Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

REFINARIA DE PEIXINHOS RECEBE AÇÃO DO PROGRAMA MAIS CULTURA
18:01 Quinta-feira, 22 de Julho de 2010

Comunidade é capacitada para atuar na construção e gestão de espaço cultural

Por Jaciana Sobrinho

A comunidade de Peixinhos recebe, desta quinta (22) até o dia 27 de julho, o Programa Mais Cultura. O projeto, apoiado pela Prefeitura do Recife, é desenvolvido pelo Ministério da Cultura e dispõe de cerca de R$ 2 milhões para transformar a Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos, em Recife, no primeiro Espaço Mais Cultura de Pernambuco. Os recursos serão aplicados na reforma do bloco D e na compra de equipamentos e móveis para os blocos B, D e para a Biblioteca Multicultural do complexo, localizado no Recife.

A ação do Programa Mais Cultura vai além de obras físicas e dos investimentos na modernização da Refinaria. Na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), os moradores participam de reuniões que visam a integrar representantes das comunidades, do poder público e de instituições locais para a gestão coletiva do espaço sociocultural. Acompanhados por técnicos da Prefeitura do Recife, as lideranças comunitárias de Peixinhos e bairros próximos irão se reunir para desenvolver e executar ações culturais em suas comunidades, buscando mudar a postura da população em relação aos bens culturais de que dispõe.

Após serem ouvidos e decidirem democraticamente o que será construído na comunidade, os moradores participam do planejamento e da realização de ações locais, que podem ser intervenções arquitetônicas, artísticas e paisagísticas, exposições, eventos, festas e desenvolvimento de produtos culturais para geração de trabalho e renda. A construção do espaço coletivo é realizada por meio de um mutirão que acontece no sábado (24) e domingo (25), das 9h às 18h.

O encerramento da mobilização acontece na segunda (26) e terça (27), quando será feita uma avaliação das atividades e o início do planejamento estratégico a ser aplicado, como a constituição de um conselho gestor do equipamento, que reunirá moradores, instituições e representantes dos governos locais.

Local histórico – A Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos nasceu dos prédios abandonados onde funcionava o Matadouro Municipal. O complexo foi inaugurado em 1919 e desativado em 1976. Quatro anos depois, o local foi tombado como parte da zona de preservação do Sítio Histórico do Matadouro de Peixinhos. Em 1990, a Prefeitura do Recife, aliada a grupos comunitários, passou a organizar a ocupação de dois blocos do complexo industrial ainda em condições de uso.

Com a reforma, que terá investimento do Ministério da Cultura, o bloco B, onde funciona o teatro, vai ganhar mobiliário e equipamentos necessários à realização de espetáculos de dança, música e artes cênicas. O bloco D será utilizado, prioritariamente, para a realização de oficinas, sendo que algumas já estão na programação: DJ e composição digital; confecção de instrumentos musicais; produção de cinema e espetáculos; artesanato, moda e reciclagem; arte culinária.

Serviço:
Mutirão Mais Cultura na Comunidade de Peixinhos
Quando: 24 e 25 de julho
Onde: Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos
Rua Jardim Brasília, s/n.
Hora: das 9h às 18h
Mais informações:
Refinaria Multicultural Nascedouro de Peixinhos – 3232.7779

Matérias Relacionadas
- Quinteto de trombones e Banda de Zé Cafofinho animam Pátio de São Pedro
- Obras do Paço do Frevo são vistoriadas por João da Costa
- Apolo-Hermilo seleciona espetáculos para Festival de Dança
- Teatros municipais divulgam agenda da semana
- Continuam abertas as inscrições para oficinas de teatro e estamparia
- Hoje tem Hip Hop e Coco de roda no Pátio de São Pedro
- Quadrilha apoiada pela PCR ganha concurso no Acre
- Abertas as inscrições para oficina sobre curadoria no CFAV
- PCR divulga aprovados do Amplificadores 2010
- Começam matrículas da Escola de Frevo
- PCR promove workshop sobre técnicas acrobáticas
- Hip Hop e Coco de roda embalam a Terça Negra no Pátio de São Pedro
- Cinemas do Parque e Apolo divulgam cartazes da semana
- Invenção de Poesia na Biblioteca Popular de Casa Amarela
- Teatros municipais recebem produções locais para o público infantil
- Estudantes aproveitam as férias aprendendo fora da escola
- Biblioteca de Afogados exibe Asa Branca, Um Sonho Brasileiro
- PCR promove oficinas infantis durante o mês de julho
- Rap, coco de roda e afoxé na Terça Negra em homenagem a Oxum
- Começam matrículas da Escola de Frevo


Enviar    Imprimir