Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

FORROZEIROS DE CARTEIRINHA SE ENCONTRAM NO SÍTIO TRINDADE
13:10 Sábado, 12 de Junho de 2010

Sexta-feira contou com shows de Silverinha, Josildo Sá, Jaiminho, Cristina Amaral, Mazinho de Arcoverde e Chico Balla
 
Para quem não sabia, a noite desta sexta (11) foi aprova que faltava. O São João da Prefeitura do Recife é o mais tradicional, com uma grade que privilegia os artistas que honram o nome dos ritmos nordestinos e o público, que ganha de presente uma programação de qualidade e de graça. O Sítio Trindade nesta sexta-feira ilustrou bem a afirmação. Antes mesmo da abertura do palco principal e da Concha Acústica, o espaço já fervilhava com gente se divertindo na cidade matuta e crianças brincando no parquinho e na fazendinha.

Quem estava conferindo tudo por lá era o secretário de Cultura, Renato L, que fez uma rápida avaliação dos dez primeiros dias de festa junina no Recife: “Até o momento, o que podemos observar é que encontramos um modelo muito positivo para o nosso São João. Este ano estamos consolidando o Recife como a cidade que mais preza pela qualidade artística de sua programação e pela descentralização e democratização dos festejos. O reordenamento do Sítio Trindade também está sendo bem avaliado, o incremento na iluminação, na cenografia e a utilização de material reaproveitado foram um investimento certeiro” , colocou.

Os convidados especiais da PCR nesta sexta-feira foram os membros do Conselho Municipal de Política Cultural, que aproveitaram para conferir e fazer uma análise de como o São João do Recife está sendo conduzido pela PCR. O conselheiro Aelson da Hora, da Federação Cultural dos Bois e Similares de Pernambuco, que declarou ter aprovado as inovações como a criação do Forró do Galo, parceria da Prefeitura com o Maior Clube de Máscaras do Mundo: “Aquela região da Cidade (Praça Maciel Pinheiro e imediações) foi beneficiada com a realização do evento. Acredito que foi mais uma iniciativa com vistas na descentralização que deu muito certo. Também estou gostando muito do que estou vendo no Sítio Trindade, com a utilização de material reaproveitado, tudo de muito bom gosto.” , disse.  

FORRÓ A VONTADE - Mas o que todo mundo queria mesmo era forró e foi o forró que reinou. Silverinhha não se fez de rogado e subiu ao palco para fazer o público dançar ao som de clássicos como Feira de Mangaio, Sala de Rebôco, Procurando Tu e ainda as músicas de seu último cd, Chegado no Forró. Na sequencia, o público teve ninguém menos do que Josildo Sá, que foi logo dizendo que estava muito à vontade: “Eu sou daqui dessa comunidade, moro aqui perto do Sítio e me sinto muito confortável e feliz em tocar para a minha gente. Agradeço o convite da Prefeitura do Recife e parabenizo os gestores por esta festa tão linda e democrática. Parabéns também ao povo do Recife”. Depois da saudação inicial, Josildo embrenhou-se no seu Samba de Latada, sem esquecer dos sucessos dos seus mestres como Aí Sim, Inimigos do Amor, Quero ver o Poeirão, Sebastiana e Chiclete com Banana (de Jackson do Pandeiro).

Quando Jaiminho subiu ao palco o povo já estava mais do que animado e querendo mais forró. Aí foi a hora de Chorar pra quê, de Assisão; além de A Natureza das Coisas, Neném e muitas outras. Já era meia noite quando Cristina Amaral assumiu o microfone, mas ninguém arredou o pé do salão. A voz melódica de Cristina cantou Cidade Grande, Eu sou o Forró, Frevo Mulher, entre outras.

O povo estava disposto mesmo depois de tantas horas de arrasta pé, de modo que as apresentações seguintes, de Mazinho de Arcoverde e Chico Balla, não se ressentiram do adiantado da hora. O sertanejo Mazinho foi de Xote da Saudade, Caboclo de Fé e Caboclo Sonhador, todas elas presentes no seu último cd e DVD, Um Caboclo de Fé a Todo Vapor. Balla acertou na mira, encerrando a noite com as suas Sina de Passarinho e Linha Cigana, além de muito Luiz Gonzaga e outros.

CONCHA – Como nem só de forró vive o São João, a Concha Acústica do Sítio Trindade deu início ao Festival de Cocos e Cirandas. O local, que por si só já vale a visita pela beleza do entorno, recebeu mais alguns dos legítimos representantes da cultura popular do Nordeste, a partir das 21h. Por lá passaram o Coco de Roda do Egídio, a Ciranda Mimosa, Dona Aurinha do Coco e João do Pife e Banda Dois Irmãos.

Matérias Relacionadas
- PCR organiza Comércio Popular do ciclo junino
- Chico Xavier e Procurando Elly em Cartaz no Cinema do Parque na próxima semana
- Caminhada do Forró fez o Recife ferver
- Alceu Valença e Davi Moraes dão o tom no Dia dos Namorados
- Comidas de Santos em evidência na programação do Ciclo Junino da PCR
- Mostra de Computação e Arte é inaugurada no Memorial Chico Science
- Humberto Teixeira é tema de Jornadas Gonzaguianas
- Dia dos Namorados Danado de Bom no Pátio de São Pedro
- Rabeca coloca todo mundo para forrozar no Sítio Trindade
- Tradição das quadrilhas mantida no Recife
- Homenageados do Ciclo Junino do Recife ganham exposição
- Oficinas juninas terminam em festa
- Peças e música erudita esta semana nos teatros municipais
- Rabeca comanda Sítio Trindade nesta quinta
- Arte-computação em mostra no Memorial Chico Science
- Caminhada do Forró transforma Bairro do Recife em grande arraial
- Teatro Barreto Júnior exibe peça para os Alunos da Rede Pública
- Jornadas Gonzaguianas discutem experiências de nordestinos no Sudeste
- Oficina “Ambientes Sonoros Imersivos” tem início no CFAV
- Cine Design aborda espaços do designer na cadeia produtiva do audiovisual


Enviar    Imprimir