Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

MUTIRÃO DO PROJETO OLHAR RECIFE BENEFICIA ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
13:07 Terça-feira, 9 de Agosto de 2011

220 alunos da Rede Municipal de Ensino foram atendidos pela iniciativa, que identifica problemas de visão, encaminha para tratamento e distribui óculos gratuitamente

Por Kellen Lima

Desempenho escolar e saúde oftalmológica caminham juntos. Por isso, a Prefeitura do Recife, por meio da secretarias municipais de Educação, Esporte e Lazer e Saúde, em parceria com a Fundação Altino Ventura – FAV, deu continuidade, na manhã desta terça-feira (09), ao Projeto Olhar Recife II. Com o 3º mutirão oftalmológico do Programa, até as 17h, a unidade educacional “Engenho do Meio”, situada no bairro de mesmo nome, torna-se uma Escola-polo e recebe, além dos seus próprios alunos, 220 estudantes das escolas da Rede Municipal Jader Figueiredo de Andrade Silva, Zumbi dos Palmares, Arraial Novo do Bom Jesus, todos contemplados com a iniciativa.

Em sua segunda fase, a ação identifica nos alunos possíveis problemas visuais que possam prejudicá-los em suas rotinas, oferecendo tratamento acompanhamento adequado. “É surpreendente o número de crianças que têm problemas de visão e as famílias não percebem, ou não têm condições financeiras de comprar os óculos. A partir do programa, não só podemos identificar os problemas, como melhorar a qualidade de vida dessas crianças, dentro e fora da sala de aula”, disse Ladyclaire Pavão, professora da Rede, auxiliar da coordenação do Programa.

Segundo a médica oftalmologista da FAV, Andréa Bezerra, entre os problemas mais comuns encontrados estão o estrabismo e as ametropias, que causam a perda da nitidez da imagem. “A partir da triagem e dos exames realizados, podemos identificar as crianças que precisam de acompanhamento e fazer o tratamento adequado”, destacou.

Um novo olhar - “Eu não teria condições de levar minha filha ao médico, nem de comprar os óculos que ela precisa”, disse a dona de casa Marcilene Melo de Souza, mãe da pequena Marcela de Souza Melo, que apenas aos 5 anos de idade apresenta 14 graus de miopia. “Por isso acho que esse programa é muito bom, muito importante mesmo”, enfatiza. Já para a pequena, a vida passa a ter dimensões diferentes. “Quando estou sem os óculos tudo fica ruim, mas com eles eu vejo bem a minha tia da escola, desenho e pinto bem bonito”, falou Marcela.

Após as consultas, os alunos que necessitam de óculos, os recebem, gratuitamente, por meio da Secretaria de Saúde do Recife. Depois de escolherem a armação, os óculos ficam prontos no prazo de uma semana.

Projeto Olhar Recife - teve início no ano de 2010, contando com a realização de testes de acuidade visual, pela equipe técnica da Diretoria de Ações Educacionais Complementares DAEC e Gerência de Serviços e Ações Complementares – GSAC da Secretaria de Educação. Até o momento, 26.194 estudantes nas Unidades Educacionais da Rede Municipal passaram por exames preliminares. 2.654 consultas oftalmológicas foram realizadas pela equipe da Fundação Altino Ventura. Além disso, a Prefeitura encaminhou 276 estudantes para tratamento específico naquela instituição. Por fim, a Secretaria de Saúde do Recife já entregou, aos educandos, 694 óculos, prescritos pelos oftalmologistas.

Atualmente, o cronograma de atendimento do Projeto Olhar Recife contempla uma Escola-polo a cada mutirão, que acontece todas as terças-feiras, no horário de 08h às 17h.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”
- Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”
- Matrículas para cursos profissionalizantes podem ser feitas até esta terça (19)
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Secretaria de Educação do Recife socializa experiência educacional com o município de Sobral-CE
- Prefeitura do Recife apresenta a “Conexão Cultural 2011”
- Secretaria de Educação de Sobral-CE conhece práticas pedagógicas adotadas pela Prefeitura do Recife
- Ivone Caetano recebe representantes da Secretaria de Educação de Sobral-CE
- Inscrições para cursos profissionalizantes terminam nesta terça (12)
- Prefeitura do Recife oferece 9000 vagas para cursos profissionalizantes
- Prefeitura patrocina participação de 51 educadores da Rede na 63ª Reunião Anual da SBPC
- Crianças e adolescentes de escolas municipais participam de oficinas de pífano
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Fórum de Gestores aborda violência nas escolas municipais


Enviar    Imprimir