Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Cultura

ORQUESTRA SINFÔNICA DO RECIFE REALIZA CONCERTO NO TEATRO DE SANTA ISABEL E NO LUIZ MENDONÇA
00:00 Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011

A OSR fará uma homenagem aos compositores Liszt e Mendelssohn

A Orquestra Sinfônica do Recife (OSR) realizará a edição de agosto da Série de Concertos Noturnos integrando o Festival Liszt Mendelssohn. O espetáculo acontece nesta terça-feira (16), no Teatro de Santa Isabel, e na quarta (17), no Teatro Luiz Mendonça (Parque Dona Lindu), ambos às 20h, com regência do maestro Osman Giuseppe Gioia. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início do concerto.

Abrindo o programa, a orquestra apresenta o Poema Sinfônico nº 3 - Les Preludes de Liszt. Em seguida, o Concerto para piano e orquestra nº 1, Opus 25 em sol menor de Mendelssohn, com solos de Jussiara Albuquerque. Para finalizar, a OSR toca a primeira audição no Recife da obra de Ernest Bloch, Schelomo - Rapsódia Hebraica para violoncelo e orquestra, que terá como solista Leonardo Guedes.

Ernest Bloch (1880 – 1959) - Compositor norte americano nascido na Suíça. Estudou com Jaques-Dalcorze em Genebra e Ysaÿ em Bruxelas. Em 1916 emigrou para os Estados Unidos tornando-se diretor do Conservatório de São Francesco. Na década de 30 viveu na Suíça, mas regressou à Califórnia em 1939, permanecendo nos Estados Unidos até o fim de sua vida.

Sua produção de música orquestral, instrumental, vocal e de câmara é predominantemente neoclássica no estilo e frequentemente influenciada por ritmos e melodias judaicos. O melhor exemplo é a Rapsódia Hebraica para cello e orquestra – Schelomo (Salomão) escrita em 1915.

Os Solistas

Leonardo Guedes - Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Pernambucano de Música tendo como professora Maria do Socorro Johnson. Na Universidade Federal de Pernambuco fez curso de extensão sob a orientação do professor Francisco Pino. Frequentou as aulas dos professores: Micha Haran (Israel), Suren Bragatuni (Armênia), Nelson Campos (PB-Brasil), Leonardo Altino, Antônio Meneses, Antonio Del Claro, Daniel Lessa e Kiril Bogatirev.

Participou de cursos de férias em Campos do Jordão e Juiz de Fora e obteve o 1° lugar no Prêmio Paraíba de Música, categoria B, em 1996. Teve participação em orquestra como: Filarmônica Norte/Nordeste, Orquestra Jovem do Conservatório Pernambucano de Música e Filarmônica do Chile e também é atuante em grupos de câmara na sua cidade, musicais de peças de teatro e trilha sonora de filmes. Gravou o CD Imagens do Sertão com composições do Professor Marcelo Sena pela UFPE. Cursa o Bacharelado em violoncelo na UFPE na classe da professora Patrícia Johnson. Atualmente integra a Orquestra Sinfônica do Recife onde é o chefe do naipe dos violoncelos.

Jussiara Albuquerque – Pianista recifense, bacharel laureada pela UFPE foi aluna de Alaíde Rodrigues e Elyanna Caldas. Participou de master class Jacques Klein, J. A. Kaplan e Nelson Freire tendo tocado sob a regência de John Nechling, Vicente Fittipaldi, Osman Gioia entre outros. Vencedora de cinco concursos nacionais e nordestinos de piano, com prêmios de melhor intérprete em música brasileira. Em 2010 participou do Festival Chopin/Schumann. Ex-professora e coordenadora dos cursos de graduação em Música da UFPE, ex-diretora presidente do Conservatório Pernambucano de Música, onde leciona atualmente.

Serviço:
Série de Concertos Noturnos da OSR
Quando: dia 16 (Teatro de Santa Isabel) e dia 17 (Teatro Luiz Mendonça)
Entrada Gratuita
Teatro de Santa Isabel – 3355.3322
Teatro Luiz Mendonça – 3355.9821

Matérias Relacionadas
- Sítio Trindade apresenta o espetáculo infantil “Sonho de Circo”
- PCR divulga resultado do Concurso Prêmios Literários 2010
- Casa do Carnaval recebe representantes de agremiações para contarem suas histórias nesta sexta (12)
- Inscrições para o Curtassombração terminam nesta sexta (12)
- Música erudita, dança e teatro são atrações nos palcos do Recife
- Biblioteca de Afogados exibe “Água para Elefantes”
- Teatro Luiz Mendonça recebe festival I Love Jazz
- Viva o Recife Antigo estreia com sucesso no Arsenal
- Duas exposições celebram datas importantes no Murillo La Greca
- Orquestra Sinfônica do Recife se apresenta para estudantes da Rede Municipal
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Popularesco e a Menina do Canto Livre”
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Orquestra Sinfônica do Recife
- Última semana dos filmes “Trabalho Interno” e “RIO” no Cinema Apolo
- Casa do Carnaval comemora 21 anos de história
- Missa e show encerram tributo a Luiz Gonzaga
- Sítio Trindade apresenta a peça infantil “Popularesco e a Menina do Canto Livre”
- Memorial Luiz Gonzaga comemora três anos e homenageia o Rei do Baião
- Biblioteca de Afogados abre edição mensal do Escritor de Plantão
- Secretaria de Cultura prorroga convocatória de ocupação da pauta do Teatro Luiz Mendonça


Enviar    Imprimir