Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

INVENÇÃO DE POESIA NA BIBLIOTECA DE CASA AMARELA
12:34 Segunda-feira, 17 de Janeiro de 2011


O projeto entra no sétimo ano de encontros mensais, discutindo literatura, estimulando o gosto pela leitura e reunindo artistas da cena local

Por Izeneide Martiniano

Nesta terça-feira (18), às 15h, a Biblioteca Popular de Casa Amarela, localizada na Rua Major Afonso Leal, s/n, realiza a primeira edição de 2011 do recital Invenção de Poesia. O encontro, aberto ao público, é coordenado pelos artistas Rogério Generoso e Silvio Hansen. Na Vitrine do Mês, no hall da biblioteca, a obra do multiartista pernambucano Abelardo da Hora. A mostra fica em cartaz até o final do mês.

O projeto Invenção de Poesia foi instalado pelos poetas e artistas do bairro de Casa Amarela, no dia 18 de agosto de 2004. A ideia é estimular o gosto pela leitura e despertar novos talentos literários locais. Formado por 15 integrantes, sob coordenação de Silvio Hansen e Rogério Generoso, o projeto já contou com a participação de artistas de renome, como Raimundo Carrero, Paulo Bruscky, Marcus Acioly, entre outros artistas locais. Com apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), o grupo tem atuado, principalmente, nas bibliotecas populares de Casa Amarela e Afogados, e recebe em média 50 pessoas por apresentação.

Destaque: O artista plástico Abelardo Germano da Hora, nascido em São Lourenço da Mata, em 1924, é escultor, pintor, desenhista, gravurista e ceramista. Realizou sua primeira exposição de esculturas em abril de 1948. O Parque 13 de Maio, a Praça do Clube Internacional e o Horto de Dois Irmãos estão adornados, desde 1956, com obras do multiartista. Por sua sugestão, em 1960, a Câmara Municipal do Recife cria projeto de Lei que obriga a existência de obras de arte em edificações com mais de 1500 m2 na Cidade, tornando a capital pernambucana um grande centro de exposição ao ar livre.

Em 2004, surge o Instituto Abelardo da Hora, em homenagem aos 80 anos do escultor. O espaço tem o objetivo de preservar sua obra e manter o acervo do artista disponível ao público. Em 2007, são instalados vários monumentos no Recife - o Monumento aos Retirantes, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem; o Monumento ao Maracatu, nas proximidades do Forte das Cinco Pontas; e o Monumento ao Frevo, na Rua da Aurora.

O artista foi um dos três homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2008, junto com o maestro Ademir Araújo e o radialista Hugo Martins.

Matérias Relacionadas
- Maracatu e afoxé agitam a Terça Negra em clima de Carnaval
- Maracatus esquentam os tambores para o Carnaval
- Almir Rouche grava novo trabalho no Pátio de São Pedro
- Prefeitura homenageia Frei Caneca
- PCR recebe propostas artísticas e solicitações de apoio até dia 20
- Tardes de conhecimento na Casa do Carnaval
- Biblioteca Popular de Afogados comemora 56 anos
- Frei Caneca é homenageado nesta quinta
- Escola de Frevo oferece oficina de adereços e customização
- Teatro do Parque oferece aulas de Frevo
- Almir Rouche grava novo trabalho no Pátio de São Pedro
- Agenda especial comemora os 56 anos da Biblioteca Popular de Afogados
- Percussão, samba-reggae e afoxé animam a Terça Negra no Pátio de S. Pedro
- Como Cães e Gatos 2 e O Garoto de Liverpool são os destaques do Cinema Apolo
- Alunos do Multicultural apresentam documentário sobre comunidade do Coque
- PCR abre inscrições para concurso de passistas
- Fundação de Cultura prepara comissão julgadora do Carnaval 2011
- Ciclo Natalino chega ao fim com a Queima da Lapinha
- Bloco Nem Com Uma Flor completa 10 anos em 2011
- MAMAM oferece cursos de férias em janeiro


Enviar    Imprimir