Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

PCR ANUNCIA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO RECIFE
00:00 Terça-feira, 19 de Outubro de 2010

Com 91 ações distintas para população, evento acontece entre 21 e 30 de outubro

A programação do Festival Internacional de Dança do Recife foi anunciada hoje (19), pela manhã, pelo secretário de Cultura, Renato L. Participaram do anúncio, além do secretário, o coordenador geral do Festival Internacional de Dança, Arnaldo Siqueira; a diretora de Captação de Recursos, Renata Pedrosa; o diretor da Aliança Francesa, Eric Lahille; e o criador da identidade visual do FIDR, Ubirajara (Móbile Comunicação). O evento, promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife, com apoio da Petrobrás e Funarte, acontece entre os dias 21 e 30 de outubro.

Em sua 15ª edição, o FIDR homenageia o pai do Hip Hop no Brasil, Nelson Triunfo, e presenteia a Cidade com uma maratona de espetáculos de dança, intervenções artísticas e atividades formativas com ações externas e em teatros. “Essa edição do Festival de Dança abre ainda mais o diálogo entre o Recife e o mundo, sem xenofobia, sem bairrismo e sem esquecer a produção local. O Festival também resgata a força da cultura Hip Hop com as apresentações desse movimento com a homenagem a Nelson Triunfo”, afirma o secretário Renato L.

Além de atrações nacionais e internacionais, marca registrada do Festival, o evento se firma como um espaço de diálogo sobre criação, exibição, difusão e organização na área da dança, através da realização de cursos, lançamentos de livros e encontros como o Ginga B Boy e B Girls, ‘batalha’ de dança Street Style. No total, o festival terá 91 ações distintas que acontecem em escolas, teatros, mercados e espaços públicos, como a Torre Malakoff. Participam dos espetáculos e oficinas 24 companhias e/ ou artistas dos Estados Unidos, França, Suíça e Angola, além de grupos ou profissionais brasileiros egressos de Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina.

O Festival é considerado um dos eventos de dança mais importantes do Brasil, e este ano traz nomes de destaque como Antonio Nóbrega; Trisha Brown Dance Company; Grupo Grial de Dança; Yann Marussich e o Centre Chorégraphique National Roubaix Nord-Pas de Calais, capitaneado pela americana radicada na França, Carolyn Carlson, um dos nomes mais importantes da dança contemporânea atual. “O FIDR tornou-se um evento de muita relevância por estar preocupado em levar a arte a todos os lugares possíveis, dialogando com as pessoas e a Cidade, oferecendo também formação cultural à população”, comenta Arnaldo Siqueira, coordenador do Festival.

Mais uma vez o Festival Internacional de Dança do Recife ganha curadoria da catarinense Sandra Meyer e traz como novidade a programação antecipada. Desde o dia 14 de outubro, o público pode conferir os espetáculos Travessia, do Grupo Grial e Li e Mandala, de Carolyn Carlson; além de atividades formativas como o Curso de porta estandarte e o Aulão de Frevo, ministrado pela Cia Guerreiros do Passo; da capacitação de arte-educadores e animadores culturais que acontece nos dias 19 e 20, no Centro de Formação Professor Paulo Freire.

O Festival ocupará cinco teatros da Cidade: Teatro de Santa Isabel, Teatro Apolo, Teatro Hermilo, Teatro Marco Camarotti e Teatro Barreto Jr. Como é de praxe, os espaços externos também serão contemplados com apresentações no Mercado de Afogados, Rua da Alfândega, Rua da Moeda, Mamam, Mercado Eufrásio Barbosa e Hipódromo, além de escolas municipais. A capilaridade é reflexo do direcionamento de todos os eventos promovidos pela Secretaria de Cultura e FCCR, que é com a democratização do acesso à cultura.

APOIOS E PATROCÍNIOS – O XV Festival Internacional de Dança do Recife é uma realização da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem patrocínio de apresentação da PETROBRAS e parcerias com o Consulado Geral da França para o Nordeste, Rumos Itaú Cultural, além dos apoios da Aliança Francesa, Fundação de Cultura de Camaragibe, Livraria Cultura. O FIDR conta ainda com o apoio Institucional da Secretaria da Educação, da Secretaria da Juventude, do Mamam e FADE.

HOMENAGEM – Nelson Triunfo é um pernambucano multifacetado. Dançarino, Coreógrafo, poeta, músico, produtor, educador Social, é considerado o ‘Pai do Hip Hop’ no Brasil. Após sair de Triunfo e passar pela Bahia, desembarcou em São Paulo, onde fundou na década de 1970, o Black Soul Brothers e um dos melhores grupos de todos os tempos da black music no Brasil, o Funk & Cia, com dançarinos que escolheu em rodas de Soul nos Bailes Blacks. Em parceria com o Governo Federal, Estadual, Prefeituras e entidades do Terceiro Setor, desenvolveu inúmeros trabalhos sobre cultura hip hop e capacitação de professores sobre como trabalhar melhor com os jovens e adultos. Atualmente, ele desenvolve e coordena oficinas culturais de Hip Hop e trabalha como assessor e produtor cultural em eventos.

Triunfo também desenvolveu trabalhos na Europa e em São Paulo, Barueri e no departamento de Educação e Cultura do Município de Diadema. Coordena ações do Coletivo de Artistas da Cultura Hip Hop junto à Secretária de Estado da Cultura de São Paulo. Nelson também faz shows com o Grupo Funk & Cia onde procuram manter viva toda a essência da original Cultura de Rua em suas apresentações.

SERVIÇO:
XV Festival Internacional de Dança do Recife
De 21 a 30 de outubro
Coordenação Geral/Direção Artística: Arnaldo Siqueira
Curadoria: Sandra Meyer (SC)
Realização: Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria e Fundação de Cultura do Recife
Informações: (81) 3355 3320
www.dancarecife.blogspot.com
www.twitter.com/festivaldanca
www.flickr.com/photos/fidr


Matérias Relacionadas
- Mamam abre exposição de Tomie Ohtake
- PCR convoca para 5ª Mostra de Circo Recife
- Festival mantém viva a obra do Rei do Baião
- PCR lança bolsa de complementação de renda para Agentes de Leitura
- PCR realiza 2º Festival Gonzaguiano de Arte Mais Educação
- Prefeitura divulga programação do 15º Festival Internacional de Dança do Recife
- Terça Negra recebe mais uma Batalha de MCs
- Revistas publicadas pela PCR são lançadas em São Paulo
- Tomie Ohtake em exposição no Mamam
- Vitrine do Mês expõe os trabalhos de Cyl Gallindo na Biblioteca de Casa Amarela
- Inscrições para o Festival de Música Carnavalesca do Recife terminam quarta
- Li e Mandala: coreografias francesas movimentam noite de Sábado no Recife
- Começam inscrições para o Revela Design 2010
- Escola de Frevo realiza atividades lúdicas na semana da Criança
- Domingo é dia de teatro infantil no Sítio Trindade
- Começam inscrições para o Revela Design 2010
- Espetáculos Li e Mandala ganham única apresentação no Recife
- Escola de Frevo realiza atividades lúdicas na semana da Criança
- Teatro do Parque promove aulas de frevo
- Biblioteca de Afogados oferece um mundo da imaginação


Enviar    Imprimir