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PREFEITURA DO RECIFE PROMOVE PALESTRAS PARA SERVIDORES
12:14 Quinta-feira, 16 de Setembro de 2010

O atendimento às pessoas idosas e com deficiência foram as temáticas das apresentações

Por Kellen Lima

A Prefeitura do Recife, por meio da Escola de Gestão Pública, promoveu, nesta quinta-feira (16), das 8h às 12h, palestras para os funcionários que lidam com atendimento ao público idoso e às pessoas com deficiência. Ministradas no 5º andar do edifício sede da PCR (Secretaria de Finanças), elas foram destinadas a servidores municipais e integram o curso 'Excelência no Atendimento ao Público', que tem como instrutora a psicóloga Elaine Rossiter, e segue até o dia 24

Cerca de 50 pessoas, divididas em duas turmas, participaram das apresentações, voltadas para a qualidade do atendimento prestado pelos funcionários municipais aos contribuintes. Para Márcia Holanda, coordenadora do curso em Finanças, o principal foco está voltado para a humanização do serviço. “Finanças é uma área muito técnica, mas lidamos com pessoas todos os dias, então precisamos humanizar o nosso trabalho o máximo possível”, afirmou.

Conceitos sobre o processo de envelhecimento, Estatuto do Idoso, dados percentuais, entre outros temas, foram abordados pela gerente da Pessoa Idosa da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC), Kylvia Martins, que ministrou a explanação sobre atendimento às pessoas idosas. “O objetivo geral é fazer com que nossos funcionários identifiquem e compreendam esse público, que não deve ser tratado como criança ou como pessoas que desconhecem seus direitos”, explicou Kylvia.

Segundo Nadja Medeiros, secretária do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, ministrante da palestra que envolve o serviço prestado às pessoas com deficiência, a PCR atende um número considerável de cidadãos que necessitam de atendimento diferenciado. “É muito importante saber como tratar a pessoa com deficiência, quebrar paradigmas e ter uma diferença na forma do olhar e do agir. Hoje já temos muitos benefícios. Neste sentido, um bom exemplo são os surdos, que sofriam muito com a dificuldade da comunicação, mas, agora, já podem contar com funcionários que sabem a linguagem de libras”, disse.

Aliando prática à experiência diária, o funcionário mostra-se identificado com a temática proposta. “O melhor disso tudo é que misturo o que vivo no cotidiano do meu trabalho, com o que aprendo aqui no curso, melhorando a qualidade do meu atendimento”, disse Artur José, servidor municipal, que participou da palestra sobre pessoas idosas. Já para a servidora Priscila Carneiro, informações novas são o atrativo da palestra sobre pessoas com deficiência. “Tem muita coisa que a gente não sabe, mas que é necessário para um bom atendimento. E se a gente tem mais conhecimento, faz um trabalho melhor”, afirmou.

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