Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

TEATRO E MISSAS MARCAM O DIA DE FINADOS NO RECIFE
16:09 Terça-feira, 2 de Novembro de 2010

Missas nos cemitérios de Santo Amaro e no Parque das Flores foram realizadas pelo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido

Por Vanessa Beltrão

Teatro e missas marcaram o Dia de Finados, nesta terça-feira (2), nos cemitérios do Recife.  A Prefeitura do Recife investiu cerca de R$ 310 mil na preparação da data. Mais de 100 profissionais foram mobilizados para fornecer informações ao público e auxiliar na vigilância.

Para garantir que todos os visitantes tivesses mais conforto, a PCR veio desenvolvendo ações para melhorar ainda mais a pintura dos muros e fachadas e a manutenção da rede de iluminação,  podas, limpeza e capinação geral dos espaços.

Durante todo o dia foi possível observar a presença de profissionais da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) auxiliando na organização do fluxo de veículos e na fiscalização dos cemitérios. Além disso, funcionários da Companhia de Serviços Urbanos do Recife (CSURB) e da Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) monitoraram o comércio de flores e alimentos. Agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) trabalharam na organização do trânsito no entorno dos espaços. O importante era deixar a entrada das necrópoles livres para que as pessoas pudessem fazer suas visitas com tranquilidade.

Uma das celebrações mais aguardadas da programação, a primeira missa do dia realizada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido começou, por volta das 10h, no cemitério de Santo Amaro, Centro do Recife. Durante mais de uma hora, o arcebispo falou sobre a prática da caridade e também da importância de se promover a paz.   “A nossa meta é transformar esse mundo numa Jerusalém verdadeira através da fraternidade até que possamos chegar na Jerusalém celeste.  Quantos de nós estamos nos recordando dos entes queridos mais próximos?  O que nos consola é a certeza da ressurreição ”, afirmou.

Durante a missa, Saburido também pediu um minuto de silêncio para que as pessoas pudessem lembrar dos familiares e amigos que já morreram. “Todos os anos eu venho e hoje foi maravilhoso porque estava o nosso arcebispo”, disse auxiliar de enfermagem, Rosa Maria de Lima, que veio prestar uma homenagem aos parentes já falecidos que estão sepultados no Cemitério de Santo Amaro.

Antes das bênçãos finais de Dom Fernando, houve a apresentação do Concerto para a Vida que este ano contou com a participação de três atores e dois músicos que vestidos de branco e com os rostos pintados realizaram uma encenação para passar uma mensagem positiva. “A gente quer dizer para as pessoas que a morte não é um fim, mas uma etapa da vida”, completa o ator e integrante do projeto Concerto para a Vida André Luiz sobre o objetivo da apresentação. Pela tarde, o grupo se apresentou no Cemitério Parque das Flores.

O Concerto para a Vida é um projeto que há 17 anos leva música e arte pelas necrópoles do Recife. A iniciativa foi idealizada pelo maestro Givanildo Amâncio e tem o apoio da Prefeitura do Recife. A alegria do grupo serviu para suavizar o dia das milhares de pessoas que vieram aos cemitérios visitar parentes e amigos.

PARQUE DAS FLORES – O movimento também foi intenso no Cemitério Parque das Flores, no Recife. O comércio de rosas tomou as calçadas do local. A população também aproveitou para acender velas e participar das missas. A expectativa da coordenação do Parque das Flores era de que cerca de 4 mil visitantes passassem pelo espaço durante todo o dia de hoje. A contadora Darcy Mesquita era um deles. “A pessoa fica no coração mas vim prestar homenagem ao que ela foi”, disse a contadora sobre a mãe falecida há 16 anos. Por volta das 16h, o arcebispo Dom Fernando Saburido também realizou uma celebração no cemitério Parque das Flores.

A programação do Recife para o Dia de Finados também contou com missas nos cemitérios de Casa Amarela e da Várzea. A limpeza nas áreas internas e externas nas necrópoles foi intensificada com o apoio de 56 garis. A Secretaria Municipal de Saúde também participou através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. 

Matérias Relacionadas
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Prefeito em exercício do Recife vota na Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recife
- Prefeito em exercício Milton Coelho vota no bairro da Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura do Recife intensifica limpeza nas zonas eleitorais
- Concerto para a Vida leva música aos cemitérios do Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- Pais participam de seminário de enfrentamento à violência e recebem certificado
- Prefeitura inicia licenciamento de comerciantes para festa do Morro
- PCR e Coral Edgard Moraes festejam Dia do Frevo de Bloco
- Projeto Faça Parte realiza oficinas no Mercado da Encruzilhada
- Escola de Gestão capacita gestores e servidores da Dircon
- Oficina de Dança encerra com coreografia na UR-02
- Produtos orgânicos são encontrados em feiras realizadas nesta sexta e sábado
- Coral emociona servidores municipais no Reciprev
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura capacita equipe de analistas da Defesa Civil


Enviar    Imprimir