Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Secretaria Especial da Mulher

MISSÃO ITALIANA DO PROJETO 100 CIDADES DISCUTE O TRABALHO DAS MULHERES
19:47 Sexta-feira, 5 de Novembro de 2010

Para acompanhar a efetivação do projeto municipal “A Promoção do Trabalho das Mulheres e o Enfrentamento da Violência”, que será executado pela Secretaria Especial da Mulher da Prefeitura do Recife, uma delegação do Projeto 100 CITTÀ: Itália-Brasil chegou ao Recife para reuniões e visitas técnicas aos espaços que serão contemplados pela ação.

O projeto “A Promoção do Trabalho das Mulheres e o Enfrentamento da Violência” beneficiará 120 mulheres que já desenvolvem algum tipo de atividade voltada à cultura, incluindo as usuárias do Centro de Referência Clarice Lispector e as integrantes da Rede Mulheres Tecendo a Economia Popular e Solidária. Para isso, haverá 14 encontros de formação profissional e de temas que contribuam com o empoderamento destas mulheres. Orçado em R$ 125 mil, o projeto receberá R$ 59 mil euros da União Europeia, por meio do 100 CITTÀ, e o restante será custeado pelo Município.

Originária da província italiana de Torino, a missão teve, na manhã desta sexta-feira (5), o primeiro encontro de trabalho na sala de reuniões da Secretaria Especial da Mulher, situada no 8º andar da Prefeitura do Recife. A reunião foi coordenada pela secretária Rejane Pereira, com as participações de Paolo Pozzo, da ONG Iscos; Rocco Padovano e Tiziana Manzi, da cidade de Collegno; além de Teresa Falchi, da Confcooperative. A titular de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo, compareceu ao encontro e demonstrou interesse em incluir as mulheres presidiárias em futuras parcerias entre a gestão e o 100 CITTÀ.

A discussão por mais de uma hora girou em torno dos desdobramentos do atual projeto em fase de execução com integrantes do Núcleo Gestor do Trabalho, que é composto por diversas secretarias. Estiveram presentes nesta reunião mulheres representantes das secretarias de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Desenvolvimento Econômico, Gestão e Planejamento, Saúde, Assistência Social, Educação e Turismo, além da Fundação de Cultura e Conselho Municipal da Mulher.

À tarde, a delegação italiana visitou alguns locais dos quais trabalhadoras foram incluídas no projeto, a Rede de Cultura do OP na Associação de Moradores e Moradoras da UR-2 – Ibura. E no sábado (06), as visitas técnicas serão ao Terreiro de Mãe Amara, em Dois Unidos, ao Espaço Mulher, em Passarinho, e ao Sítio Trindade (Casa Amarela).

No primeiro encontro, ocorrido em junho passado, a delegação italiana do Projeto 100 CITTÀ: Itália-Brasil se reuniu com representantes de diversas instituições de mulheres que atuam em várias frentes de trabalho. Os membros da missão são especializados em cooperativismo.

Saiba Mais: O projeto 100 CITTÀ tem por objetivo a troca de experiências entre 100 cidades italianas, brasileiras e de outros países da América Latina. Além disso, visa a integrar uma rede de cooperação para financiar a criação e execução de vários projetos focados nas temáticas da Infância e Juventude, Direitos das Mulheres, Política de Habitação, Transportes Urbanos, Saneamento Básico e Lixo. A ação foi idealizada pela Associação Nacional das Prefeituras Italianas, em parceria com as instituições brasileiras, a exemplo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Ministério das Cidades.

Matérias Relacionadas
- Crianças da Comunidade do Pilar fazem abertura do Zeppelin
- Prefeitura do Recife apoia Passeio Ciclístico contra a fome
- Escola de Gestão divulga novas turmas de novembro
- Décima parcela do IPTU Recife vence dia 10
- Prefeitura realiza mais uma capacitação para equipe social da Codecir
- PROGRAMAÇÃO
- Prefeito em exercício visita Dom Fernando Saburido
- PCR apoia 4ª Caminhada dos Terreiros
- Teatro e missas marcam o Dia de Finados no Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Prefeito em exercício do Recife vota na Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recife
- Prefeito em exercício Milton Coelho vota no bairro da Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura do Recife intensifica limpeza nas zonas eleitorais
- Concerto para a Vida leva música aos cemitérios do Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- Pais participam de seminário de enfrentamento à violência e recebem certificado
- Prefeitura inicia licenciamento de comerciantes para festa do Morro


Enviar    Imprimir