Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

JOÃO DA COSTA BENEFICIA 180 JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL
00:00 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

Um investimento de R$ 141.000,00 será destinado ao Projeto Farol

Por Kellen Lima

Jovens do Recife, em situação de vulnerabilidade social, contam, a partir de hoje com mais ações voltadas para a promoção da qualidade de vida e bem-estar. Seguindo esta diretriz, o prefeito João da Costa assinou, no final da manhã desta quarta-feira (24), o convênio que marca o início das atividades do Projeto Farol, uma parceria entre a gestão do município e o governo federal, contando com o apoio da Vara Regional da Infância e da Juventude. O ato aconteceu no gabinete do gestor, 9º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife.

Após saudar os presentes, em especial aqueles inseridos na luta pela causa desta parcela da população, Costa enfatizou que o projeto “permitirá atender aos jovens do Recife na busca por suas identidades, no resgate das suas autoestimas, na reinserção dessas pessoas na sociedade, usando a cultura como um instrumento muito importante, fazendo com que eles sejam atores dentro da nossa sociedade”.

O prefeito destacou o trabalho realizado, no sentido de construção de políticas específicas voltadas para esse público. “A Cidade cresce e se afirma como multicultural, multirracial, com uma gestão preocupada em reafirmar essas características, através da construção de políticas públicas, contando com a participação democrática e construindo essas políticas junto com os movimentos populares”, disse o prefeito.

A iniciativa tem por objetivo assistir a 180 jovens e deve ser executado em um prazo de sete meses. As atividades estão programadas para beneficiar adolescentes que se encontram em Liberdade Assistida, bem como jovens negros e negras que vivem nos bairros do Ibura, Nova Descoberta e Santo Amaro.

Luz - Segundo a secretária de Assistência Social e presidente do Iasc, Niedja Queiroz, “o Farol representa a luz no caminho desses meninos” e destacou que o projeto foi idealizado de forma a trabalhar “a liberdade, o lúdico e a cultura, vindo a acrescentar o que já é realizado pela gestão, por esses meninos, sempre com muito compromisso, respeito e responsabilidade”. Já Amparo Araújo, secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, destacou que, com o projeto “damos oportunidade e apoio para que estes cidadãos possam concretizar seus sonhos”.

Dentre os trabalhos a serem desenvolvidos, pretende-se promover a discussão sobre cidadania e igualdade racial, enquanto os jovens também serão favorecidos com capacitações em dança, percussão e vestuário, sempre permeando o universo do afoxé.

Reconhecimento - “Um cidadão, para ser completo, deve conhecer e valorizar suas raízes e os jovens em Liberdade Assistida são pessoas em formação, em busca de valorização e reconhecimento de sua importância social”, disse Gerailton Silva, representante de Paulo Brandão, juiz da Vara Regional da Infância e da Juventude, ao parabenizar os profissionais da PCR pelo trabalho desenvolvido em pelos jovens em situação de risco.

Para o desenvolvimento das ações necessárias, R$ 141.000,00 serão investidos no projeto, que envolve as secretarias municipais de Assistência Social e de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, por meio da Diretoria de Igualdade Racial; e a Secretaria Especial de Política de Promoção de Igualdade Racial da Presidência da República.

Também estiveram presentes ao ato os secretários municipais Félix Valente (chefe do gabinete do prefeito), Amir Schvartz (Especial da Copa), Maria José De Biase (Desenvolvimento Urbano e Obras) e Eduardo Granja (Especial da Juventude e presidente do Geraldão). Também prestigiaram o evento, Flávio Romérico Gusmão (diretor Comandante da Guarda Municipal), Augusto Miranda (coordenador do OP), Prazeres Barros (assessora executiva da Assistência Social), André Nunes (presidente Reciprev) e Ana Claudia Mota (assessora executiva Desenvolvimento Urbano e Obras), Cezar Barros (coordenador Capibaribe Melhor).

Diversos representantes de entidades marcaram presença, como: Dário Júnior (Afoxé Omo Nele Ogumjá), Mãe Nadja de Angola (Abassá Axé Oya Balé Omim), Cleto Machado (Rede Reação – Ibura), Itanacy Oliveira (Casa da Mulher do NE), Lídio Deopara (Axé Ademin Ilê Yá Oloxum Opará), Carlos Alberto Souza (Afoxé Elegbara) e Marcos Pereira (coordenador da Caminhada de Terreiros de PE).

Matérias Relacionadas
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo
- Prefeitura promove Plenária Temática de Assistência Social
- João da Costa assina Convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Emlurb começa a substituir mais 33 placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- Plenária temática do OP elegerá ações e obras prioritárias de Saúde nesta terça-feira (23)
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Elevadores do prédio da Prefeitura operam com mudança a partir desta segunda (22)
- Escola de Gestão capacita servidores da Dircon
- Anexo - animais
- Aberta 2ª Conferência Municipal de Juventude
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade
- João da Costa ressalta importância da decisão feminina para o Recife na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Prefeitura e Maçonaria firmam parceria para adoção e revitalização da Praça Frei Caneca
- Começam obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa participa neste sábado da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Jovens debatem propostas do Recife para Conferência de Juventude
- Prefeitura e Maçonaria fazem parceria para revitalizar Praça Frei Caneca


Enviar    Imprimir