Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Direitos Humanos e Segurança Cidadã

SDHSC TEM PROJETO APROVADO PELO PROGRAMA URB-AL III
11:50 Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 2011

O objetivo é desenvolver nos conjuntos habitacionais uma política de paz e convivência

Por Priscyla Lôbo

Com o intuito de beneficiar moradores dos conjuntos habitacionais e do seu entorno, a Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC) teve um projeto aprovado através do Programa URB-AL lll - Políticas Locais de Prevenção da Violência, que é financiado pela União Européia e promovido pelo Governo de Pernambuco (Secretaria de Defesa Social).

Denominado Ações para uma Convivência Segura e Feliz, o projeto pretende desenvolver nos conjuntos habitacionais - construídos pela Prefeitura do Recife, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC),- ações que possibilitem conscientizar a população sobre a importância do respeito e da garantia dos direitos humanos, da cultura de paz, do conhecimento acerca do controle urbanístico e ambiental, visando estabelecer uma convivência segura e feliz. A necessidade de promover a ação se deu por conta do grande crescimento dos habitacionais na cidade.

Com a ação, a SDHSC pretende vencer as dificuldades ainda existentes como o preconceito e violência, promovendo as condições para uma moradia digna, ensinado aos habitantes, por exemplo, como evitar a deteriorização estrutural dos conjuntos, e como estabelecer um convívio estreito entre os vizinhos. Tudo isso sem esquecer a integração entre os novos e antigos moradores da comunidade.

Os contemplados pelo projeto, preferencialmente, estão localizados em áreas denominadas pelo Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) como Territórios de Paz, o conjunto habitacional “Abençoada por Deus”, no bairro da Iputinga, e os dois conjuntos, ainda em construção, na Ilha Joana Bezerra. Poderão surgir outras áreas beneficiadas, onde exista também a carência de ações de conscientização.

O Projeto URB-AL – é um programa horizontal de cooperação descentralizada da Comissão Européia de intercâmbio entre cidades da União Européia e da América Latina e tem como objetivo o desenvolvimento de parcerias diretas e duradouras entre os diferentes agentes locais, por meio de encontros, intercâmbios e transferência de conhecimento e experiências. O intuito é estabelecer intercâmbio permanente entre as cidades das duas regiões em torno de temas de interesse mútuo.

Políticas Locais de Prevenção da Violência se propõe a contribuir para a promoção e consolidação dos processos e políticas de prevenção da violência em áreas urbanas, visando fortalecer a coesão social. O projeto faz parte do Programa URB-AL III de Cooperação Regional da União Européia.

Matérias Relacionadas
- PCR realiza Seminário Internacional Jovens e Empregabilidade
- Secretária de Direitos Humanos recebe delegação italiana
- PCR recebe representantes da Prefeitura de Bolonha
- Recife ganha o 10º telecentro
- Secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã recebe Certificado de Excelência
- SDHSC comemora Dia da Visibilidade Trans
- Comud realiza 44ª Plenária
- Seminário aborda a diversidade das religiões no Mamam
- SDHSC realiza seminário sobre respeito à diversidade religiosa
- PCR leva idosos ao Janeiro de Grandes Espetáculos
- SDHSC apoia evento da Central Única das Favelas
- Exposição A Ditadura No Brasil chega ao Metrorec
- Exposição “A Ditadura No Brasil” chega ao Metrorec
- Prefeitura leva idosos ao Janeiro de Grandes Espetáculos
- Prefeitura capacita profissionais da Rede de Atendimento à Mulher
- SDHSC dá continuidade às oficinas do Projeto Laços
- Projeto Faça Parte encerra atividades de 2010
- III Ciclo de palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo é encerrado
- SDHSC encerra III Ciclo de Palestras do Fórum Recife do Envelhecimento Ativo
- Debate aborda a luta das mulheres pelos seus direitos


Enviar    Imprimir