Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ENCONTRO DE PROFESSORES TRABALHA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O MUNDO DO TRABALHO
18:07 Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

O trabalho continua até o dia 5 de novembro em quatro escolas profissionalizantes do Recife

Por Vanessa Beltrão

A Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel) promoveu, na tarde desta quarta-feira (3), no auditório da Escola Profissionalizante Virgem Poderosa, a abertura do 4° Encontro de Formação Continuada de Professores das Escolas de Ensino Profissionalizante. A iniciativa tem como objetivo capacitar professores municipais na temática “As relações étnico-raciais e o mundo do trabalho”.

A programação da tarde começou com a apresentação de Bete Cruz e os Boêmios do Capibaribe, grupo formado por estudantes e ex-estudantes do curso de música da Escola Profissional de Artes João Pernambuco. Os músicos executaram canções sobre igualdade, Zumbi dos Palmares e a cidade do Recife.

Depois da descontração, começou a abordagem da temática. As palestras foram feitas pela professora mestra em Educação, Elizama Messias, e pelo professor doutorando em História da Educação, Itaci da Luz. Durante a apresentação da professora Elizama, as definições de racismo, estereótipos, discriminação racial e racismo institucional foram trabalhadas. A palestrante trouxe, também, exemplos práticos de atitudes que podem contribuir para comportamentos racistas no ambiente escolar como a utilização de apelidos pejorativos e a utilização de livros didáticos ou da literatura infantil que colocam, por exemplo, o negro numa posição desfavorável.

O público também teve a oportunidade de participar de um debate sobre as relações étnico-raciais e o mundo do trabalho e retirar suas dúvidas. “Essa formação tem como objetivo ampliar o conhecimento de professores e professoras da rede municipal na perspectiva de refletir a problemática do racismo no ambiente escolar”, diz a coordenadora do Grupo de Trabalho Étnico-racial na Educação (GTERÊ), Maria de Fátima Oliveira.

O trabalho, que teve início nesta tarde, continua até o dia 5 de novembro nas seguintes instituições de ensino: Escola Profissional de Artes João Pernambuco, Escola Profissionalizante Virgem Poderosa, Escola Profissional anexa ao CSU Bido Krause e o Centro de Educação Profissional Jornalista Cristiano Donato. As oficinas que abordarão a temática ocorrerão das 8h às 12h; das 14hàs 18h e das 18h30 às 21h30.

A ação acontece em parceria com o GTERÊ. Segundo o gerente de Educação Profissionalizante da Seel (GEP), Antônio Tadeu, o tema do 4º Encontro de Formação Continuada de Professores das Escolas de Ensino Profissionalizante e o último do ano foi escolhido devido à proximidade com o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. “O importante é que esse processo culmine com atividades que acontecem na sociedade durante as comemorações do 20 de novembro”, afirma a diretora de Ações Educacionais Complementares da Seel, Edna Teotônia.

As capacitações da formação continuada serão realizadas por componentes do GTERÊ e professores da rede municipal. Os encontros de formação continuada já trabalharam este ano temas como a mulher e o mundo do trabalho, o Movimento de Cultura Popular (MCP) e a questão dos trabalhadores.

Matérias Relacionadas
- Aluna da rede municipal do Recife é semifinalista na 2ª Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa
- Secretaria de Educação realiza Encontro para professores do ensino profissionalizante
- Educativo Mamam realiza oficina sobre Livro-objeto
- Pais beneficiários do Programa Bolsa Escola recebem certificado do Escola para Pais
- Bolsa Escola Municipal reúne novos beneficiários
- Programa Bolsa Escola Municipal recebe novos beneficiários
- Última semana de atualização de cadastro junto ao Bolsa Família
- Educadores do ProJovem recebem certificado de especialização
- Educadores do Projovem Urbano do Recife recebem certificados de especialização
- Professores apresentam experiências na área de ensino à distância no RS
- Famílias de Beneficiários do Bolsa Escola participam de aula-passeio no Capibaribe
- Invenção de Poesia e homenagem ao Dia do Professor
- Escola Octávio de Meira Lins leva o tri da Gincana de Coleta Seletiva
- II Baile do Professor agita Clube Internacional
- Prefeito em exercício do Recife prestigia o II Baile do Professor
- Barreto Júnior exibe Chapeuzinho de Neve Adormecida para alunos da rede pública
- Prefeitura firma parceria com empresa da Microsoft
- Crianças reinventam bumba-meu-boi
- Aula-Concerto leva alunos do Bolsa Escola para o Santa Isabel
- Oficina de fotografia traz registros e uma mini-câmara obscura


Enviar    Imprimir