio de Janeiro (1995). Vive no Rio de Janeiro.

Matérias Relacionadas
- Sobre os curadores:
- 5° Encontro Diálogos entre Arte e Público prorroga prazo para envio de textos
- Mamam lança Clube de Colecionadores de Fotografia
- Crítica teatral em debate no Teatro Hermilo Borba Filho
- Educação para o Teatro reúne contos de domínio público
- O mundo pelas lentes de Marc Riboud
- Tributo a Bob Marley e prévias juninas animam o Pátio de São Pedro
- Centenas de pessoas comparecem ao Mamam por obra de Flemming
- PCR inscreve grupos para concurso de quadrilhas juninas
- Bibliotecas de Afogados e Casa Amarela exibem Piaf e Tempos de Paz
- Seminário qualifica jurados de quadrilhas juninas
- Prefeito anuncia programação dos 160 anos do Teatro de Santa Isabel
- Terça Negra rende Tributo a Bob Marley
- Mamam recebe o artista Alex Flemming nesta terça
- Próxima edição do Laboratório analisa formação do crítico de teatro
- Livro de Eli estreia no Cinema do Parque
- Noite do Bolero arrebata corações no Marco Zero
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo A Revolta das Chupetas
- Alex Flemming faz arte instantânea no Mamam
- Mamam volta com oficina de lambe-lambe


Enviar    Imprimir