Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PCR REALIZA OFICINA PARA DISCUTIR FUTURO DO PARQUE DA TAMARINEIRA
14:48 Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Atividade irá debater junto com a sociedade civil e instituições quais os possíveis usos da área

Por Tiago André Santos

Como parte do processo de criação do Parque Público da Tamarineira, nesta sexta-feira (23), das 9h às 13h, a Prefeitura do Recife promove uma oficina com a sociedade civil e instituições relacionadas ao tema com o objetivo debater sobre a conciliação dos diferentes usos do espaço. A reunião integra as etapas do plano de trabalho apresentado pelo prefeito João da Costa que define as fases e prazos para a viabilização da nova área de lazer e convivência da Zona Noroeste da Cidade.

O encontro, que acontece no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, terá a presença de representantes da gestão e dos conselhos Estadual de Cultura e Municipal de Meio Ambiente, entidades médicas como o Cremepe, Sindicato dos Médicos de Pernambuco, Associação Médica, Academia Pernambucana de Medicina e entidade de Saúde Mental, a associação Amigos da Tamarineira e universidades e faculdades do Estado.

Durante a atividade, serão trabalhadas quatro principais perguntas que irão nortear as discussões sobre a criação do Parque. São elas: quais as condições de convivência dos usos existentes com o Parque?; que usos e equipamentos de lazer você incorporaria a esse Parque?; como você faria a ligação entre o Parque da Jaqueira e o da Tamarineira?; e que áreas já poderiam ser abertas ao público enquanto se consolida a estrutura do Parque?

                                        | OPINE NA ENQUETE DO PARQUE DA TAMARINEIRA, AQUI

Na coletiva de apresentação do cronograma do Parque da Tamarineira, o prefeito João da Costa explicou que as perguntas também serão disponibilizadas no portal da PCR para que todos os cidadãos do Recife possam participar do debate que envolve o espaço. Segundo o secretário de Meio Ambiente e coordenador do Grupo de Trabalho, Roberto Arrais, a oficina é importante no sentido de ouvir a população.

“Estamos mantendo o perfil da decisão do prefeito João da Costa de fazer com que os recifenses possam participar da discussão, e a oficina terá esse papel, principalmente envolvendo os atores que desde o início lutaram pela preservação e conservação da área”, afirma o gestor. Ainda de acordo com o secretário, a oficina servirá de orientação para os termos de referência do concurso nacional de ideias de arquitetura para a definição do conceito do Parque.

Concurso de ideias - O edital do concurso será lançado no próximo mês de agosto, e terá a duração de três meses. Em novembro, haverá a premiação para três vencedores. Um dos trabalhos será escolhido pela Prefeitura para o desenvolvimento dos projetos básicos, executivos e complementares.

De acordo com o calendário proposto no plano de trabalho, o lançamento do edital de licitações para a obra deverá ocorrer no primeiro semestre de 2011 e o início das obras no segundo semestre. A inauguração com entrega do novo Parque da Tamarineira à população do Recife está prevista para o final de 2012.

Tamarineira - O terreno, com cerca de nove hectares, onde será implantado o Parque, é hoje um Imóvel de Preservação de Área Verde (Ipav), tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual em 28 de abril de 1993, inserido na Área de Reestruturação Urbanística (ARU) e integra o Setor de Sustentabilidade Ambiental (SSA-2) no novo Plano Diretor do Recife. Atualmente funcionam no local, o Hospital Ulysses Pernambucano, o Hospital Municipal Pediátrico Helena Moura e o Centro Municipal de Tratamento e Prevenção de Álcool (CPTRA).

Matérias Relacionadas
- PCR promove seminário sobre a mulher negra
- PCR promove atividades de férias para alunos do Pronasci
- João da Costa apresenta cronograma de implantação do Parque da Tamarineira
- Prefeitura paga Auxílio-Moradia de junho
- Italianos do 100CITTÀ orientam mulheres a trabalhar em cooperativas
- Prefeito anuncia plano de trabalho para implantação do Parque da Tamarineira
- PCR e Hospital Naval concluem curso de Cuidador de Idosos
- Prefeito João da Costa recebe representantes da Fetape
- Técnicos do Projeto 100CIDADES se reúnem na Secretaria da Mulher
- João da Costa visita obras do Paço do Frevo
- Prefeitura prossegue com sinalização de áreas interditadas pela defesa civil
- João da Costa prestigia missa na véspera do dia da padroeira da Cidade
- Prefeitura patrocina o 7º Festival Intercontinental de Taekwondo
- Mulheres decidirão no próximo sábado os rumos da gestão na Plenária Temática do OP
- OP Recife realiza Plenária Temática LGBT nesta quinta
- Prefeitura reforça sinalização contra ocupação em áreas de risco
- Fórum Temático de Cultura do OP recebe Programa Multicultural
- PCR fecha e monta esquema especial para feriado de Nossa Senhora do Carmo
- João da Costa inaugura primeiro centro de referência em assistência social
- Mais de 100 jovens participam da reunião preparatória para OP da Juventude em Santo Amaro


Enviar    Imprimir