Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

RECIFE DÁ INÍCIO À 10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
00:00 Terça-feira, 5 de Julho de 2011

Prefeito ressaltou a importância da construção do processo democrático no qual a PCR vem construindo para melhorar ainda mais as condições de vida da população

Por Tádzio Estevam

O prefeito do Recife, João da Costa, participou da solenidade de abertura da 10ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida na tarde desta terça-feira (05), no Teatro Guararapes, Centro de Convenções. Com o tema “Recife consolidando o SUS através da participação popular”, o prefeito João da Costa ressaltou a construção do processo democrático no qual a PCR vem construindo para melhorar ainda mais as condições de vida da população recifense.

“Estamos completando 11 anos de um projeto popular, comprometido com a saúde pública no Recife. Sabemos que temos muitos desafios e problemas, mas não podemos perder a noção  do que já fizemos”, disse. João da Costa ainda comentou da participação popular. “Esta conferência é feita com a participação das pessoas para rediscutirmos o modelo, porque temos como prioridade de nossa gestão a melhora do nosso sistema público de saúde. Queremos ampliar o sistema na medida em que possamos fazer isso com qualidade”, concluiu.

Na ocasião, também compuseram a mesa de abertura o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, de Pernambuco, Antônio Figueira, o representante do Ministério da Saúde, Mozart Sales, além dos representantes do Conselho Municipal e Estadual de Saúde, Diego Pessoa e René Guedes, respectivamente.

O evento acontece até a próxima quinta (7) e consiste numa organização do Conselho Municipal de Saúde (CMS-Recife) em parceria com a Secretaria de Saúde do Município. Os objetivos principais do encontro serão avaliar e debater as políticas do Plano Municipal de Saúde do Recife (PMS) 2010-2013, em vigor desde o ano passado, e elencar os delegados que serão eleitos para participarem da etapa estadual.

Para o secretário Gustavo Couto, a realização da décima edição da Conferência, além de servir para discutir o PMS e escolher o colegiado para a etapa estadual, também serve para promover uma reflexão sobre os ganhos que a Saúde do Recife obteve durante os últimos anos. “Continuamos desenvolvendo o processo de ampliação da rede. Passamos de 27 para 251 equipes de Saúde da Família. Reduzimos índices importantíssimos como o da filariose (98%), o da mortalidade infantil (13%), tudo isso como o objetivo de crescer com qualidade. Introduzimos na Cidade serviços importantes como o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Cuidando em Casa/Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), e estamos dobrando o número de polos do programa Academia da Cidade de 21 para 42, além de muitas outras ações”, disse.

O coordenador do Conselho Municipal de Saúde, Diego Pessoa, ressaltou a importância da discussão para o melhoramento dos serviços de saúde no Município. “O Recife é uma cidade que já está acostumada a discutir políticas. E esse é o objetivo desta conferência, discutir a Saúde”, comentou.

Com relação à programação, nesta quarta-feira (06), as atividades começarão logo cedo, com a mesa que irá discutir os temas: Financiamento, Emenda Constitucional 29, LRF, Novos Recursos. Esses temas focarão os repasses orçamentários do Ministério da Saúde para os municípios. Na quinta-feira (07), último dia do evento, acontecerá a aprovação da plenária final e as moções e a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual de Saúde.

Conferências - Antes da etapa municipal iniciada hoje, o Município realizou etapas microrregionais e distritais. Nelas, ao todo 24 encontros, participaram 1.757 pessoas entre usuários da rede e trabalhadores. Desse total, foram escolhidas 489 pessoas para comporem o Colégio Eleitoral da Conferência. Elas foram distribuídas na seguinte ordem: trabalhadores (100), usuários (216), gestores (125) e conselheiros municipais de saúde (48).

Durante os três dias de conferência, dez grupos irão discutir e avaliar as diretrizes que foram definidas na elaboração do último Plano Municipal de Saúde, que terá vigência até 2013. Serão discutidos tópicos como Expansão da Estratégia de Saúde da Família; Readequação das Unidades de Atenção Básica; Ampliação do Programa Academia da Cidade; Consolidação das ações de controle em DST/AIDS; e Melhoria dos sistemas de informação e comunicação do setor.

Galeria de fotos

Matérias Relacionadas
- Estudantes da Rede Municipal de Ensino participam de colônia de férias
- Prefeito João da Costa assina ordem de serviço para obras de contenção no Ibura
- Defesa Civil do Recife realizou 10 vistorias nesta terça
- Secretaria Especial da Mulher participa de audiência pública na Câmara dos Vereadores
- Prefeitura promove ações para combater alagamentos nesta terça
- Prefeitura faz manutenção de placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- João da Costa fala sobre mobilidade em fórum do Diarios Associados
- Ações do Reluz melhoram iluminação de 30 vias nesta semana
- Escola de Gestão Pública finaliza curso de formação para ensino de adultos
- Encontro sobre acessibilidade reúne gestores da Cultura
- Mulheres se reúnem para discutir 5ª Conferência
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência das servidoras
- Prefeito João da Costa participa da 10ª Conferência Municipal de Saúde
- João da Costa palestra sobre trânsito e mobilidade em evento dos Diários Associados
- Delegadas do OP se reúnem com a Secretaria da Mulher, Iasc e Codecir
- Audiência discute a legalização do Trabalho Doméstico e as Mulheres Negras
- Prefeitura do Recife promove desobstrução de galerias
- Avenida Beberibe recebe serviços de tapa-buracos com nova tecnologia
- Codecir realiza capinação e coloca lonas no Ibura
- Secretário participa do III Fórum das Cidades-sede da Copa


Enviar    Imprimir