Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA PARTICIPA DE EVENTO NA TAMARINEIRA
19:35 Sexta-feira, 4 de Junho de 2010

Um dia após anunciar a desapropriação do Sítio da Tamarineira para a criação de um parque público, o prefeito João da Costa participa, às 9h deste sábado (5), da comemoração do Dia Internacional do Meio Ambiente que acontece no local. A decisão do prefeito foi tomada após ouvir, durante toda esta semana, representantes dos diversos setores da sociedade envolvidos com a questão, e leva também em conta o resultado de uma enquete realizada no portal da Prefeitura do Recife.

Para a definição do projeto, a Prefeitura vai realizar um concurso nacional de ideias de arquitetura, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). No terreno com cerca de nove hectares, funcionam hoje o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA).

O parque começou a ser viabilizado com atitudes concretas já a partir desta sexta (4), quando o prefeito decretou a utilidade pública da área para fins de desapropriação total, devido à necessidade de sua preservação e conservação. “A decisão foi tomada sob a perspectiva de qual cidade queremos deixar para as gerações futuras. Ponderamos a importância do local para a amenização climática, a preservação ambiental e a disposição de mais espaços de lazer para a população, sem descartar a crucial relevância das três unidades de saúde que ali prestam serviços à sociedade”, ponderou João da Costa.

Outro decreto assinado pelo prefeito criou um Grupo de Trabalho para realizar o processo de implantação do equipamento, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com representantes das secretarias de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras; Saúde; Especial de Gestão e Planejamento; e do Instituto da Cidade do Recife Engenheiro Pelópidas Silveira. O grupo vai definir e conduzir os desdobramentos da decisão, como abrir discussões com as entidades médicas e a sociedade para conciliar os diferentes usos do espaço.

A decisão da Prefeitura do Recife foi pautada pela reflexão do que é melhor para o Recife nos próximos 50 anos. Como contraponto à proposta de uma empresa privada de construção de um shopping no local, a opção pelo parque responde à questão de qual o papel que essa área vai exercer no desenvolvimento da Cidade no futuro. Foi considerado, ainda, o papel que ela pode desempenhar agora para a população do Recife, na escala local, e para a Cidade como um todo.

Durante esta semana, a Prefeitura do Recife colheu as opiniões de quase 12 mil internautas numa enquete disponível para votação no portal www.recife.pe.gov.br; e ouviu o Movimento Amigos da Tamarineira, Conselho Estadual de Cultura, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Santa Casa e empresa Realesis, Conselho Regional de Medicina, Sindicato dos Médicos, Sociedade Médica de Pernambuco e Academia Pernambucana de Medicina.

O terreno onde será implantado um parque é hoje um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife.

Política ambiental – A decisão de implantar o parque público na Tamarineira está inserida na política ambiental da gestão João da Costa que, a partir da criação da Secretaria de Meio Ambiente, trabalha de forma integrada por uma cidade sustentável. Exemplos desta política incluem o projeto Capibaribe Melhor, que entra em licitação até julho e vai criar o Parque de Apipucos, duplicar o Parque de Santana e requalificar o parque do Caiara; o projeto do Parque do Jiquiá, que une preservação ambiental, ciência, cultura e lazer; a decisão de não implantar a refinaria multicultural no Sítio Trindade, preservando as características históricas e naturais do local; a transformação do Parque da Jaqueira em Unidade de Conservação da Paisagem (UCP), garantindo a preservação da vegetação e impedindo construções no local; bem como a ênfase na reforma e requalificação de praças e áreas verdes.

Matérias Relacionadas
- Semana do Meio Ambiente terá oito dias de atividades
- João da Costa abre Semana do Meio Ambiente
- Meio Ambiente distribui mudas no Parque da Jaqueira
- PCR e Polícia Federal realizam plantio de 700 mudas no Jardim Botânico
- PCR e Polícia Federal realizam plantio de 700 mudas no Curado
- Semam promove palestra sobre a importância da água
- Crianças plantam mudas para homenagear Dia Mundial da Árvore
- Recife sedia 1ª reunião da Anamma
- Recife recebe encontro nacional sobre meio ambiente
- Recife concede primeiras licenças ambientais a empreendimentos
- Dirmam promove palestra sobre cenário das mudanças climáticas
- Crianças do Nacc aprendem sobre preservação ambiental
- Prefeitura dá aula de meio ambiente para crianças do Nacc
- Jardim Botânico realiza I Gincana Ecológica
- Jardim Botânico realiza Gincana Ecológica
- Diretor de Meio Ambiente do Recife é o novo presidente da Anamma
- O Conselho Municipal de Meio Ambiente convoca reunião
- Comam realiza reunião na próxima terça (18)
- Moradores da Mustardinha participam de oficina sobre Meio Ambiente
- Jardim Botânico abre no feriado de Nossa Senhora do Carmo


Enviar    Imprimir