Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA RECEBE MINISTRA CHEFE DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
00:00 Quinta-feira, 21 de Julho de 2011

O objetivo do encontro com Iriny Lopes foi debater e ampliar o apoio federal a projetos da gestão municipal voltados ao gênero

Por Mauro Rossiter

O prefeito João da Costa recebeu a ministra chefe da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Iriny Lopes, na tarde desta quinta-feira (21), em seu gabinete, situado no 9ª andar do prédio-sede da Prefeitura do Recife. O encontro teve o objetivo de debater e ampliar o apoio federal a projetos da gestão municipal voltados para o gênero. Também participou da reunião a secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira.

Um dos assuntos abordados, durante o encontro, foi o projeto para a realização de cursos de capacitação profissional destinados às mulheres que se encontram nos abrigos municipais. A intenção é que, ao deixarem os locais de abrigamento, elas tenham autonomia econômica. O projeto já foi enviado ao Governo Federal, aprovado e está em fase final de liberação de recursos. Também foram debatidos temas como uma maior participação das mulheres nos espaços públicos e em locais de discussão das políticas públicas, e o enfrentamento à violência contra a mulher.

Queremos investir em formação e capacitação profissional dessas mulheres para que não precisem realizar um trabalho precário, e possam ter um aumento de oportunidades, principalmente para aquelas que trabalham em bairros mais pobres. Vemos que o potencial empreendedor delas pode ser melhor utilizado, aproveitando o momento de crescimento econômico que a cidade está vivendo”, afirmou João da Costa.

A ministra Iriny Lopes garantiu que a parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal para as questões de gênero vai continuar. “A conversa com o prefeito foi bastante proveitosa, principalmente sobre a possibilidade de firmar novas parcerias para desenvolver programas voltados ao empreendedorismo das mulheres, e ainda ampliar as parcerias já existentes. Vamos, a partir de agora, analisar os projetos que nos enviarem, e o Recife vai contar com o nosso apoio”, ressaltou.

Parcerias firmadas - Atualmente, a gestão municipal tem dois projetos que são apoiados pelo Governo Federal, via Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres. O primeiro deles é o curso de confecção de bijuterias destinado às usuárias do Centro de Referência Clarice Lispector e da Casa Abrigo Sempre Viva do Recife que sofreram violência doméstica e são atendidas nessas unidades de acolhimento.

Outro projeto, já aprovado pela ministra Iriny Lopes, será implantado no segundo semestre deste ano, e se refere ao curso de formação política para as conselheiras municipais da mulher que serão eleitas na 5ª Conferência Municipal da Mulher, no próximo mês. O projeto irá também fortalecer os serviços do Disque Orientação do Centro de Referência Clarice Lispector 0800.281.0107.

Matérias Relacionadas
- João da Costa prestigia V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Defesa Civil realiza ações informativas no bairro de Passarinho
- Codecir vistoria imóveis em áreas de risco no Alto José Bonifácio e na Macaxeira
- Creche Municipal Vila Imperial é inaugurada pelo prefeito João da Costa
- Prefeitura inicia recapeamento da Avenida Rosa e Silva
- Prefeitura do Recife realiza varredura em Vila Esperança
- Caminhão a jato de sucção beneficia bairros do Recife
- Orçamento Participativo do Recife leva plenária ao bairro da Iputinga
- João da Costa participa de Plenária do OP no Zumbi
- Prefeitura realiza Pré-conferência da Mulher no Ibura
- Secretária da Mulher participa do lançamento do primeiro Anuário das Mulheres Brasileiras
- Prefeito João da Costa recebe ministra da mulher
- Prefeito João da Costa inaugura creche no bairro do Arruda
- Prefeitura do Recife intensifica ações de varredura em áreas afetadas pelas chuvas
- Defesa Civil atende comunidades da Zona Norte do Recife
- Operação Tapa-buracos é realizada na Caxangá
- Defesa Civil do Recife realizou 84 vistorias nesta quarta-feira (20)
- João da Costa abre Conferência de Assistência Social
- Prefeitura do Recife participa do V Encontro Pernambucano de Mulheres de Terreiro
- Artesãs selecionadas pela Prefeitura do Recife avaliam participação na Feneart 2011


Enviar    Imprimir