Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

LIMPEZA / CONTROLE URBANO / ASSISTÊNCIA SOCIAL


Preparativos iniciais - Antes mesmo de o maior clube de máscaras do mundo desfilar, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) já prepara o roteiro da folia para assegurar mais conforto ao público. As primeiras ações foram a realização de limpeza das galerias na Avenida Dantas Barreto e vias próximas, assim como, a pintura de meio-fio e serviços de tapa-buracos.

Proteção - Por conta das mudanças no roteiro do Galo da Madrugada, neste ano, a PCR instalará tapumes para proteger as fachadas de prédios e a área comercial do camelódromo, na Avenida Dantas. A ação nesta área começa a partir da segunda-feira (28), nos pontos do camelódromo, em que o trabalho dos permissionários seja menos afetado. Na véspera do desfile do Galo, a proteção será implantada no restante dos módulos e nos estabelecimentos comerciais da Avenida Guararapes e da Rua Matias Albuquerque.

Limpeza - Também na sexta-feira (04), a Emlurb começará a reforçar os serviços de limpeza como varrição e coleta. Na madrugada do sábado de Zé Pereira, um mutirão com mais de 100 garis fará a limpeza com direito a lavagem das principais vias envolvidas na folia, como a Avenida Dantas Barreto. Apesar de a multidão tomar as ruas do Centro durante a maratona da folia, a Emlurb ainda deixará equipes de garis em pontos estratégicos, como na dispersão, para realizar varrições quando for possível. No final da tarde do sábado, quando a festa terminar, será a vez do bloco da limpeza tomar o roteiro do Galo com mais de 300 garis realizando varrição, coleta e outra lavagem dos corredores da folia.

Coleta Seletiva - Durante a passagem do Galo, a Prefeitura do Recife desenvolverá duas ações para incentivar a redução do descarte de lixo e a reciclagem. Uma delas contará com o apoio da Secretaria de Saúde e Polícia Militar em 14 pontos de bloqueio, onde os foliões irão trocar vasilhames de vidro por garrafas de plástico. O material recebido será doado aos catadores que atuam nos Núcleos de Triagem apoiados pela Prefeitura do Recife. Além disso, a PCR irá monitorar o trabalho dos catadores de recicláveis. Uma equipe da Emlurb orientará os recicladores a fim de facilitar o trabalho deles e evitar transtornos. Ainda será implantado um ponto de comercialização dos produtos recicláveis, em parceria com uma indústria recicladora, próximo à Igreja do Livramento. O objetivo é combater uma prática abusiva de algumas empresas que costumam comprar o material coletado por um preço abaixo do mercado. Desta forma, os catadores receberão a quantia justa pelo trabalho executado.

Dircon - Durante o desfile do Galo da Madrugada, a Diretoria de Controle Urbano do Recife (Dircon) vai atuar com, aproximadamente, 500 agentes na fiscalização, controle e ordenamento do comércio informal, além da fiscalização da publicidade oficial. Todo o material apreendido durante o desfile será levado para o depósito do órgão, localizado no bairro do Cordeiro, de onde poderá ser retirado pelos proprietários, oito dias após o encerramento do Carnaval. Em caso de reincidência, este prazo passa para 15 dias.

Assistência Social - Durante o desfile do Galo da Madrugada, a Secretaria de Assistência Social e o Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc) montarão um posto fixo de atendimento a crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil e mendicância. O posto será instalado no Polo Livramento, no horário das 6h às 18h.

Emprel - A Empresa Municipal de Informática acompanhará as atividades da Prefeitura neste Carnaval, através de sua equipe técnica na parte de Sistemas, Infra-estrutura e Telecomunicações, no camarote do prefeito João da Costa. A Emprel disponibilizará serviços de telefonia e links para os repórteres locais, nacionais e internacionais.

Matérias Relacionadas
- Adereços e fantasias carnavalescas são oferecidos na Feirinha da Economia Popular e Solidária
- Desenvolvimento Econômico
- Carnaval nas escolas mobiliza alunos da rede municipal
- Estudantes da RPA6 recebem fardamento, livros e material escolar
- Luxo e Originalidade: duas tradições pelo amor ao Carnaval
- Rei e Rainha do Carnaval do Recife são eleitos no Municipal
- Fantasiados fazem a festa de carnaval no 47º Baile Municipal do Recife
- 47º Baile Municipal do Recife celebra a multiculturalidade
- João da Costa recebe ilustres convidados no Baile Municipal
- Prefeito recebe homenagem da troça A Turma da Jaqueira Segurando o Talo
- João da Costa participa do desfile do bloco Academia da Cidade
- Prefeito João da Costa inaugura Central do Carnaval
- Bloco Casou Por quê? terá presença de João da Costa
- João da Costa entrega kits do programa “Aluno nos Trinques”
- Prefeito abre inscrições para VIII Corrida das Pontes
- João da Costa é homenageado pela Turma da Jaqueira
- Prefeito João da Costa recebe Marcelo Ventura
- Prefeito João da Costa prestigia a 47ª edição do Baile Municipal
- Recife terá serviço de limpeza reforçado com 100 novos veículos
- Ação da Defesa Civil do Recife servirá de exemplo para todo Brasil


Enviar    Imprimir