Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ESTUDANTES APROVEITAM AS FÉRIAS APRENDENDO FORA DA ESCOLA
12:18 Quarta-feira, 14 de Julho de 2010

Visitas a praças, museus e pontos históricos do Recife fazem parte do roteiro do Programa de Animação Cultural da Cidade.

Por Jamille Coelho


Desenvolver atividades lúdicas e culturais com os alunos fora da sala de aula, no período de férias, é a principal proposta do Programa de Animação Cultural que está sendo promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação. As atividades - que tiveram início na última terça-feira e seguem até amanhã (15) – conta com três eixos temáticos, sendo meio ambiente, circuito dos museus e city tour pelas pontes e centro histórico da capital pernambucana.

O projeto contempla 1,7 mil alunos, de 6 a 14 anos, e envolve 68 escolas da rede, segundo informou o coordenador da Gerência de Animação da PCR, Marcos Galdino. Entre às 8h30 e 17h, arte- educadores e animadores ligados ao projeto acompanham os grupos de estudantes para as mais diversas programações. Faz parte do roteiro passeios e atividades pelos Parques da Jaqueira e 13 de Maio, Lagoa do Araçá, museus da Abolição, de Arte popular e do Homem do Nordeste e ainda o Casario Histórico da Rua da Aurora, Praça do Arsenal, Marco Zero e as principais pontes que ligam os bairros de Santo Antônio, Boa Vista e São José.

Ontem, alunos da Escola Mário Melo, localizada em Campo Grande, visitaram o Museu de Arte Popular (Map), no Pátio de São Pedro. “Estamos recebendo uma turma em cada turno. Para isso, adaptamos o formato de atendimento de acordo com a proposta da colônia e, assim, inserimos atividades lúdicas a exemplo do teatro de fantoches que conta com a participação dos alunos. No final do turno, os estudantes criam seus desenhos e depois as artes ficam expostas em nosso varal, na recepção”, explicou a diretora do museu, Marcela Wanderley.

Enquanto fazem o roteiro para conhecer as 190 peças do espaço cultural, os alunos são acompanhados pelo mediador do Map, Alisson Góis que de maneira didática faz relatos sobre as peças e explica ainda a história do cordel, da xilogravura entre outras manifestações culturais. Para o aluno Igo Nunes, 13 anos, que está na sexta série do ensino médio, as visitas são muito divertidas. “Nas férias estou indo para escola para participar de aulas de capoeira, de jogos de futebol e as visitas são muito boas porque saímos da escola para aprender se divertindo”, contou.

De acordo com a arte-educadora de Jogos e Brincadeiras da Escola Municipal Mário Melo, Natália Duarte, as atividades fora da escola são interessantes já que servem de ocupação de aprendizagem para os estudantes. “Geralmente quando a escola não oferece opções, o aluno fica em casa ou na rua e aqui eles podem aprender se divertindo”, enfatizou.

Matérias Relacionadas
- Biblioteca de Afogados exibe Asa Branca, Um Sonho Brasileiro
- PCR promove oficinas infantis durante o mês de julho
- Rap, coco de roda e afoxé na Terça Negra em homenagem a Oxum
- Começam matrículas da Escola de Frevo
- Teatro Oficina encerra turnê Dionisíacas com O Banquete
- Orgia dionisíaca de Bacantes “carnavaliza” Peixinhos
- 5ª Recitata abre inscrições
- Pátio de São Pedro
- Cacilda Becker brilha em Peixinhos
- La Greca promove oficina sobre produção artística e curadoria
- Flor do Deserto entra em cartaz no Cinema Apolo
- Ritmos nordestinos e Projeto Vitrine Recife animam o Pátio de São Pedro
- Mamam tem oficinas de férias
- Nascedouro de Peixinhos embarca na estreia do Teatro Oficina
- Integrantes do Teatro Oficina fazem apresentação musical na Terça Negra
- Tipografia analógica e digital são temas de expo e palestra no CDR
- Multicultural divulga resultado da Chamada Pública para Educadores
- Oficinas parceiras do Programa Multicultural terminam com exposição na Fábrica Tacaruna
- Atores do Teatro Oficina se apresentam na Terça Negra
- Apolo-Hermilo abre inscrições para Performances e Construção Comunitária


Enviar    Imprimir