Atalhos de navegação:

        Diário Oficial Agenda do Prefeito Fale conosco



RSS lista de noticias O que é isso?


A Prefeitura

PREFEITURA DO RECIFE LANÇA O OBSERVATÓRIO DO TRABALHO NUMA PARCERIA COM O DIEESE
16:13 Quarta-feira, 24 de Agosto de 2011

Os resultados apontados pelo serviço permitirão o direcionamento de políticas públicas

Nesta quinta-feira (25), às 10h, o prefeito do Recife, João da Costa, assinará, em seu gabinete, o Contrato de Prestação de Serviço com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos socioeconômicos – Dieese – para a implantação do Observatório do Trabalho. O serviço estará vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico.

O Observatório do Trabalho se constitui em instrumento de fundamental importância para a gestão da política municipal de desenvolvimento econômico. Para a Prefeitura do Recife, o Observatório do Trabalho representa uma ferramenta essencial no acompanhamento e gestão das diretrizes estabelecidas no Programa de Governo, em especial quanto aos projetos e atividades que integram o Eixo de Desenvolvimento Econômico, cuja execução abrange a atuação de secretarias, tais como: Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, dentre outras. Nesse sentido, atende também às áreas de Comunicação, Planejamento e Gestão, quando revela os índices finais da ação de governo.

A ferramenta ajudará a conhecer os resultados da gestão do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, por meio de processo sistemático de acompanhamento e monitoramento dos índices de emprego e desemprego, aplicados no âmbito municipal. Isto significa a avaliação dos impactos sobre a população das ações empreendidas no âmbito da educação, turismo, ciência e tecnologia, assistência social, entre outras áreas, que resultam em oportunidades de trabalho mensurados em segmentos populacionais preestabelecidos (por faixa etária, classe social, gênero, raça, etc). Nesse sentido, contempla o comportamento da oferta e demanda por emprego dos setores econômicos e suas respectivas empresas e empreendimentos, localizados em todas as Regiões Político-Administrativas, de forma georreferenciada.

Os resultados apontados pelo Observatório do Trabalho permitirão o direcionamento de políticas públicas com objetivo de, por um lado, capacitar mão-de-obra em cursos de formação e aperfeiçoamento profissional para atender a demanda efetiva das empresas localizadas no Recife e, por outro, contribuir para criar um ambiente propício à atração de novos empreendimentos, tendo em vista que a qualificação dos recursos humanos é fator determinante na decisão de investir na instalação de plantas produtivas de setores industriais e de serviços. Contribuirá, ainda, como subsídio à promoção do desenvolvimento da economia, fomento à inovação, ciência e tecnologia, através do incentivo aos negócios, adensamento das cadeias produtivas e à geração de emprego e renda no Município.

Por outro lado, reforça o Recife como um polo de serviços modernos, especialmente quando o estado de Pernambuco recebe investimentos em projetos estruturadores cujos impactos socioeconômicos trarão reflexos positivos sobre a população do município. Nesse contexto, faz-se imperativa a criação de instrumentos que possam mensurar esses impactos, ou seja, a implantação do Observatório do Trabalho do Recife – OTR.

Implantação - Para configurar o projeto, a Prefeitura do Recife convocou o Dieese para apresentar um modelo que atenda aos objetivos estabelecidos no Plano de Governo da atual gestão municipal e, consequentemente, aos objetivos e metas estabelecidas no Plano Plurianual do Governo no quadriênio 2010-2013. A escolha do Dieese para a implementação e gestão do projeto justifica-se por se tratar da única instituição detentora da metodologia de implantação de observatórios do trabalho no Brasil, o que lhe confere grande expertise na elaboração de pesquisas e estudos econômicos nesta área. O Dieese mantém uma rede de Observatórios do Trabalho em funcionamento em diversas cidades, o que facilita a troca de experiências e informações. A assinatura do contrato em julho possibilitará resgatar as estatísticas de emprego e desemprego referentes ao ano de 2011.

Secretarias diretamente beneficiadas:

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico
Secretaria de Turismo
Secretaria de Cultura
Secretaria Especial de Gestão e Planejamento
Secretaria de Finanças
Secretaria de Educação, Esportes e Lazer
Secretaria de Assistência Social
Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã
Secretaria Especial de Políticas para a Juventude
Secretaria de Comunicação
Secretaria Especial de Relações com a Imprensa
Secretaria Especial da Mulher

Matérias Relacionadas
- Prefeitura inicia nova troca de placas de concreto na Conde da Boa Vista
- João da Costa beneficia 180 jovens em situação de vulnerabilidade social
- Secretário Sebastião Rufino reúne equipe de Habitação
- Secretaria da Mulher realiza Pré-conferência de Governo
- Prefeitura promove Plenária Temática de Assistência Social
- João da Costa assina Convênio do Projeto Farol/Pronasci
- Emlurb começa a substituir mais 33 placas de concreto na Avenida Mascarenhas de Morais
- Plenária temática do OP elegerá ações e obras prioritárias de Saúde nesta terça-feira (23)
- Prefeito firma parceria para adoção de praça
- João da Costa participa de Plenária do OP Mulher
- Prefeitura troca placas de concreto na Mascarenhas de Morais
- Elevadores do prédio da Prefeitura operam com mudança a partir desta segunda (22)
- Escola de Gestão capacita servidores da Dircon
- Anexo - animais
- Aberta 2ª Conferência Municipal de Juventude
- João da Costa entrega nova Academia da Cidade
- João da Costa ressalta importância da decisão feminina para o Recife na Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife
- Prefeitura e Maçonaria firmam parceria para adoção e revitalização da Praça Frei Caneca
- Começam obras de manutenção na Conde da Boa Vista
- João da Costa participa neste sábado da Plenária Temática de Mulheres do Orçamento Participativo do Recife


Enviar    Imprimir