Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA VISTORIA OBRAS DO PARQUE E REFINARIA MULTICULTURAL DO CAIARA
00:00 Quarta-feira, 9 de Fevereiro de 2011

Por Kellen Lima

O prefeito do Recife, João da Costa, visitou, na manhã desta quarta-feira (09), o local onde funcionarão o Parque e a Refinaria Multicultural do Caiara, situado no bairro do Cordeiro, zona oeste da Cidade. Os empreendimentos fazem parte do projeto “Capibaribe Melhor”, que prevê a criação de dois outros parques, um em Apipucos e outro em Santana. A partir de tais ações, a população passará a contar com mais áreas verdes, de lazer e convivência, que também fomentarão a educação ambiental.

Com a vistoria, o gestor – acompanhado de secretários municipais, presidentes de órgãos do município e autoridades - pôde verificar o andamento das obras de instalação dos equipamentos públicos. À margem do Rio Capibaribe, João da Costa contemplou a beleza do local e destacou a importância da implantação dos projetos. “Recife tem poucos parques, poucas áreas de convivência, de lazer e para a prática de esportes. Queremos mudar essa característica e ainda implantar mais Academias da Cidade, como já estamos fazendo no Parque 13 de Maio. Esses locais são fundamentais para a população”, disse.

Segundo o prefeito, a PCR trabalha intensamente na captação de recursos para que haja investimento nos diversos projetos que visam a melhoria da qualidade de vida da população da Cidade, como no caso no Parque do Caiara. “Já utilizamos parte dos recursos advindos da Petrobras com os dois primeiros módulos e fundação dos restantes. Estamos agora levantando novos orçamentos para saber, entre 30 e 60 dias, como conseguir novos recursos”, apontou Costa.
 
Localizado à margem direita do Rio Capibaribe, o Parque foi arquitetado para ser um pólo integrador de diversas atividades, que vão desde as caminhadas dos grupos de idosos, que acontecem todas as manhãs, até a realização de campeonatos e torneios esportivos. “Esse parque é uma bênção para todos nós e precisamos muito dele. Serve para mim, para as crianças, para quem quiser”, disse Otoniel Dias Silva, 56 anos, morador da localidade.
 
Para viabilizar essa proposta serão implantados no local um Centro de Treinamento com dois campos de futebol, pistas de atletismo e de skate e, quadras poliesportivas. O espaço deve contar, ainda, com arquibancadas, vestuários e setor administrativo, bem como serviços de estacionamento e bicicletário. Pista de cooper, deck, caramachão, parquinho e alameda também serão opções disponíveis ao público. A previsão é que o Parque do Caiara seja entregue até maio de 2012.
 
Refinaria Multicultural Parque do Caiara – O espaço terá, aproximadamente, 29 mil metros quadrados de terreno, dentro do Parque do Caiara, que tem área total de 140 mil metros quadrados. O projeto faz parte de um conjunto total de 6 refinarias, que funcionarão em cada RPA da Cidade, a serem instaladas no Recife dentro das ações do Programa Multicultural.
Seu diagrama prevê um centro de formação cultural, integrado por um conjunto de edificações interligadas entre si, onde serão desenvolvidas atividades de ensino e profissionalização na área cultural para jovens entre 16 e 25 anos da RPA 4. Os investimentos para a obra giram em torno de R$ 2,1 milhões.
 
O espaço terá, aproximadamente, 29 mil metros quadrados de terreno, dentro do Parque do Caiara, que tem área total de 140 mil metros quadrados. O local foi escolhido por conta do fácil acesso, através das Avenidas Caxangá e Maurício de Nassau, da carência de equipamentos culturais, da tradição e do potencial de desenvolvimento cultural e dos índices altos de violência na região, que atinge principalmente a população jovem.
 
Terminadas as visitas ao Parque e Refinaria, João da Costa dirigiu-se ao Canal do Cavouco, no bairro do Engenho do Meio, também zona Oeste do Recife. “Estamos vistoriando os espaços, as obras voltadas para a população, percebendo o que precisa ser requalificado, as vias que precisam ser saneadas, abertas. Verificando os projetos que devem ser feitos, o que deve ser construído, onde podemos implantar Academias da Cidade, quais praças precisam ser revitalizadas. Enfim, estamos vendo de perto as necessidades da população”, afirmou Costa.
 
Até o início da tarde o gestor parou em diversos pontos entre os bairros do Cordeiro, Engenho do Meio e Torrões. Sempre bem recebido pelos populares, que acataram a decisão do gestor em percorrer as ruas da cidade, em especial as áreas carentes. “Nunca nenhum prefeito esteve por aqui. Faz 52 anos que moro nesta casa, que fica nesta avenida – Inácio Monteiro, Torrões - que sempre encheu de água quando chovia. Mas agora estou vendo as obras serem iniciadas e certamente vou poder ver o fim delas”, afirmou  Janete da Silva Ramos, 72 anos.

Matérias Relacionadas
- Prefeito faz visita ao ateliê de Tereza Costa Rêgo
- João da Costa empossa 200 novos professores
- Eventos em fevereiro iniciam as comemorações do Dia Internacional da Mulher
- João da Costa inaugura obra do OP no Barro
- João da Costa visita o Caiara
- Prefeito João da Costa empossa novos professores concursados
- João da Costa anuncia o 47º Baile Municipal
- João da Costa visita obras do RioMar Shopping
- Prefeito entrega mais uma obra do OP no Barro
- Saúde encerra ciclo de Atividades circenses para crianças e adolescentes
- João da Costa e cônsul do Japão se encontram na Prefeitura do Recife
- Delegação italiana da Bolonha é recebida pelo prefeito João da Costa
- João da Costa recebe representantes do Consulado Britânico
- João da Costa recebe diretoria da CDL Recife
- Coletiva de Imprensa sobre o 47º Baile Municipal do Recife
- Penúltima edição do Viver o Bairro movimenta Recife Antigo
- Prefeito visita Hospital Infantil Maria Lucinda
- Viver o Bairro continua no mês de fevereiro
- Prefeito João da Costa participa da assinatura do Programa Viva o Morro
- João da Costa visita Hospital Infantil Maria Lucinda


Enviar    Imprimir