Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

GAROTOS DA PAZ LANÇAM CD COM TEMÁTICA DE COMBATE AO BULLYING
00:00 Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011

As cinco músicas foram escritas pelos componentes do grupo, com o apoio dos educadores da unidade e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer

O grupo “Garotos da Paz”, formado por estudantes dos 8° e 9° anos, da Escola Municipal Karla Patrícia, lançaram CD com temática de combate ao Bullying. A ideia surgiu das ações promovidas pela unidade de ensino e que foram lançadas no último dia 08 de junho, envolvendo o corpo docente e discente da escola, por meio de palestras, encontros, conversa com pais, com alunos e professores.
 
O grupo é composto pelos alunos Orlando Lima, Thiago Lima, Mike Luiz, Edson José e Edvalniro. O CD contêm cinco músicas e todas foram escritas pelos componentes do grupo, que tiveram o apoio dos educadores da unidade e da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), por meio da Diretoria de Geral de Tecnologia da Educação e Cidadania (DGTEC). “É muito bom o incentivo e essa oportunidade que a Prefeitura nos dá. Mostramos nossos talentos, assim as pessoas ficam nos conhecendo, e a partir desse CD, podemos fazer com que os alunos tenham consciência do que fazem na escola, e mudarem suas atitudes em relação ao Bullying”, comentaram Orlando e Bruno. As faixas do CD são: Funk contra o Bullying, A paz no mundo vai acontecer, Rap do Bem, Pedido de Paz e Tenho Paz no Coração.
 
A coordenadora pedagógica da escola, Célia Maia, que incentivou junto com os professores essa iniciativa, declara que as letras que os alunos compuseram, além de mostrarem o talento deles, fala de sonhos, da paz e do bem que todos desejamos. “O Bullying é um assunto bastante delicado, e a escola está tratando desse assunto da melhor forma, podendo assim garantir com responsabilidade, um melhor relacionamento entre nossos alunos”, reflete.
 
O momento escolhido para o lançamento do CD não poderia ter sido melhor. A quinta-feira (11) foi marcada pelas comemorações ao “Dia dos Estudantes” pela Rede Municipal de Ensino e contou com passeios pelos parques da Cidade e atividades nas escolas. Na Escola Municipal Karla Patrícia, em Boa Viagem, a comemoração começou às 14h.
 
Outras atrações musicais movimentaram o dia dos alunos e professores, como a performance da educadora Silene Santana e o Cordel do Estudante, produzido pelos alunos da escola. Num de seus versos, os alunos expressam o amor pelo ambiente em que convivem: “Na escola Karla Patrícia/Somos todos estudantes/com um sorriso no rosto/Falamos pro representante/Que aqui na nossa escola/ Só tem gente brilhante”.
 
Uma escola engajada – A Escola Municipal Karla Patrícia promoveu, no dia 08 de junho, um encontro de combate ao Bullying com o tema “O Som do Amor – Bullying não é Brincadeira”. A programação contou com palestra, música, teatro e produção artística envolvendo os estudantes, pais, professores e funcionários da unidade.
 
As atividades envolveram um grande abraço simbólico à escola, e apresentações musicais sobre a temática da paz, sensibilizando os alunos a respeito da solidariedade e amor ao próximo. Canções como A Paz pela Paz e Amor Imenso, de Nando Cordel; Amigos para Sempre, de Carlos Cezar; e A Paz, de Giberto Gil e João Donato, foram entoadas por um coro formado pelos estudantes de cinco a 12 anos.
 
A reflexão sobre as letras das músicas serviu de mote para a produção que os alunos desenvolveram em sala de aula. Eles escreveram redações, confeccionaram cartões e criaram desenhos, que ficaram expostos no pátio da escola como uma grande produção artística dos alunos. A professora Enivalda Rezende ministrou a palestra “Cultura de Paz”.
 
Houve ainda atividades direcionadas aos estudantes com idade de 12 a 16 anos e, para eles, o repertório privilegiou músicas do universo adolescente, como Amor I Love You, de João Higino. A iniciativa incentivou no corpo discente o interesse e o engajamento na luta pela paz. A coordenadora pedagógica da escola, Célia Maia, contou que a atividade faz parte do plano de ação da escola. “Procuramos fazer, junto com a Diretoria Geral de Ensino e Formação Docente (Dire) da Seel, e os professores, uma programação bem lúdica, onde os alunos possam interagir entre si e refletir sobre questões que envolvem as relações humanas. Pudemos observar que eles ficaram sensibilizados com os temas abordados analisando as produções”, comemorou a educadora.
 Confira as letras das músicas.

 

Matérias Relacionadas
- Bolsa Escola comemora o Dia do Estudante com crianças beneficiárias
- Professores da Rede Municipal participam de oficina de produção de vídeo de bolso
- Prefeitura assina convênio com a Unicap para disponibilização de cursos de especialização
- PCR promove ida ao teatro para beneficiários do Bolsa Escola Municipal
- Prefeitura do Recife comemora o Dia do Estudante
- Mutirão do Projeto Olhar Recife beneficia alunos da Rede Municipal de Ensino
- Prefeitura realiza mais um mutirão oftalmológico do “Olhar Recife”
- Representantes do Banco Mundial conhecem experiências do Qualiescola
- Prefeitura convoca professores selecionados para entrega de documentos
- Pré-conferências preparam participantes da Comude
- Seminário promovido pela Secretaria de Educação do Recife discute Assédio Moral e suas repercussões
- Prefeitura do Recife prepara a cidade para a “Volta às aulas”
- Prefeitura promove seminário sobre assédio moral no trabalho
- Biblioteca de Afogados realiza mais um “Pegue & Leve”
- Matrículas para cursos profissionalizantes podem ser feitas até esta terça (19)
- Prefeitura do Recife faz seleção para professores
- Secretaria de Educação do Recife socializa experiência educacional com o município de Sobral-CE
- Prefeitura do Recife apresenta a “Conexão Cultural 2011”
- Secretaria de Educação de Sobral-CE conhece práticas pedagógicas adotadas pela Prefeitura do Recife
- Ivone Caetano recebe representantes da Secretaria de Educação de Sobral-CE


Enviar    Imprimir