Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITO EM EXERCÍCIO VISITA DOM FERNANDO SABURIDO
18:03 Quarta-feira, 3 de Novembro de 2010

Na ocasião, Milton Coelho adiantou que a Prefeitura apoiará as comemorações pelo centenário da Arquidiocese de Olinda e Recife

No próximo dia 5 de dezembro, a Arquidiocese de Olinda e Recife vai comemorar cem anos de existência com uma grande celebração no Marco Zero, que deve atrair cerca de 100 mil pessoas às ruas do Bairro do Recife, segundo estimativas da instituição. Nesta quarta-feira (3), o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, visitou o arcebispo Dom Fernando Saburido, na sede da Cúria Metropolitana, e aproveitou para conhecer os detalhes referentes ao evento do próximo mês. No encontro, Milton Coelho disse que a Prefeitura prestará todo o apoio necessário para o sucesso da festa.

De acordo com o prefeito, a administração municipal procura ajudar, já que para ele a igreja desempenha um papel social muito importante entre os cidadãos. “Ouvimos atentamente o arcebispo e pensamos que esta festa deve estar à altura do que o Recife representa para o Nordeste e do que a Igreja representa para o povo. Por isso, estaremos à disposição para prestar toda a ajuda necessária, no que diz respeito à infraestrutura”, explicou Milton Coelho. Na ocasião, o prefeito em exercício recebeu das mãos de Dom Fernando Saburido o convite para participar da celebração.

Para o arcebispo, a festa jamais poderia ser realizada sem o apoio da Prefeitura, já que se trata de um evento grandioso que envolve uma série de variáveis. “Estamos solicitando o apoio da Prefeitura, assim como solicitaremos o do Governo do Estado, já que teremos uma grande celebração. Estaremos recebendo representantes de todas as dez dioceses de Pernambuco e convidados de todo o País, além dos milhares de fiéis. Fiquei bastante feliz com a receptividade do prefeito em colaborar e acreditamos que será um momento único”, ponderou.

Além da celebração no Marco Zero, que será comandada pelo núncio apostólico no Brasil (representante do Vaticano), Dom Lorenzo Baldisseri, e contará com as participações de Fafá de Belém e do padre Reginaldo Manzotti, as comemorações do centenário da arquidiocese terão outras atrações. Exposições sobre a história da instituição terão lugar no Paço Alfândega, na Estação Recife do Metrô e na Universidade Católica de Pernambuco.

Por ocasião do centenário, será lançado um selo comemorativo e uma edição especial em forma de revista, que contará um pouco da trajetória da arquidiocese, bem como a atuação de cada um dos oito arcebispos e 24 bispos que comandaram a Igreja em Pernambuco ao longo deste período. Além disso, nos três dias que antecedem o evento do dia 5 de dezembro, todas as 102 paróquias que fazem parte da arquidiocese (Grande Recife, Vitória, Pombos, Escada, Primavera e Amaraji) terão noites de reflexão e oração para os fiéis.

Além do prefeito em exercício, Milton Coelho, e do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, participaram do encontro na Cúria Metropolitana o vigário-geral da arquidiocese, Monsenhor José Albérico Bezerra de Almeida; o coordenador da Pastoral, padre Josenildo Tavares Ferreira; o produtor do evento, Jairo Chaves; e o vereador Josenildo Sinésio.

HISTÓRIA – A história eclesiástica oficial em Pernambuco começa em 1614, com a criação da Prelazia de Pernambuco, mas foi somente em 1676 que foi criada a Diocese de Olinda, abrangendo os territórios de Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Em 5 de dezembro de 1910, a então Diocese tornou-se Arquidiocese.

Somente em 1918, no entanto, através da Bula “Cum Urbs Recife”, do papa Bento XV, a instituição mudou de nome e passou a se chamar Arquidiocese de Olinda e Recife. Ao completar 75 anos de existência, Dom José Cardoso Sobrinho apresentou seu pedido de renúncia ao Santo Padre e em 1º de julho de 2009, a Santa Sé publicou a nomeação de Dom Fernando Saburido como 8º arcebispo de Olinda e Recife.

Matérias Relacionadas
- PCR apoia 4ª Caminhada dos Terreiros
- Teatro e missas marcam o Dia de Finados no Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados
- Prefeito em exercício do Recife vota na Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça se apresenta no Recife
- Prefeito em exercício Milton Coelho vota no bairro da Boa Vista
- Esquadrilha da Fumaça volta ao Recife
- Prefeitura do Recife intensifica limpeza nas zonas eleitorais
- Concerto para a Vida leva música aos cemitérios do Recife
- Prefeitura do Recife amplia serviços nos cemitérios para Dia de Finados
- Pais participam de seminário de enfrentamento à violência e recebem certificado
- Prefeitura inicia licenciamento de comerciantes para festa do Morro
- PCR e Coral Edgard Moraes festejam Dia do Frevo de Bloco
- Projeto Faça Parte realiza oficinas no Mercado da Encruzilhada
- Escola de Gestão capacita gestores e servidores da Dircon
- Oficina de Dança encerra com coreografia na UR-02
- Produtos orgânicos são encontrados em feiras realizadas nesta sexta e sábado
- Coral emociona servidores municipais no Reciprev
- PCR divulga o abre e fecha para o feriado de Finados


Enviar    Imprimir