Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco

 

RSS lista de noticias do grupo O que é isso?

Educação, Esporte e Lazer

ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DO RECIFE CONCLUEM 1ª ETAPA DA 7ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
00:00 Quarta-feira, 17 de Agosto de 2011

Trezentos educandos da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus se juntaram aos mais de 16 mil alunos da Rede para fazer o exame

Durante a tarde desta quarta-feira (17), cerca de 300 estudantes da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, situada no bairro dos Torrões, participaram da 1ª fase da “7ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2011 - Somando novos talentos para o Brasil”, maior olimpíada do gênero do mundo. Os 300 educandos se juntaram aos mais de 16 mil alunos das Escolas Municipais da Rede de Ensino que participaram do exame, promovido pelos ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, e realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

A unidade educacional Arraial Novo do Bom Jesus participa da Olimpíada desde a primeira edição, em 2005, colecionando prêmios. O estudante do 9º ano, Rodrigo Ferreira Gomes, 15 anos, compete há três anos, conquistando sempre a menção honrosa. “Gosto muito de fazer a prova; é uma oportunidade de aprender, um desafio. A prova de hoje foi ótima; acredito que vou para a segunda fase”, comenta o estudante. Rodrigo revela que sua disciplina preferida na escola é Matemática e não esconde o desejo de cursar Engenharia Civil.

Onze turmas da unidade educacional fizeram o exame, que possuía 20 questões com conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. A segunda fase acontecerá em 05 de novembro. Nessa etapa, que define os medalhistas de ouro, prata e bronze e as menções honrosas, as provas serão aplicadas em centros de ensino, por fiscais contratados pela coordenação da Olimpíada. A Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus será uma das unidades-polos onde acontecerá a 2ª fase. A premiação está prevista para fevereiro de 2012.

A professora e coordenadora pedagógica da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, Rosângela Melo, é a responsável pela participação dos educandos da unidade na Olimpíada. Ela enfatiza a importância do envolvimento dos alunos na competição: “É preciso incentivar os estudantes a fazerem a prova; o desafio é importante para eles”, comenta.

OBMEP – Em 2011, foram inscritos 18.719.916 alunos em 44.691 escolas. A Olimpíada é muito mais que uma premiação, é uma iniciativa que propicia um ambiente diferente e motivador na escola. Através da OBMEP, os alunos têm contato com questões interessantes e desafiadoras da Matemática e são estimulados a trabalhar em grupo. Também faz parte da competição a empolgação da torcida pelo desempenho da escola, a gostosa expectativa pela divulgação dos resultados e a animação com as festas de premiação.

Matérias Relacionadas
- Idosos se preparam para 4ª edição dos Jogos Municipais
- 8ª Comude segue com debate dos eixos temáticos
- Invenção de Poesia leva recital à Biblioteca de Casa Amarela
- Campeãs de 2010 estreiam neste domingo no Futebol Participativo
- Parque Dona Lindu é visitado por estudantes da Rede Municipal
- Prefeitura fará projeto para modernizar o Geraldão
- Estudantes de escola municipal lançam CD com temática de combate ao bullying
- Projeto do novo Geraldão começa a ser planejado
- Clássico de San Martin termina empatado na sexta rodada do Futebol Participativo
- Totó recebeu reunião de preparação para Conferência de Juventude
- Futebol Participativo segue agitando campos de várzea do Recife
- Abertas inscrições para cursos de licenciatura direcionados a professores da Rede Pública
- Estudantes da Rede Municipal assistem ao Concerto Didático
- Espetáculo sobre Paulo Freire é encenado para estudantes da rede municipal
- Futebol Participativo 2011 realiza 5ª rodada de jogos
- Escolas municipais participam de III Copa de Bandas e Fanfarras do Estado
- Festival Esportivo dos Círculos Populares chega ao Ipsep
- Professores da Rede Municipal participam de formação no Instituto Qualidade no Ensino
- Preparação para etapa Recife da Conferência de Juventude segue a todo vapor
- Quinta rodada do Futebol Participativo terá clássico “internacional”


Enviar    Imprimir