Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA INAUGURA PRIMEIRA ETAPA DE HABITACIONAL NO BAIRRO DA TORRE
20:09 Sexta-feira, 8 de Abril de 2011

A obra integra o projeto de urbanização da comunidade Mangueira da Torre, que recebe investimento de R$ 5,2 milhões

O prefeito do Recife, João da Costa, inaugura, neste sábado (09), às 9h30, a 1ª etapa do Conjunto Habitacional Mangueira da Torre, no bairro da Torre, na zona oeste. Na ocasião, serão entregues 35 das 69 unidades previstas para o novo habitacional, localizado na Rua Antônio Cordeiro, esquina com a Rua Demóstenes de Olinda, nas proximidades da Avenida Beira Rio. A solenidade será acompanhada por secretários, presidentes de empresas e órgãos municipais, além de lideranças comunitárias e convidados.

Escolhida pela população por intermédio do Orçamento Participativo e realizada pela Autarquia de Saneamento do Recife (Sanear), a obra integra o projeto de urbanização da comunidade Mangueira da Torre, onde estão sendo investidos R$ 5.214.684,18 em ações de saneamento integrado, beneficiando 1.256 moradores. Neste sábedo, serão entregues 35 das 69 unidades previstas para o novo habitacional.

As unidades serão ocupadas por famílias retiradas de áreas insalubres da própria comunidade, sendo 32 apartamentos (quatro blocos com oito unidades), além de três casas térreas. Tanto os apartamentos quanto as casas possuem 40 metros quadrados de área construída distribuídos entre dois quartos, sala, cozinha, banheiro, terraço e área de serviço.

Além de um conjunto habitacional com 69 unidades, o projeto de urbanização em andamento na Mangueira da Torre compreende ainda a implantação do sistema de esgotamento sanitário, abastecimento d’água, pavimentação e drenagem de cinco ruas, quatro travessas e 16 acessos.

Naquela comunidade, as ações estão sendo realizadas dentro dos padrões de saneamento integrado, o que envolve participação popular, controle social e práticas sustentáveis, através de um trabalho de educação sanitária e ambiental. As cinco ruas beneficiadas são a Demóstenes de Olinda, Águas Belas, Augusto Severo, Antônio Rabelo e Antônio Cordeiro de Andrade, além das travessas Antônio Rabelo, 1ª e 2ª travessas Antônio Rabelo e Travessa Augusto Severo.

Desde o início da intervenção, em 2009, foi instalada no canteiro de obras, uma sala para atendimento à população local. Durante a semana, profissionais da Prefeitura do Recife realizam visitas domiciliares, promovem diagnóstico sócio-econômico e articulações intersetoriais. A mobilização social e o fortalecimento dos canais de participação popular também incluíram a formação de comissões de acompanhamento da obra, com apoio da associação dos moradores. Na sala de atendimento social, os técnicos da Autarquia Sanear também promovem palestras, oficinas de educação sanitária e ambiental e encaminhamentos para a rede sócio-assistencial do município.

Obras – Desde seu retorno ao comando da Prefeitura, João da Costa já assinou a ordem de serviço para a construção de 16 Academias da Cidade, lançou a Operação Inverno, inaugurou os equipamentos culturais do Parque Dona Lindu, e as obras de saneamento integrado realizadas em 18 ruas de Santo Amaro. Também assinou as ordens de serviço para a construção do Conjunto Habitacional Vila Independência, e para as obras de implantação do Parque de Apipucos, a recuperação total do Parque do Caiara e a expansão e requalificação do Parque de Santana, que fazem parte do projeto Capibaribe Melhor.

O gestor municipal também entregou a USF Dr Luiz Wilson, a Lagoa do Araçá requalificada, três ônibus para prestação de serviço móvel de atendimento ao público e 10 vias, que aprovadas nas plenárias OP, receberam serviços de pavimentação, drenagem e contenção de encosta. Além disso, vistoriou a reforma das quadras externas do Geraldão e a implantação do Projeto Reluz em vias do bairro da Imbiribeira. O Orçamento Participativo da Prefeitura do Recife ainda ganhou o prêmio internacional Reinhard Mohn 2011.

Matérias Relacionadas
- Ação educativa da Codecir orienta estudantes de escolas municipais em área de morro
- Prefeito anuncia nova tabela de preços da Emlurb
- Prefeito assina Ordem de Serviço dos Parques de Apipucos, do Caiara e Santana
- João da Costa entrega barracas para artesãs em Plenária das Mulheres
- Recife comemora Dia de Promoção da Qualidade de Vida
- Terceira parcela do IPTU do recife pode ser paga até segunda
- Prefeito João da Costa participa de almoço no SINDUSCON-PE
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- João da Costa inaugura obras de saneamento em Santo Amaro
- Prefeito participa de Plenária das Mulheres
- Educadores do ensino profissionalizante passam por capacitação em direitos humanos
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço dos três parques do Capibaribe Melhor
- Prefeitura do Recife patrocina Copa Dom Bosco de Handebol e Futsal
- Prefeito João da Costa entrega obras de saneamento integrado em 18 ruas de Santo Amaro
- Varredura nos morros chega ao Alto do Maracanã
- Plenária das mulheres acontece nesta sexta
- Prefeitura do Recife institui novos Imóveis de Proteção de Área Verde
- Prefeito reúne-se com ministro da Saúde em Brasília
- Prefeitura do Recife abre inscrições para mais de 3 mil vagas em cursos profissionalizantes


Enviar    Imprimir