Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

“TELINHA NA ESCOLA” RETOMA SUAS ATIVIDADES COM OFICINA PARA PROFESSORES DA REDE
19:40 Quarta-feira, 10 de Agosto de 2011

As educadoras Lívia Neiva e Leila Dias formarão, durante dois dias, professores, técnicos e multiplicadores da Seel

O Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, situado no bairro da Madalena, recebe, nesta quinta (11) e sexta-feira (12) a primeira atividade do Projeto Telinha na Escola deste semestre. A retomada do “Telinha” contará com uma oficina de formação para professores, técnicos e multiplicadores da Seel em práticas pedagógicas mediadas por tecnologias de mobilidade. Entre os exercícios, a utilização do celular como ferramenta para organização de tarefas e produção midiática, a associação do uso de webquest e mapas colaborativos, desafios artísticos usando SMS, Bloco de Notas, Bluetooth e blog, além de vídeos de bolso. As educadoras Lívia Neiva e Leila Dias ministrarão a oficina, nos horários da manhã e tarde.

As duas educadoras estão viajando por várias cidades brasileiras desde o ano passado, como oficineiras do Projeto 'Circuito Telinha na Escola’, especificamente dedicado à formação de professores. A oficina de amanhã (11) e sexta-feira (12) contará com a participação de educadores das escolas municipais São Cristóvão, no Brejo da Guabiraba; Padre Antônio Henrique, do bairro do Derby; e Arraial Novo Bom Jesus, nos Torrões. Também marcarão presença a equipe técnica da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC) da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seel), e os multiplicadores das Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTECs), que acompanham estas escolas.

O objetivo é familiarizar estes educadores com o universo pedagógico do Telinha na Escola, possibilitando que, espontaneamente, eles possam interagir com as atividades que já estão sendo desenvolvidas com os alunos, por estagiários dos cursos de Cinema e Comunicação Social, na monitoria dos exercícios de produção de vídeo”, explica Antônia Cristina Mendes, coordenadora do Telinha na Escola em Recife.

O projeto Telinha na Escola é realizado em Recife desde 2010, quando começou com uma ação piloto dentro da Escola Municipal Padre Antonio Henrique”, conta Antônia. Com o apoio da DGTEC, parceria com a Casa da Árvore Projetos Sociais e o patrocínio da Vivo, o projeto atende, hoje, a mais duas escolas municipais da capital pernambucana, através da formação e do estímulo à produção cultural e à apropriação pedagógica das tecnologias de informação, comunicação e mobilidade. O Telinha já tem grupos, além do estado de Pernambuco, nos estados de Rondônia e Ceará, onde alunos e educadores aprendem juntos a produzir conteúdo multimídia com uso de telefones celulares.

O Telinha estimula o desenvolvimento artístico e a auto-representação de professores, crianças e adolescentes, bem como a associação destas práticas com o desenvolvimento de conteúdos curriculares. As primeiras experimentações começaram em Porto Velho, Rondônia, em 2009, reunindo um grupo de professores convidados para reaplicar a metodologia de formação para produção de vídeo de bolso, desenvolvida para o projeto Telinha de Cinema. Depois de uma formação inicial, estes educadores organizaram turmas de adolescentes para um curso oferecido no contraturno escolar.

Atualmente o projeto conta com equipes pedagógicas locais nas cidades de Recife, Porto Velho e Fortaleza, constituída por educadores e universitários dos cursos de Cinema e Comunicação Social. Estas equipes são responsáveis pela realização de oficinas bimestrais de produção de micrometragens com o uso de telefones celulares. Com esta atividade os alunos e professores desenvolvem suas habilidades artísticas e tecnológicas através da produção de microdocumentários, animações, coberturas e promoção de eventos escolares, além de outras experimentações em vídeo.

Matérias Relacionadas
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante
- Mutirão do Projeto Olhar Recife beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”
- Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”
- Matrículas para cursos profissionalizantes podem ser feitas até esta terça (19)
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Secretaria de Educação do Recife socializa experiência educacional com o município de Sobral-CE
- Prefeitura do Recife apresenta a “Conexão Cultural 2011”
- Secretaria de Educação de Sobral-CE conhece práticas pedagógicas adotadas pela Prefeitura do Recife
- Ivone Caetano recebe representantes da Secretaria de Educação de Sobral-CE
- Inscrições para cursos profissionalizantes terminam nesta terça (12)
- Prefeitura do Recife oferece 9000 vagas para cursos profissionalizantes


Enviar    Imprimir