Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE RECEBE TERRENOS DA UNIÃO
12:21 Sexta-feira, 17 de Setembro de 2010

O direito real de uso contempla a área do Pilar, enquanto cessões de autorização de guarda provisória foram concedidas nos bairros do Cabanga, Cais do Apolo e Derby

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, e o superintendente regional do Patrimônio da União - SPU, Paulo Ferrari, assinaram, na manhã desta sexta-feira (17), na sala de reunião do gabinete, 9º andar do edifício sede da PCR, os contratos de cessão de direito real de uso referente a quatro quadras na área do Pilar, no Bairro do Recife. Na ocasião também foram assinadas três cessões de autorização de guarda provisória de terrenos nos bairros do Cabanga, Cais do Apolo e Derby.

No Pilar, serão cedidas as quadras 40, 45, 55 e 60. Já as guardas provisórias são referentes a terrenos, nas Ruas Comandante Antônio Manhães de Mato, no Cabanga, e Amaury de Medeiros, nº 77, no Derby; além dos lotes 81 e 82 localizados na Avenida Cais do Apolo, no Bairro do Recife. Estes últimos passam a ficar sob a guarda do município até a concessão de posse definitiva das áreas pela União.

Para o prefeito, o ato marca um momento relevante para a comunidade do Pilar, que está sendo urbanizada, contando com um grande projeto, como a construção de 330 apartamentos, mercado público, escola e centro de convenções. “Hoje damos um passo importante para a melhoria da qualidade de vida dos moradores do Pilar. Com a assinatura dos contratos de cessão, as famílias que ocupam aquela localidade há mais de 40 anos, terão moradia garantida”, afirmou.

A maior parte da área onde está localizada a comunidade do Pilar passa a pertencer ao município, faltando apenas os lotes 25 e 46 para a posse total do espaço. Dessa forma será realizado o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar, que vai urbanizar toda a localidade no prazo de três anos. O programa é orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos através de parcerias com o Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

O superintendente regional do SPU, Paulo Ferrari destacou o trabalho da gestão, voltado para a população de baixa renda, de maneira a proporcionar melhorias definitivas àqueles que habitam as localidades beneficiadas. “É muito importante quando um gestor se preocupa com o município e com a qualidade de vida da população mais necessitada, incluindo a cidade informal à sociedade formal

Segundo o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Schvartz, o processo durou 12 anos e resolverá antigas questões pendentes.“Essa luta não foi fácil e só foi possível graças à determinação dessa gestão, que culminou na cessão dos terrenos, que vai garantir muitas melhorias para as comunidades beneficiadas, vai devolver dignidade para essas pessoas”, afirmou.

Moradora do Pilar, representando a comunidade, Cláudia Maria da Silva, 30 anos, agradeceu ao prefeito e toda a equipe envolvida no projeto, pelo momento que ela presenciou. “Essa é a realização de um sonho de mais de 40 anos para muitas pessoas da minha comunidade. É a conquista da nossa luta, que saiu do papel”, disse.

Estavam presentes na solenidade a secretária Amparo Araújo (Direitos Humanos), Ana Cláudia Mota (assessora executiva Controle e Desenvolvimento), Augusto Miranda (coordenador Orçamento participativo), Ricardo Soriano (secretário de Assuntos Jurídicos), Maria Isabel Viana (secretária de Serviços Públicos), Evelyne Labanca (secretária de Gestão e Planejamento), Débora Mendes (presidente da URB), Rejane Pereira (secretária Especial da Mulher), Wellington Batista (presidente da EMPREL), Fernando Nunes (secretário de Administração e Gestão de Pessoas) e Prazeres Barros (assessora executiva Direitos Humanos).

Confira AQUI os detalhes dos projetos que envolvem os terrenos.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura faz recapeamento da Rua Barão de São Borja
- Detalhes dos Projetos
- Prefeitura do Recife recebe terrenos da União
- Prefeitura promove treinamento em gestão pública para servidores
- Seminário discute Direitos Sexuais e Reprodutivos
- Novas áreas da União serão cedidas ao Recife nesta sexta-feira
- Prefeitura do Recife promove palestras para servidores
- Alunos da rede municipal do Recife participam do Somos Todos Cientistas
- Prefeitura do Recife participa de seminário na China
- Prefeito João da Costa anuncia início de 15 obras em áreas de morro do Recife
- PCR participa de Encontro Internacional na Venezuela
- PCR faz recapeamento de vias no Pina e no Zumbi
- Lei Maria da Penha é discutida com as mulheres da RPA-4
- Prefeito João da Costa empossa novos conselheiros do Comud
- Prefeitura realiza demolição de onze imóveis em área de risco
- Projeto discute meio ambiente com estudantes em San Martin
- Mercado de São José comemora aniversário
- PCR garante sucesso da 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco
- Ações de manutenção trazem melhorias ao Bairro do Recife
- Mercado de São José comemora 135 anos de existência


Enviar    Imprimir