Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

COMEÇA 15ª EDIÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE
10:12 Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Antônio Nóbrega, que marcou abertura, apresenta-se mais uma vez no Santa Isabel, nesta sexta (22)

Por Jaciana Sobrinho

Teve início nesta quinta (21), às 21h, o Festival Internacional de Dança do Recife - FIDR. A solenidade de abertura aconteceu no Teatro de Santa Isabel dando o ponta pé inicial à maratona de apresentações e oficinas desta 15ª edição. Antônio Nóbrega apresentou seu espetáculo “Naturalmente”. O evento realizado pela Prefeitura do Recife e promovido pela Secretaria de Cultura com apoio da Petrobrás e Funarte, segue até 30 de outubro. Antônio Nóbrega volta a se apresentar no Santa Isabel, nesta sexta (22), às 21h. O ingresso custa R$ 5,00 (preço único).

A abertura do FIDR contou com a presença do secretário de Cultura, Renato L, a presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Luciana Félix, o coordenador do FIDR, Arnaldo Siqueira, a curadora do FIDR, Sandra Meyer, gerente de dança, Alexandre Macedo e o representante do Ministério da Cultura em Recife, Jorge Clésio.

Com esse festival, queremos mais uma vez saudar a classe artística da dança no Recife. Estamos comemorando 15 anos do Festival Internacional de Dança relembrando sua história tão rica e importante quanto a de Nelson Triunfo, o homenageado desse ano, um dos pioneiros do Hip Hop no Brasil, um dos muitos nordestinos que migraram para o sudeste e que fazem com que o Brasil exiba nossa diversidade cultural pelo mundo”, comentou Renato L.

Naturalmente - Teoria e Jogo de uma Dança Brasileira, espetáculo idealizado e estrelado por Antônio Nóbrega, faz um passeio pelas danças populares brasileiras. Acompanhado por duas bailarinas e oito músicos, Nóbrega apresenta performances-danças em forma de solos, duetos e trios, além de números musicais. Cada número é antecedido de uma explicação e alguns deles são ilustrados com vídeos. “Eu sempre quis unir todas as danças num único show, mas ficava na dúvida se daria certo. Depois de algum tempo, o espetáculo nasceu e apresento agora o resultado para vocês”, contou Antônio. Com sua simpatia e sua ginga, Nóbrega brilhou no palco e, pelos aplausos calorosos que recebeu, pode-se deduzir que agradou o público.

A grade de programação oferece espetáculos de dança, intervenções artísticas e atividades formativas com ações externas e em teatros. Além de atrações nacionais e internacionais, marca registrada do Festival, o FIDR abre espaço para discussões sobre criação, exibição, difusão e organização na área da dança, através da realização de cursos, lançamentos de livros e encontros como o Ginga B Boy e B Girls, ‘batalha’ de dança Street Style.

No total, o festival terá 91 ações distintas que acontecem em escolas, teatros, mercados e espaços públicos como a Torre Malakoff e Mercado de Afogados. Participam dos espetáculos e oficinas 24 companhias e/ ou artistas dos Estados Unidos, França, Suíça e Angola, além de grupos ou profissionais brasileiros egressos de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Este ano, conhecerá os trabalhos de Antonio Nóbrega; Trisha Brown Dance Company; Grupo Grial de Dança; Yann Marussich e do Centre Chorégraphique National Roubaix Nord-Pas de Calais. Confira a programação completa no blog do FIDR:

 /

Matérias Relacionadas
- Programa Multicultural abre inscrições para Oficina de Teatro
- Os cinemas municipais oferecem cultura e lazer a preços populares
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro apresenta o Treplin Recife Jazz nesta sexta-feira (22)
- Pátio de São Pedro estica Dia das Crianças
- Alunos da Escola de Frevo participam da “Colheita Literária”
- Espetáculo de Antônio Nóbrega marca abertura do XV FIDR
- Concurso de Iluminação Natalina do Recife anuncia inscrições
- PCR anuncia programação do Festival Internacional de Dança do Recife
- Mamam abre exposição de Tomie Ohtake
- PCR convoca para 5ª Mostra de Circo Recife
- Festival mantém viva a obra do Rei do Baião
- PCR lança bolsa de complementação de renda para Agentes de Leitura
- PCR realiza 2º Festival Gonzaguiano de Arte Mais Educação
- Prefeitura divulga programação do 15º Festival Internacional de Dança do Recife
- Terça Negra recebe mais uma Batalha de MCs
- Revistas publicadas pela PCR são lançadas em São Paulo
- Tomie Ohtake em exposição no Mamam
- Vitrine do Mês expõe os trabalhos de Cyl Gallindo na Biblioteca de Casa Amarela
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca do Recife terminam quarta


Enviar    Imprimir