Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA RECEBE MEDALHA DO IAHGP
00:00 Sábado, 29 de Janeiro de 2011

O prefeito foi condecorado com a medalha Conde da Boa Vista, por divulgar e manter viva a história do Estado

Por Mauro Rossiter

O prefeito do Recife, João da Costa, foi homenageado, na noite desta sexta-feira (28), pelo Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP) com a entrega da medalha Conde da Boa Vista. A honraria foi concedida ao prefeito na sede do Instituto, situada na Rua do Hospício, Bairro da Boa Vista. Ele foi condecorado por divulgar e manter viva a história do Estado, uma vez que trabalhou pela conservação do Arraial do Bom Jesus, hoje Sítio Trindade, e pela desapropriação do Sítio da Tamarineira.

O Instituto comemorou, na mesma ocasião, a passagem do 149º aniversário de sua fundação e 357 anos da Restauração Pernambucana. A mesa para a solenidade foi composta pelo prefeito João da Costa; pelo presidente do IAHGP, George Cabral; pelo secretário do Instituto, Reinaldo Carneiro Leão; pelo palestrante convidado, o embaixador Isnard Penha Brasil Júnior; pelo cônsul geral da França, Yves Lo-Pinto Serra; pela vereadora, Priscila Krause; e pelo deputado federal, Pedro Eugênio. Os dois últimos também foram agraciados com outras medalhas, e ainda houve a posse solene de novos associados efetivos do Instituto e o lançamento do número 63 da Revista do IAHGP.

João da Costa recebeu a medalha das mãos do presidente do IAHGP, George Cabral. O prefeito agradeceu a honraria em nome dos demais agraciados. “Coube a nós, como autoridades públicas, sermos sensíveis à importância e relevância desses sítios históricos, e agradeço o reconhecimento do Instituto, que preserva e difunde a história de nosso Estado. Temos um compromisso com a história pernambucana, o dever de defender os valores republicanos e democráticos que nasceram com a Revolução de 1817 e que carregamos desde então. E essa é uma consolidação desse momento histórico que vive Pernambuco, com grande crescimento econômico, colocando o Estado como protagonista na história do Brasil.”

O encerramento da solenidade ocorreu com a palestra proferida pelo embaixador e palestrante convidado, Isnard Penha, sobre Antônio Dias Cardoso, herói da insurreição pernambucana.

Sítios históricos - O Arraial do Bom Jesus, atual Sítio Trindade, tem grande importância histórica para Pernambuco, principalmente por ter sido um núcleo responsável pela resistência à invasão holandesa por cinco anos (1630 a 1635). O local é considerado solo sagrado pelo IAHGP por causa dos combatentes que morreram defendendo a pátria.

A desapropriação do Sítio da Tamarineira foi outra ação da Prefeitura do Recife que levou o Instituto a conceder a medalha Conde da Boa Vista a João da Costa. O IAHGP entende que o prefeito atendeu aos pedidos das instituições que cuidam do patrimônio histórico e paisagístico de Pernambuco e ao clamor público, desapropriando o local para utilidade pública, com vistas à criação de um espaço de lazer e cultura a serviço da população.

IAHGP – O Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano foi fundado em 1862. É o instituto histórico estadual mais antigo do Brasil e instituição pioneira na sistematização dos estudos sobre a história de Pernambuco e dos estados vizinhos. Teve como primeiro presidente o monsenhor Francisco Muniz Tavares, que escreveu sobre a Revolução de 1817.

Fontewww.institutoarqueologico.com.br



Matérias Relacionadas
- Conselho de Juventude se reúne nesta terça-feira
- Mulheres discutem meios de combater o tráfico de mulheres durante a Copa do Mundo de 2014
- Passeio ciclístico marca última edição do Viver o Bairro em janeiro
- Dia da Visibilidade Trans é comemorado com apoio da Prefeitura
- Passeio ciclístico toma as ruas do Recife no Projeto Viver o Bairro
- Prefeitura do Recife realiza abertura oficial do Ano Letivo 2011
- Prefeitura nomeia 200 novos professores
- João da Costa anuncia novos secretários municipais
- Prefeito do Recife assina ordem de serviço para o início das obras de novo habitacional
- Salário de servidores estará disponível neste sábado (29)
- Empresários de publicidade prestam homenagem ao prefeito João da Costa
- João da Costa recebe medalha Conde da Boa Vista
- Prefeito anuncia nomes de novos secretários
- Prefeito discute com equipe ações para o inverno em 2011
- João da Costa assina ordem de serviço para construção de novo conjunto habitacional
- João da Costa vistoria obras do OP no Ibura de Baixo e Jordão
- Biblioteca da PCR recebe 67 livros com temáticas sobre a mulher
- Fórum Gestor de Gênero discute políticas públicas para as mulheres
- João da Costa reúne equipe para tratar da Operação Inverno 2011
- Prefeitura do Recife participa de reuniões em Brasília


Enviar    Imprimir